sexta-feira, 29 de maio de 2020

ALIADA DA SAÚDE E DA GASTRONOMIA: SEIS RAZÕES PARA INSERIR A CENOURA EM SUA ALIMENTAÇÃO...


FONTE: 

Ela é rica em nutrientes essenciais para o organismo e ainda é super versátil.

              

Quer ter uma alimentação mais saudável? Se sim, a cenoura pode ser uma ótima aliada. Ela é rica em nutrientes essenciais para o organismo e ainda é super versátil, pode ser consumida ralada, crua, cozinha ou compor os ingredientes de uma receita. 

A cenoura é rica em vitaminas (A, C e K) e minerais (ferro, potássio e manganês). Para o portal Taeq, a nutricionista Carine Rodrigues listou os principais benefícios da cenoura para nossa alimentação. 

Confira: 

1- Aliada da visão: fonte de pró-vitamina A, a cenoura atua na proteção da nossa visão, diminuindo os riscos da degeneração macular e outras doenças que podem ser desenvolvidas com a falta da substância. "É essencial para a visão e para os tecidos epiteliais, como a pele, pois possui um alto teor de B-caroteno, que é um precursor da vitamina A", explica a nutricionista.

2- Diminui os riscos de infecções: com propriedades anti-inflamatórias e agentes antioxidantes, o consumo da cenoura ajuda a reduzir a suscetibilidade a infecções no nosso organismo. Essa ação se dá devido a presença da vitamina C em sua composição.

3- Controla os níveis da pressão arterial: segundo Carine Rodrigues, o vegetal é fonte de potássio, substância com ação vaso dilatadora, que melhora o fluxo sanguíneo: "É um mineral essencial para um bom funcionamento do sistema nervoso, muscular e o controle da pressão arterial", completa a profissional.

4- Amiga do intestino: a cenoura também é rica em fibras alimentares. Conhecidas por proporcionarem saciedade e ajudarem no emagrecimento saudável, essas substâncias também melhoram o trânsito intestinal, prevenindo a constipação, ajudam a controlar a glicemia sanguínea e a reduzir os níveis de LDL, colesterol "ruim".

5- Possui baixo valor calórico: o vegetal possui poucas calorias, o que favorece uma alimentação equilibrada e ajuda quem deseja perder peso. "Aproximadamente 35 Kcal a cada 100 gramas", analisa Carine.

6- Versátil e saborosa: a cenoura ainda possui diversas formas de consumo: "Pode ser consumida in natura em saladas, cruas ou cozidas à vapor, em sucos, sopas, bolos, purês, suflês, pães, cremes e doces", indica a profissional.

Consumo - A recomendação de hortaliças, incluindo a cenoura, é de 3 a 5 porções por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário