Se em outubro a cor é
rosa, novembro é azul. Isso porque o mês é o
eleito para discutir a conscientização do câncer de próstata,
o tipo mais comum entre os homens e que é uma das maiores causas a causa
de morte da população masculina. Se descoberto cedo, as chances de cura podem
chegar à 90%, mas para isso os homens não podem falhar nos check ups anuais.
Infelizmente os dados divulgados pelo Ministério da Saúde não são animadores:
70% dos brasileiros só vão ao médico quando levados ou influenciados pela
família. Por conta própria, muito poucos.
Segundo a Sociedade
Brasileira de Urologia, 20% dos casos hoje em dia são diagnosticados
tardiamente exatamente porque os homens protelam o acompanhamento. Dos casos
identificados como câncer, 25% dos pacientes morrem por causa da doença.
“Os homens precisam se conscientizar sobre a importância de serem protagonistas
de sua saúde. No caso do câncer de próstata, o acompanhamento médico preventivo
é fundamental, além da adoção de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada
e atividade física que evitam a doença”, diz o coordenador do Centro
Especializado em Urologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Carlo
Passerotti.
Um dos vários mitos
perigosos que a campanha visa mudar é de que o câncer de próstata é um risco
maior na terceira idade. Os riscos são maiores se já houver casos na família,
por isso, idealmente, a partir dos 45 anos todo homem já deveria começar o
acompanhamento. Esse tipo de câncer tem um lado silencioso, quando os sintomas
aparecem, 95% das vezes já é um caso mais avançado. Na fase avançada, os
sintomas são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência,
presença de sangue na urina e/ou no sêmen”, alerta o médico.
Um dos desafios para
reduzir as estatísticas está justamente no exame. O mais efetivo é o clínico, que
é o toque retal, que assusta muitos homens. Não é surpresa que como
consequência, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os
homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
Para mudar o cenário,
muitas marcas embarcam também na campanha de conscientização. Junto com o Instituto
Lado a Lado pela Vida, criador da campanha Novembro Azul, a Vivara lança
esse mês uma pulseira para homens, feita em aço com couro azul, que apóia a
causa. Cada uma custa R$ 320 e uma porcentagem das vendas de cada pulseira será
revertida para o Instituto, para ajudar na organização de campanhas de
conscientização da doença.
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