sábado, 25 de maio de 2019

NATURA COMPRA A AVON POR US$ 3,7 BILHÕES...



A aquisição forma o quarto maior grupo exclusivamente de beleza do mundo.

         

A brasileira Natura anunciou a compra da Avon, companhia norte-americana especializada em produção de cosméticos e perfumaria.  A aquisição, que custou aproximadamente US$ 3,7 bilhões (cerca de R$ 15 bilhões), forma o quarto maior grupo exclusivamente de beleza do mundo. A aquisição cria um grupo avaliado em US$ 11 bilhões (cerca de R$ 44,5 bilhões). 

As duas marcas de beleza operam pelo sistema de vendas diretas, por meio de consultoras, e têm algumas semelhanças, como ações publicitárias que buscam a diversidade.

Veja algumas curiosidades sobre as duas marcas:

Nome da Avon foi inspirada em cidade que William Shakespeare nasceu: Fundada em 1886 por David H. McConnell, era chamada CPC (California Perfume Company). O nome Avon surgiu quando McConnell fez uma visita à cidade de nascimento do escritor William Shakespeare, Stratford-upon-Avon, na Inglaterra, segundo reportagem da BBC.

Perfume da Avon era um brinde: McConnell era vendedor de livros e oferecia perfumes como um brinde.  Ele percebeu que o interesse das mulheres pelas frangrâncias era maior, por isso decidiu fundar a sua própria companhia.

Natura nasceu no final da década de 60: A companhia brasileira nasceu em 1969. Foi fundada por Luiz Seabra, inicialmente com o nome Comércio de Cosméticos Berjeaut, sendo renomeada meses depois. Em 1974, a companhia brasileira adotou a venda direta como modelo de negócios. Em 2013, a empresa comprou a Emeis Holdings, fabricante de produtos de beleza premium, que opera sob a marca Aesop. Em 2017, adquiriu a britânica The Body Shop, que pertencia L'Oreal, numa operação de cerca de 1 bilhão de euros. A empresa afirma que não testa mais seus produtos em animais.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil é o terceiro colocado no mercado de estética mundial, o nosso país só perde para os Estados Unidos e a China.  O setor de higiene pessoal, perfumaria e comestéticos registrou crescimento da empregabilidade na indústria pelo segundo ano consecutivo. Em 2018 foram produzidos 125,7 mil empregos, uma alta de 4,3% na comparação com 2017, quando foi registrada a criação de 120,5 mil vagas.

*** As informações são do site UOL Economia e da ABIHPEC

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