terça-feira, 9 de maio de 2017

JOVEM VIRALIZA AO CONTAR COMO É VIVER COM DEPRESSÃO: "PENTEEI MEUS CABELOS PELA 1ª VEZ EM 4 SEMANAS"...

FONTE: Redação RedeTV! (http://www.redetv.uol.com.br).


A jovem Katelyn Marie Todd chamou atenção na internet ao publicar um texto em que descreve como é viver com depressão. Contando sua experiência sobre como foi lavar e pentear os cabelos após semanas sem fazer isso, ela reflete sobre o dia a dia de uma pessoa que luta até para levantar da cama e que precisa da paciência daqueles que estão perto. 

"Eu penteei meus cabelos hoje. Pela primeira vez em quatro semanas. Estava todo embaraçado. Quebrou em cada movimento. Chorei enquanto eu lavava porque esqueci como é sentir meus dedos passando entre eles", escreve ela. "Também escovei meus dentes, pela primeira vez em uma semana. Minhas gengivas sangraram. A água correu vermelha. Eu chorei enquanto fazia isso também. Quando saí do chuveiro, eu não conseguia parar de cheirar meus cabelos e braços. Eu evitei abraçar as pessoas por um tempo, porque eu nunca cheiro bem. Tenho sempre o odor de quem esteve na cama por uma semana. Eu não tenho roupas limpas porque estou muito cansada e triste para lavá-las", acrescenta.

Em outro trecho, ela tenta acabar com a romantização da doença e explica em detalhes como não é legal estar com depressão. "Depressão não é bonita. Depressão é péssima higiene, louça suja um corpo dolorido por dormir demais. É ter três amigos que só continuam aqui porque têm a paciência e o amor de um santo. Depressão é chorar até que não haja mais lágrimas, apenas soluços até que você esteja ofegante tentando respirar", descreve. "Depressão é olhar para o teto até que seus olhos comecem a queimar porque você esqueceu de piscar. Depressão está fazendo sua família chorar porque eles acham que você não os ama mais quando você está distante e distraído. Depressão é somática, bem como emocional, um vazio que você pode sentir fisicamente", completa.
Ao fim do post, ela ainda pede que as pessoas que convivem com alguém nessa situação saibam ter paciência e dar apoio. "Por favor tenham calma com seus amigos e familiares que estão tendo problemas em ter energia para limpar, sair para conversar ou cuidar de si mesmos. E por favor, por favor leve a sério se eles quiserem falar sobre isso. Nós estamos tentando. Eu juro que estamos tentando. Vê? Eu penteei meus cabelos hoje", finaliza.

Publicado no último domingo (7), o desabafo chegou a mais de 161 mil curtidas e 232 mil compartilhamentos. Entre os mais de 16 mil comentários, histórias de pessoas que passam por situações parecidas ou conhecem alguém que também está frente a frente com a depressão, além de muitas mensagens de apoio. "Você é linda e eu estou orgulhosa de você", escreveu uma internauta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário