Há casos em que será
necessário se deslocar, como para fazer perícia.
O governo federal está
digitalizando todos os serviços relacionados à Previdência Social. A expectativa
é de que até o mês de julho, o cidadão possa ter acesso a cerca de 90 serviços
da Previdência por canais digitais e eletrônicos, como por meio de aplicativos,
de sites e do número de atendimento telefônico 135.
O segurado só terá
necessidade de ir à agência em caso de exigência específica, como na
complementação de documentação ou para fazer perícia para auxílio-doença, com
agendamento feito pela internet.
A informação é do
secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro,
em entrevista na segunda-feira (20) ao programa Brasil em Pauta,
da TV Brasil. Entre os serviços à disposição do segurado está a
solicitação de aposentadoria por tempo de contribuição, recebimento de
salário-maternidade, obtenção de extrato de pagamento de benefício e geração de
guia da Previdência.
“Estamos em um projeto
de transformação digital da Previdência. Todos os requerimentos, todos os
serviços do INSS [Instituto Nacional do Seguro Social] estarão disponíveis nos
canais digitais de forma simples, para que o cidadão tenha todas as informações
na primeira tela, com ícones intuitivos”, disse Monteiro.
O cidadão poderá
acessar os serviços pelo site do instituto ou pelo
aplicativo Meu INSS. O secretário informou que o objetivo é facilitar o
atendimento pelo número 135, automatizando os procedimentos.
Agências.
O segurado só terá
necessidade de ir às agências da Previdência em caso de exigência específica,
como na complementação de documentação. Também há casos em que será
necessário se deslocar, como para fazer perícia dentro do processo e
obtenção do auxílio-doença. Contudo, o agendamento desse procedimento pode ser
feito pela Internet.
Até 2020, de acordo com
o secretário, a meta é que mil serviços de diversas áreas do governo sejam
digitalizados. Entre os objetivos, está a unificação dos canais digitais. Em
abril, o governo anunciou a unificação dos sites de órgãos vinculados ao
Executivo ao portal GOV.BR.
Segundo Monteiro, com
isso, a expectativa é economizar até R$ 100 milhões que eram gastos com a
manutenção das páginas de ministérios e outros órgãos da administração direta.
Ele acrescentou que, dentro das iniciativas de transformação digital do
governo, também está prevista a disponibilização de processos facilitados para
abertura de empresas pela Internet.
“Um serviço digital
oferecido no canal digital é 97% mais barato do que o mesmo serviço oferecido
pro um canal presencial. Esses serviços são mais baratos, mais rápidos e mais
agradáveis para os clientes”, afirmou.
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