domingo, 31 de maio de 2020

CONSUMO SEM VICIO...



Alimentos como o café, açúcar e chocolate podem viciar. Os cientistas ainda não chegaram a conclusão do por que desses alimentos criarem dependência. Mas um dos motivos seria a cafeína que tem ação associada ao sistema nervoso central. Por ser estimulante, ela deixa a pessoa mais bem disposta, com melhora no raciocínio e na concentração. O chocolate por sua vez, atua no sistema límbico, responsável pelas emoções, estimulando a produção de serotonina. Confira o que cada alimento pode fazer à sua saúde.

Café – A cafeína existente nele age diretamente no sistema nervoso central e reduz a fadiga, melhorando a concentração e a capacidade de pensamento. Quando a pessoa dependente do café deixa de bebê-lo, sente dor de cabeça, tremedeira, tontura, aumento da ansiedade e fraqueza. Os médicos recomendam quatro xícaras por dia. Seu consumo pode ter ação antioxidante e vasodilatadora.

Chocolate – A substância teobromina, presente no chocolate, estimula a produção do neurotransmissor serotonina, que dá sensação de prazer e bem-estar. Estudos revelam que a região do cérebro ativada com o consumo do chocolate é a mesma afetada em um dependente de cocaína. Seu consumo precisa ser equilibrado porque além de provocar ganho de peso, pode aumentar o risco de desenvolver diabetes.

Açúcar – O açúcar está associado à produção de serotonina pelo sistema límbico (emocional). O excesso dele pode estimular o ganho de peso e a obesidade, além de aumentar as chances de desenvolver diabetes e o aparecimento de cáries.

Nenhum comentário:

Postar um comentário