FONTE: Leia Já, TRIBUNA DA BAHIA.
Não é proibido manter amizade com
quem se trabalha, mas, quando esta pessoa é o chefe, é preciso tomar alguns
cuidados.
É comum
ouvir profissionais dizerem que passam mais tempo no local de trabalho, com
seus colegas, do que em sua própria casa, com os familiares. As longas jornadas
acabam por favorecer o surgimento de vínculos que, muitas vezes, extrapolam o
nível corporativo e passam para o terreno pessoal. Não é proibido manter
amizade com quem se trabalha, mas, quando esta pessoa é o chefe, é preciso
tomar alguns cuidados. Confira algumas dicas.
Façam acordos.
O chefe
e seu subordinado estão em posições bem diferentes dentro da empresa, e esses
lugares precisam ser respeitados. O interessante é que os limites de tratamento
estejam bem claros, como numa espécie de contrato, para não haver constrangimento
para nenhuma das partes. Regras de convivência são necessárias em qualquer
espaço e facilitam o bom andamento dos relacionamentos.
Separem vida pessoal e trabalho.
É
importante saber separar cada momento para não ultrapassar nenhum limite. Em ambiente
profissional, os assuntos das conversas devem ser relativos às rotinas da
empresa, assim como, estando fora deste ambiente, o papo está liberado para
girar em torno de qualquer assunto desde que o trabalho fique de fora. Dessa
maneira, evitam-se constrangimentos e até mesmo, qualquer tipo de confusão ou
mal entendido.
Mantenham o profissionalismo.
Independente
da proximidade e do estreitamento desta amizade, dentro do trabalho é preciso
manter postura profissional. Dirigir-se ao superior com o devido respeito e
formalidade, que sua posição pedem. Este deve ser um movimento de mão dupla. O
chefe também precisa entender o seu lugar, e o de seu funcionário, e tratá-lo
com o mesmo respeito. As brincadeiras dos amigos, quando há intimidade para
tal, devem ficar reservadas para os momentos de lazer, fora da empresa.
Menos é mais.
Amigos
costumam compartilhar detalhes de suas vidas pessoais, assuntos familiares e
bastante particulares. O cuidado para não dividir tais particularidades com os
demais colegas é importante. Conversas pessoais devem ficar para horários após
o expediente. Assim como, é preciso saber conduzir a situação quando algum
problema passa a interferir na vida profissional. Um bom chefe deve
encaminhar o seu funcionário de maneira imparcial.
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