quinta-feira, 25 de maio de 2017

INSTITUTO DE CEGOS CHAMA ATENÇÃO PARA PREVENÇÃO DO GLAUCOMA; SHOPPINGS FAZEM EXAME DE GRAÇA...

FONTE: CORREIO DA BAHIA (redacao@correio24horas.com.br).

Acompanhamento evita que problemas dos olhos se agravem e acabem resultando em cegueira, que poderia ser evitada em cerca de 80% dos casos.
Esta sexta-feira (26) é o Dia Mundial de Combate ao Glaucoma, doença que afeta grande parte da população mundial e preocupa pelas consequências irreversíveis se não for tratada corretamente. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 1% a 2% da população mundial apresenta algum tipo de glaucoma e o Brasil já registra mais de 1 milhão de casos.

O diagnóstico precoce, acompanhado de um tratamento específico, é a estratégia para conter o avanço do glaucoma, que é uma doença assintomática e pode levar o paciente à perda de visão.
É o exame que aponta uma pressão ocular alta ou uma irregularidade na anatomia do nervo óptico que detecta o glaucoma. A oftalmologista e coordenadora Médica do Instituto de Cegos da Bahia, Dra. Fátima Neri, alerta que consultas de rotina podem identificar o problema em fase inicial e ajudar no tratamento.
“Com a tecnologia e avanços na medicina, os tratamentos se tornaram mais eficazes evitando os casos de cegueira. No entanto, exames regulares, principalmente após os 40 anos, e hábitos saudáveis são as melhores soluções para detectar eventuais aparições do glaucoma”, conta a Dra. Fátima.
Na Bahia, o Instituto de Cegos (ICB-Ba) - organização sem fins lucrativos que ampara pessoas com deficiência visual de todas as idades – realiza atendimento gratuito através de vários centros como o de Intervenção Precoce (CIP), que presta serviço na área de prevenção, habilitação e reabilitação de crianças com deficiência visual, na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses, além do Centro Médico Oftalmológico (CMO), que oferece consultas médicas à população, sem restrição de idade.
“Nosso maior objetivo é a inclusão da pessoa com deficiência visual na sociedade como cidadão de direitos e deveres”, afirma a presidente do ICB, Heliana Diniz. Para ela, campanhas como o Dia Mundial de Combate ao Glaucoma são importantes para conscientizar a população sobre a necessidade de acompanhamento médico especializado, para evitar que os problemas dos olhos se agravem e acabem resultando em cegueira, que poderia ser evitada em cerca de 80% dos casos.
Apesar da gravidade, hoje o glaucoma pode ser tratado com sucesso, tanto com drogas como por meio de laser e cirurgias até de implante de válvulas na região afetada. “Mas a conscientização da população sobre o diagnóstico precoce e difusão das informações sobre o glaucoma são fundamentais”, finaliza Dra. Fátima.
Atendimento de graça.
Os shoppings Center Lapa e Salvador Shopping receberão equipes que farão, gratuitamente, exames para detecção da doença e encaminhamento para tratamentos.
No Center Lapa a Pró Oftalmo oferece exames gratuitos à população baiana. A Semana de Combate ao Glaucoma, que acontece até o próximo sábado (27), no piso L3 do shopping (próximo à Ortobom), vai realizar o exame de tonometria. O procedimento que mede a pressão intra-ocular é fundamental para o diagnóstico da doença na população acima de 18 anos.
Além de fazer os exames para detectar o glaucoma, o paciente será encaminhado para tratamento, se confirmada à doença. Os atendimentos serão feitos das 9h às 18h, por ordem de chegada.
Já no Salvador Shopping,  o DayHORC vai atender até o dia 26 de maio, das 9h às 20h, a campanha “Glaucoma Day – Cegueira , tô fora!”. A ação de utilidade pública tem com objetivo conscientizar os soteropolitanos sobre a importância da detecção precoce da doença. O atendimento ao público será feito no Piso L1 do empreendimento, em frente à loja BMart.
A iniciativa vai orientar e divulgar a doença, conscientizar da importância de se consultar com especialistas para o diagnóstico precoce e indicações para o tratamento. A ação vai oferecer a tonometria, que mede a pressão intraocular do paciente e é indolor.

O DayHORC também vai disponibilizar no local um óculos no qual o paciente consegue perceber em 3D a perda de campo visual progressiva que a doença causa. Para realizar as análises é necessário apresentar documento oficial com foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário