O
objetivo é auxiliar vendedores a entregarem mais rápido quando o pedido vier de
um comprador próximo a ele.
Seguindo uma tendência
de crescente preocupação no e-commerce com a velocidade nas entregas, o Mercado
Livre está lançando um aplicativo para permitir que vendedores entreguem
produtos no mesmo dia do pedido ou no máximo um dia depois. O objetivo é
auxiliar vendedores a entregarem mais rápido quando o pedido vier de um
comprador próximo a ele.
"Estamos usando a
própria proximidade entre comprador e vendedor para enfrentar dificuldades logísticas",
diz Leandro Bassoi, diretor do Mercado Envios, braço logístico do grupo.
"Todas as empresas de transportes do e-commerce buscam essa modalidade de
entrega rápida, mas a forma como a logística tradicional se estruturou
dificultou isso porque os pedidos são concentrados num único local. Nós não
estamos concentrando", acrescenta.
Chamada de Mercado
Envios Flex, a novidade vai ser lançada em São Paulo e contará com incentivos
para que os vendedores a utilizem. A ideia é que os vendedores que aderirem ganhem
destaque no site de venda online.
A entrega rápida tem
sido parte dos esforços de outros competidores no setor. O Magazine Luiza já
anunciou uma meta de ter 50% de seus pedidos entregues em até dois dias já no
ano que vem ante um porcentual de 20% feito hoje. O Mercado Livre não divulga a
sua meta, mas afirma que hoje a representatividade das entregas de curto prazo
no Brasil está muito aquém do que se espera.
"Quando comparamos
com mercados mais maduros, o cenário brasileiro ainda é muito diferente. Temos
empresas na China onde as entregas em até dois dias são 90% do total",
comenta Bassoi.
Com a nova modalidade,
após o cliente escolher a entrega expressa no site do Mercado Livre, as
empresas vendedoras vão usar sua rede de transportadores para fazer processo de
entrega e rastreamento. O caminho do produto até o consumidor poderá ser
rastreado e acompanhado. O vendedor tem a flexibilidade de recrutar portadores
de diversas modalidades - seja a pé, pedalando, pilotando uma moto ou dirigindo
um veículo -, para acelerar o processo de envio.
Em paralelo com o novo
aplicativo, o Mercado Livre tem reforçado seus investimentos no fulfillment,
modalidade em que a empresa faz armazenamento e distribuição de produtos para
os vendedores. Segundo Bassoi, o número de vendedores que aderiram a esse
serviço, lançado no ano passado, aumentou em cerca de dez vezes apenas no
primeiro semestre deste ano. A empresa está expandindo seu centro de
distribuição, localizado em Louveira, para atender à demanda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário