A aquisição forma o
quarto maior grupo exclusivamente de beleza do mundo.
A brasileira
Natura anunciou a compra da Avon, companhia norte-americana
especializada em produção de cosméticos e perfumaria. A aquisição,
que custou aproximadamente US$ 3,7 bilhões (cerca de R$ 15 bilhões), forma
o quarto maior grupo exclusivamente de beleza do mundo. A aquisição cria um
grupo avaliado em US$ 11 bilhões (cerca de R$ 44,5 bilhões).
As duas marcas de
beleza operam pelo sistema de vendas diretas, por meio de consultoras, e
têm algumas semelhanças, como ações publicitárias que buscam a diversidade.
Veja
algumas curiosidades sobre as duas marcas:
Nome da Avon foi
inspirada em cidade que William Shakespeare nasceu:
Fundada em 1886 por David H. McConnell, era chamada CPC (California
Perfume Company). O nome Avon surgiu quando McConnell fez uma visita à
cidade de nascimento do escritor William Shakespeare, Stratford-upon-Avon, na
Inglaterra, segundo reportagem da BBC.
Perfume da Avon era um
brinde: McConnell era vendedor de livros e oferecia
perfumes como um brinde. Ele percebeu que o interesse das mulheres pelas
frangrâncias era maior, por isso decidiu fundar a sua própria companhia.
Natura nasceu no final
da década de 60: A companhia brasileira nasceu em
1969. Foi fundada por Luiz Seabra, inicialmente com o nome Comércio de
Cosméticos Berjeaut, sendo renomeada meses depois. Em 1974, a companhia
brasileira adotou a venda direta como modelo de negócios. Em 2013, a
empresa comprou a Emeis Holdings, fabricante de produtos de beleza
premium, que opera sob a marca Aesop. Em 2017, adquiriu a britânica The Body
Shop, que pertencia L'Oreal, numa operação de cerca de 1 bilhão de euros. A
empresa afirma que não testa mais seus produtos em animais.
De acordo com
a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e
Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil é o terceiro colocado no mercado de estética
mundial, o nosso país só perde para os Estados Unidos e a China. O setor
de higiene pessoal, perfumaria e comestéticos registrou crescimento da
empregabilidade na indústria pelo segundo ano consecutivo. Em 2018 foram
produzidos 125,7 mil empregos, uma alta de 4,3% na comparação com 2017, quando
foi registrada a criação de 120,5 mil vagas.
*** As
informações são do site UOL Economia e da ABIHPEC
Nenhum comentário:
Postar um comentário