sábado, 23 de setembro de 2017

SALVADOR APRESENTA REDUÇÃO DE CASOS DE ARBOVIROSES...

FONTE: Da Redação (http://leiamais.ba). 


Resultado positivo é atribuído ao trabalho preventivo em bairros prioritários pela SMS.



Dados da Vigilância Epidemiológica de Salvador indicam que de janeiro até o mês de setembro desse ano a capital baiana apresentou uma redução significativa nas ocorrências de arboviroses (doenças transmitidas pelo arbovírus que incluem o vírus da dengue, zika, chikungunha e febre amarela).
No período, foram contabilizados 515 casos de dengue, um decréscimo de 54% em relação ao ano passado, quando foram notificados 944 ocorrências.
Já a chikugunya, registrou 91 casos confirmados em 2017, número 57% menor que em 2016 (158). A zika, por sua vez, passou de 77 para 36 ocorrências, contabilizando uma diminuição de 47%.
O resultado positivo é atribuído ao trabalho preventivo intensificado em bairros prioritários pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) como grandes mutirões seriados de limpeza, ações de varredura, monitoramento constante e eliminação de larvas em pontos como praças, monumentos e outros tipos de logradouros públicos onde há possibilidade de acumulo de água, além de abertura de imóveis abandonados com o auxílio de outros órgãos da Prefeitura.
Com a chegada da primavera, o Centro de Controle de Zoonoses vai retomar a intensificação dos mutirões de limpeza pelo município em outubro e novembro.

“Salvador é um lugar quente e o mosquito precisa de água e calor. Como o inverno esse ano, foi rigoroso com as chuvas e agora o verão está chegando, a combinação se torna perfeita para o desenvolvimento do mosquito e o número de arboviroses aumenta. Por isso, estamos apurando junto com os agentes de endemia os locais que mais precisam de ações.” afirma a subgerente das Arboviroses do CCZ, Isolina Miguez. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário