sábado, 30 de maio de 2020

CAMPANHA MOBILIZA DOAÇÕES DE MEDULA ÓSSEA PARA CRIANÇA COM LEUCEMIA RARA...


FONTE: Da Redação, http://atarde.uol.com.br/

             

Amigos e familiares do pequeno Gustavo Almeida Chagas, ou simplesmente Gu, de 3 anos, estão mobilizados para encontrar uma medula óssea compatível com a da criança, que foi diagnosticada com Leucemia Mielóide Aguda (LMA) do subtipo M7 (Megacariocítica), decorrente de uma síndrome Mielo Displásica (SMD). A doença é extremamente rara em crianças, que corresponde a 1% das leucemias pediátricas e acomete 0,5% pessoa a cada um milhão.

Além de todo o tratamento, que inclui quimioterapia e transfusões de sangue e de plaquetas, Gu precisa de um doador compatível, aparentado ou não, para alcançar a sua cura. Para ser um doador de medula óssea é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em boas condições de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os interessados devem procurar um hemocentro da sua cidade.

Onde doar.
Em Salvador, a sede da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), está localizada na ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), no bairro de Brotas. Lá, basta manifestar o interesse de se cadastrar no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). O procedimento é simples: será retirada uma pequena quantidade de sangue do candidato a doador, o qual deverá ser analisado por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que vão ser cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de transplantes para determinar a compatibilidade.

Caso sua medula não seja compatível com a de Gustavo, você pode ajudar outra pessoa. O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de aproximadamente 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário