quinta-feira, 30 de maio de 2019

QUAL A MELHOR MANEIRA DE TOMAR CAFÉ?...



O método influencia o gosto da bebida?


A preparação de um cafezinho, paixão dos brasileiros, que aqui é coado, se diferencia pelo mundo. Cada país tem o seu jeito. E será que o nosso jeitinho brasileiro de tomar café é o melhor? E, teriam os métodos o poder de influenciar o sabor da bebida?

Uma das maneiras mais tradicionais de fazer o café é com coador de pano. Neste método o pó é colocado no filtro de pano, para nele ser despejada a água quente. O cheirinho do café passado desta forma se espalha pelo ambiente, já que o café fica suspenso no suporte. Mas a higienização do coador não é tão perfeita, pois os resíduos se acumulam, contaminando o sabor de café seguinte. Poucos lavam o coador com água fervida, a melhor maneira de retirar grande parte dos resíduos.

O coador de papel utiliza o mesmo processo do coador de pano. Uma dica interessante é umedecer o pó com um pouco de água quente, esperar 30 segundos e aí permitir que o fluxo de água desça. O pó umedecido permite a extração de mais aromas. Para quem não sabe o café é uma bebida que possui mais de 800 aromas identificados por cientistas. A desvantagem desse método pode ser a de que o gosto do papel passe para a bebida. Uma maneira de impedir isso é despejar um pouco de água quente no filtro antes de colocar o pó. Existem cafeteiras mais modernas, como a italiana, em que a água é aquecida no compartimento inferior e o vapor sobe, entrando em contato com o café, colocado em um compartimento de tela sobre uma panelinha. O vapor esfria e se condensa ao subir, fazendo um café mais forte, próximo ao expresso. Outro método é a prensa francesa, onde o pó é misturado à água e a filtragem é feita empurrando um êmbolo com uma pequena tela de metal. O café tem que ser mais grosso, para não ficar um gosto de pó na boca. O tempo de infusão é de um a dois minutos. E o sabor é mais amargo. O sistema é de fácil lavagem.

Há ainda as máquinas de café expresso, que se tornaram populares no Brasil e produzem um café mais concentrado e cremoso. Fica difícil apontar o método melhor. O gosto difere, dependendo da forma de extração e do paladar de cada um. Mas os benefícios da bebida são muitos. Fornece energia, tem zero calorias, possui minerais como fósforo, magnésio, sódio; entre outros. Possui também antioxidantes que retardam o envelhecimento, auxilia na redução de glicose e insulina, reduz o risco de câncer e da perda de memória, melhora o humor e alivia o stress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário