quinta-feira, 11 de maio de 2017

BANHO DE ASSENTO TRATA MESMO INFECÇÃO ÍNTIMA: OPÇÕES COM CAMOMILA, VINAGRE E MAIS...

FONTE: , Ligia Lotério, (www.msn.com).


Já pensou em sentar em uma solução e curar infecções vaginais e até hemorroidas? Esse método existe é chamado de banho de assento caseiro. Quem é mais velha, provavelmente se lembra de usar essa "receita da vovó", que é, de fato, eficaz para equilibrar o pH da região íntima e evitar ou interromper a proliferação de bactérias e fungos que causam doenças. Aliás, por que deixamos de fazê-lo?

Banho de assento: o que é?

Banho de assento é um tratamento usado para aliviar anormalidades na região íntima. De acordo com o ginecologista Élvio Floresti, consiste na lavagem externa da vagina em água morna com alguma substância antisséptica ou refrescante dissolvida.

Para que serve banho de assento?


O especialista explica que as receitas caseiras são boas para infecções vulvares e corrimentos vaginais, como nos casos de candidíase, vulvite e vaginite, além de hemorroidas, assaduras e infecções urinárias.

De acordo com o médico, o método não é mais eficaz que os tratamentos convencionais, como cremes vaginais e medicamentos orais, que aceleram a cura e reduzem a taxa de recidivas. Assim, os banhos de assento podem ser usados como complementos aos métodos tradicionais indicados pelo ginecologista.

Antes de fazê-lo é preciso saber qual substância diluir na água para cada doença íntima. Por exemplo, o banho de assento para candidíase deve ser à base de substâncias de pH alcalino, já que o fungo causador da infecção gosta de acidez e não consegue sobreviver aos ambientes de fundo básico.

O oposto deve ser feito em caso de vaginose bacteriana, pois esse acometimento prefere ambientes alcalinos, sendo recomendado um banho de assento ácido.

Tipos de banho de assento:

Banho de assento com barbatimão.

De acordo com o ginecologista Élvio Floresti, o banho de assento com barbatimão ajuda a reduzir os sintomas de candidíase e verrugas vulvares provocadas pelo HPV. Nesse caso, é indicado fazer um chá com as cascas e/ou folhas do barbatimão. Você pode usar, aproximadamente, duas colheres de sopa para cada litro e fazer a lavagem local ou usar uma bacia, bidê ou banheira. 

Com bicarbonato.


Um dos muitos usos do bicarbonato de sódio é no banho de assento. Por ter pH alcalino, ele reduz a acidez da vagina e a deixa imprópria para o fungo Candida Albicans, causador da candidíase. Uma colher de sopa para um litro de água filtrada é uma boa medida. 

Banho de assento com camomila.

A camomila é um calmante natural que, quando usado em banho de assento, alivia assaduras, ajuda no tratamento de candidíases e em casos de proliferação exagerada de micro-organismos que fazem parte da flora vaginal, levando à vaginose.

Banho de assento com flogo rosa. 

Flogo rosa é uma solução ginecológica em pó composta pelo anti-inflamatório cloridrato de benzidamina. Segundo o médico, pode ser usado para tratar quase todos os tipos de vulvovaginites.

Já a bula do medicamento indica também usos para cervicites, que são inflamações no colo do útero, além de pré e pós-operatório, higiene íntima pós-parto e como auxiliar no tratamento de candidíase e da doença sexualmente transmissível tricomoníase.

Como se trata de um medicamento, o ideal é buscar recomendação médica antes de usar. 

Com vinagre.


A acidez do vinagre, principalmente o de maçã, pode aliviar corrimentos diversos e também reduzir a intensidade e a frequência das crises de infecção urinária recorrente.

Banho de assento para hemorróida.

No caso de hemorroidas, o profissional recomenda apenas banhos de assento com água morna para amenizar a dor em momentos que a inflamação está ativa.

Como fazer banho de assento?

O especialista explica que devem ser diluídas duas ou três colheres de sopa do composto escolhido a cada litro de água filtrada ou fervida, exceto pelo flogo rosa, cuja bula especifica 10 a 20 ml da solução ou um a dois sachês por litro. 

Depois, é só misturar bem, despejar a água - que deve estar morna - em uma bacia e sentar-se nela por no mínimo cinco minutos ou até que a água fique fria. 

Para todas as substâncias, é indicado o uso até duas vezes por dia até que o problema em questão esteja controlado. Apesar de ser simples de usar, é indicado consultar um médico para informações mais específicas sobre dosagem e frequência.

Compressas íntimas funcionam?


Algumas mulheres usam compressas de vinagre ou chá de camomila dentro da calcinha para dormir, porém, o ginecologista Élvio explica que não há o mesmo efeito que o banho de assento. “Usar compressas úmidas por algumas horas pode até ajudar, mas ao mesmo tempo é um fator de risco já que o uso excessivo pode mudar o meio vaginal e dar chances a germes oportunistas”, ressalta.

Saúde íntima feminina.


Cor da menstruação: qual é a ideal? vermelho claro, marrom e mais 11 alimentos que pioram a candidíase: tapioca, melão e mais; veja lista Ferida no colo do útero: tudo sobre a lesão que pode evoluir para câncer

Nenhum comentário:

Postar um comentário