quinta-feira, 21 de setembro de 2017

ARTRITE E ARTROSE: ENTENDA AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS...

FONTE:, Dra. Tatiana Hasegawa, (http://www.msn.com).

A reumatologia é um campo vasto que abriga muitas doenças que afetam o sistema osteoarticular. Há um erro comum de definição entre artrite e artrose.

A artrite é definida como dor, inchaço e uma vermelhidão que pode levar à perda de função, ou seja, a falta de movimento total ou parcial da articulação. A artrite é um sintoma e não uma doença, um sintoma comum a várias doenças reumatológicas. A artrite ocorre nas doenças articulares mais comuns, como osteoartrite, antigamente denominada artrose. Outras doenças reumatológicas como lúpus, espondilite, gota, artrite reumatoide, também se manifestam como artrite.

1) O que significa artrite?

Artrite é a inflamação da articulação, gerando calor, rubor, edema, dificuldade de movimentação e dor.

2) O que é artrose?
Artrose é uma doença articular inflamatória que cursa com artrite.

3) Eu posso ter artrite e artrose ao mesmo tempo?
Sim. Um mesmo paciente poderá apresentar artrite e artrose.

4) Há chance de transmissão hereditária em uma delas?
Sim. Há chances, tanto na artrite (em cerca de 20% dos casos) como na artrose, principalmente na de mãos.

5) Qual delas está associada à menopausa?
A artrose. Sua incidência aumenta na pós-menopausa. A artrite reumatoide atinge mulheres em qualquer faixa etária, principalmente entre 30 e 50 anos de idade.

6) Qual é a mais comum?
A artrose. É a doença articular mais frequente.

7) Qual delas está associada a outras doenças sistêmicas?
A artrite reumatoide está associada a outras doenças, como doenças da tiroide (hipotireoidismo), osteoporose, dislipidemias e doenças cardiovasculares.

8) O que causa?
  • Artrite: doença auto inflamatória associada ao distúrbio do sistema imunológico. A causa ainda permanece desconhecida
  • Artrose: doença de causa desconhecida. Não é autoimune mas está associada ao processo inflamatório. Geralmente está associada ao excesso de sobrecarga articular: obesidade, carregar peso, trauma articular, cirurgia articular prévia.
9) Qual das duas doenças articulares levam a mais deformidades?
Ambas levam a deformidades. A artrite reumatoide leva à deformidade mais rapidamente, caso não seja tratada precocemente. Os tratamentos atuais impedem que a articulação se deforme. Menos de 15% dos pacientes com artrite apresentam deformidades quando tratados adequadamente. A artrose leva a deformidades diferentes da artrite reumatoide e estas ocorrem mais lentamente. A evolução da doença é mais arrastada e insidiosa do que na artrite.

10) Qual das duas doenças acomete outros órgãos?
A artrite reumatoide. Ela pode acometer pulmão, coração, pele, olhos. A artrose não acomete outros órgãos.

11) Qual das duas leva ao aparecimento do ? bico de papagaio??
Geralmente a artrose leva ao aparecimento dessas pontes ósseas que ocorrem por desgaste da cartilagem da coluna. Já a artrite reumatóide pode levar a uma outra alteração na coluna, chamada luxação que ocorre principalmente na coluna cervical.

12) Em qual das duas doenças posso usar a infiltração articular para aliviar a dor?
Em ambas. O benefício ocorre tanto para artrite como para artrose. Na artrose pode ser feita a viscossuplementação. Essa técnica consiste na aplicação intra-articular de ácido hialurônico, que têm se mostrado interessante na melhora sustentada da dor e da função articular.

13) Elas têm cura? Podem levar a morte?
As duas doenças não apresentam cura. Somente controle com medicamentos e mudanças de hábitos capazes de mudar o estilo de vida do paciente definitivamente. O paciente com artrose ou artrite irá falecer com a doença e não pela doença.

14) O que são anéis para artrose de mãos?
Existem canaletas para evitar que as articulações das mãos se deformem, que são parecidas com anéis. São de uso noturno e sua utilização é importante para diminuir dor e evitar deformidades futuras.

15) Consigo me aposentar por invalidez por artrose ou artrite?
Hoje em dia, com o uso de medicações específicas para controlar a dor e as deformidades a doença não leva a invalidez, dependendo do grau de comprometimento articular. Caso a doença esteja muito avançada, pode ser feito a artroplastia, e, dependendo da evolução de cada paciente, ele poderá se recuperar e voltar as suas atividades habituais. Cada caso deve ser analisado individualmente, levando em consideração o grau de deformidade, índice de atividade da doença, grau de comprometimento articular, ocupação do indivíduo e riscos para a saúde e integridade do paciente.

16) Todo idoso vai ter artrose
Antigamente, acreditava-se que todas as pessoas idosas, acima dos 60 anos de idade, apresentaria artrose como uma condição natural do envelhecimento articular. Hoje sabe-se que essa afirmativa não é verdadeira. Encontramos muitas pessoas com mais de 60 anos de idade que apresentam articulações saudáveis. Isso se deve ao fato da qualidade da cartilagem desse indivíduo ser superior aqueles com artrose.

17) Corro mais risco de apresentar fraturas com artrite ou com atrose?
Sabemos que a artrite aumenta o risco de desenvolvimento de baixa massa óssea e osteoporose. Isso ocorre tanto pela doença auto-imune, que leva a liberação de diversas substâncias inflamatórias que agem no osso levando a um aumento da reabsorção óssea, assim como, pela ação dos corticosteróides utilizados no tratamento da artrite que apresentam efeito deletério no osso.

18) Como faço para prevenir as doenças?
A melhor forma de prevenir é seguir uma dieta balanceada e evitar o sedentarismo.

19) Existe alguma dieta específica para artrose ou artrite?
Não existe uma dieta específica para nenhuma delas. Sabe-se que a redução de peso pode levar a uma melhora da dor e da função articular em ambas as doenças, principalmente artrose.

20) Além da reeducação alimentar o que mais devo mudar no meu estilo de vida?

É importante ressaltar que a prática de uma atividade física adequada e regular, seja em solo ou em água, orientada pelo profissional médico, é fundamental para melhora da dor, da amplitude de movimento, do ganho de equilíbrio e da marcha com impacto na qualidade de vida do paciente ao longo da trajetória da doença. Ambas são doenças articulares arrastadas que irão cursar com dor em algum momento do seu curso natural. Nessa hora, é importante que o paciente saiba manusear sua dor e compreenda que a prática do exercício físico regular fará com que a frequência das crises e a intensidade da dor se tornem cada vez mais esparsas proporcionando uma melhora geral da sua saúde e um ganho na sua qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário