quinta-feira, 11 de maio de 2017

COBRANÇA DE BAGAGEM COMEÇA DIA 1º...

FONTE: Gabriele Galvão, TRIBUNA DA BAHIA.


A partir de junho as empresas disponibilizarão canais de vendas oferecendo aos passageiros tarifas mais econômicas, para quem não precisar despachar bagagens.

O consumidor que for viajar de avião a partir do próximo mês deverá ficar atento. Isso porque algumas companhias aéreas já anunciaram que vão cobrar pela bagagem despachada. A partir de junho as empresas disponibilizarão canais de vendas oferecendo aos passageiros tarifas mais econômicas, para quem não precisar despachar bagagens. 
A Azul começa a cobrança no próximo dia 1º e disponibilizará tarifas com até 30% de desconto para clientes que partem de Viracopos para 14 destinos pelo país e que não despacham bagagens. As passagens da Azul estarão classificadas em duas categorias: a “Azul” e a “MaisAzul”.  
Ao optar pela categoria Azul, o Cliente pagará mais barato pela passagem na comparação com a tarifa MaisAzul e poderá escolher pela compra ou não do serviço de bagagem despachada. Nessa modalidade, se o Cliente mudar de ideia, poderá incluir os 23 kg de bagagem, a qualquer momento, por apenas R$ 30,00. 
Caso o cliente ultrapasse essa cota de 23 kg, será mantida a atual cobrança por quilo excedente. Nessa modalidade, o cliente tem acúmulo integral de pontos pelo programa TudoAzul. A categoria MaisAzul mantém a prática tarifária atual, inclui franquia de 23 kg de bagagem e sempre estará disponível para compra.
A GOL implementará o novo modelo, a partir de 20 de junho, e irá disponibilizar em seus canais de vendas uma nova tarifa mais econômica, chamada Light, para quem não precisar despachar bagagens. As atuais tarifas Programada e Flexível continuam a incluir, sem custo, uma bagagem de até 23kg, e a classe GOL Premium disponível apenas nos voos internacionais, dois volumes do mesmo peso. 
Baianos protestam contra medida.
Além disso, a bordo, já é possível viajar com uma mala de até 10Kg, independente do bilhete adquirido. “A GOL entende que a mudança nas regras de franquia de bagagens aproxima o país dos padrões adotados na aviação mundial. O cliente poderá escolher a melhor forma de realizar sua viagem, pagando menos se não despachar mala”, explica Eduardo Bernardes, vice-presidente de vendas e marketing da GOL.

A empresária Mônica Maltez disse que a cobrança é abusiva. “Já pagamos tão caro na passagem. É um absurdo pagar pela bagagem. Sempre viajo para outros lugares e levo novidades e iguarias da cidade visitada para casa. Agora não poderei comprar mais nada, para não pagar caro”, afirmou. A técnica administrativa Kele Núbia Araújo disse que agora será mais vantagem viajar de ônibus. “Preferia viajar de avião, por ser uma viagem mais rápida e segura, mas como sempre carrego malas vai ficar mais barato ir de ônibus”, observou.

Apesar da definição da Gol e Azul, a LATAM Airlines Brasil esclareceu que as regras de bagagens permanecem inalteradas e informará oportunamente sobre as mudanças a seus passageiros nos canais oficiais da empresa. 
Já a Avianca Brasil informou que implementará todas regras mandatórias previstas nas Condições Gerais de Transporte Aéreo, no prazo determinado. A companhia decidiu não cobrar por despacho de bagagens no início da vigência da nova resolução, em 14 de março, pois prefere estudar essa questão mais profundamente durante os próximos meses, a fim de criar produtos tarifários customizados para melhor atender às necessidades dos diferentes perfis de clientes.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) informou por meio de nota, que atualmente, o custo pelo transporte de bagagem é diluído nos preços dos bilhetes de todos os passageiros, independente se ele viaja apenas com bagagem de mão ou se despacha mais de uma mala. Com a nova medida, será estabelecida uma justiça tarifária, as companhias poderão fazer promoções e diferenciar suas tarifas - o que hoje é proibido. “Isso naturalmente acirrará a concorrência entre as empresas, o que beneficiará todos os passageiros”, enfatizou o documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário