quarta-feira, 25 de novembro de 2015

9 FORMAS DE ALIVIAR OS SINTOMAS DA INFECÇÃO URINÁRIA...

FONTE: , Jéssie Panegassi, (www.msn.com).


Popularmente conhecida como "infecção urinária", as infecções do trato urinário são extremamente comuns e muito mais incidentes nas mulheres que nos homens. São quatro os tipos de infecção do trato urinário: cistite (infecção na bexiga), uretrite (infecção na uretra), pielonefrite (infecção nos rins) e infecção nos ureteres. No caso de identificar os sintomas, como dor e urgência ao urinar, é essencial procurar ajuda médica, principalmente quando há várias infecções em um curto período de tempo, em que o urologista poderá identificar a causa do problema para tratá-lo efetivamente.

Também é importante ressaltar que nada substitui o tratamento para infecção urinária, "que deve ser feito com antibióticos durante três dias, não sete ou quatorze", afirma o urologista Francisco Paulo da Fonseca, membro das sociedades brasileira, americana e europeia de urologia, mas é possível diminuir os desconfortos durante este período com algumas dicas:

Beba bastante água.
Beber água é muito importante em todos os momentos, mas para quem está com uma infecção do trato urinário é essencial. Isso porque quanto mais água se bebe maior a produção de urina e isso é a melhor forma de se livrar rápido dos sintomas, uma vez que é "como se estivéssemos lavando a bexiga mais vezes e, portanto, eliminando resíduos desnecessários ou prejudiciais", explica Adriano Cardoso Pinto, urologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

VÁ AO BANHEIRO SEMPRE QUE TIVER VONTADE.
O aumento da ingestão de água e líquidos no geral faz com que o corpo produza mais urina e, consequentemente, esvaziamentos mais frequentes da bexiga - que é o local mais frequente das infecções do trato urinário. "Deixar a urina parada por muito tempo dentro da bexiga pode aumentar o risco de infecção, seja por ir pouco ao banheiro, por uma alteração anatômica ou um problema de próstata que não permita a pessoa esvaziar a bexiga", afirma Paulo Roberto Salustiano de Carvalho, urologista do Rio de Janeiro.
ABUSE DO SUCO DE CRANBERRY.
O cramberry é original da América do Norte e seu fruto, vermelho e bastante ácido, atualmente é usado para consumo direto ou na culinária, sendo que no Brasil é mais comum encontrá-lo como suco. "Estudos sustentam que o uso do suco ou extratos à base dessa fruta agem diminuindo a recorrência da infecção urinária. Não se sabe ao certo o mecanismo de ação, mas o fato é que pessoas usando a fruta têm menos episódios de infecção urinária, assim como apresentam sintomas mais leves", diz o urologista Cardoso Pinto. Isso porque o cranberry é rico em proantocianidina, substância apontada por estudos como sendo de 15 a 25 vezes mais potente do que a vitamina E para inibir a aderência de bactérias do tipo E.coli na mucosa da bexiga, combatendo as infecções do trato urinário.

UTILIZE OS PROBIÓTICOS A SEU FAVOR.
Alimentos probióticos são aqueles que apresentam bactérias benéficas ao organismo, como as encontradas em iogurtes e leite fermentado. Os exemplos mais comuns destas bactérias são os Lactobacillus, Streptococcus e Bifidobactérias. Essas bactérias ajudam a sustentar um equilíbrio saudável de micro-organismos no intestino, vagina e no corpo em geral. "Mantendo a saúde em equilíbrio, os micro-organismos que combatem as bactérias podem ajudar a reduzir a ocorrência das infecções urinárias", afirma Daniel Simões, urologista do Dr. Consulta.

APROVEITE A VITAMINA C.
Não há consenso entre a comunidade médica sobre a eficácia da vitamina C na prevenção ou diminuição dos sintomas das infecções urinárias. O importante é fazer uso das medicações recomendadas e implementar as mudanças na dieta que foram recomendadas pelo médico. "A vitamina C, ou Ácido Ascórbico, ajuda a inibir o crescimento bacteriano e pode ser encontrada em laranjas, repolho, couve-flor, tomate, frutas vermelhas, kiwi, brócolis, espinafre, goiaba e grapefruit" diz Simões. Contudo, em grandes quantidades ela também pode fazer mal ao organismo. "Trabalhos recentes mostram que o excesso de vitamina C, pode favorecer o aparecimento de cálculos renais, pois a vitamina não é eliminada pelo sistema renal. Por isso,então, não é indicada a sua suplementação", diz a pediatra e homeopata Isis Dulce Pezzuol.

CORTE ALIMENTOS QUE CAUSAM IRRITAÇÃO.
Alimentos que contenham cafeína - como o café, chás, chocolates e refrigerantes - devem ser evitados de uma forma geral. "Não é uma proibição. Mas é recomendado que sejam evitados, pois a cafeína pode causar um pouco de irritação na bexiga e acabar acentuando os sintomas", explica o urologista Carvalho. Já as bebidas alcoólicas podem em última instância causar desidratação, além de interferir na forma com que o corpo metaboliza os antibióticos, comprometendo o seu efeito, portanto, não devem ser ingeridas.

ALIVIE A DOR COM O CALOR.
O uso de compressas com bolsa de água quente também pode ajudar a diminuir as dores relacionadas às infecções do trato urinário. Isso porque "o calor local age como anti-inflamatório e, portanto, diminui os sintomas irritativos e dolorosos causados pela infecção", diz o urologista Cardoso Pinto.

FAÇA BANHOS DE ASSENTO.
Não há consenso sobre a eficácia dos banhos de assento para ajudar no tratamento ou prevenir as infecções urinárias. Contudo, "os banhos de assento atuam sobre a circulação sanguínea e o metabolismo, favorecendo o regulamento da temperatura corporal, aliviando o sintoma de dor e podem ser utilizados em todas as faixas etárias", diz Simões. É importante apenas prestar atenção na temperatura dos banhos de assento para evitar queimaduras na região.

SE BENEFICIE DA HOMEOPATIA.

O tratamento de infecções do trato urinário com homeopatia é realizado segundo com o histórico do paciente, de forma individualizada e de acordo com as causas do problema, que o médico especialista poderá identificar. Ela pode, inclusive, ser combinada aos antibióticos para potencializar o efeito e diminuir a dor ao urinar. "Devemos ficar atentos pois a dor é mecanismo de defesa. Dói, e desta forma vamos ao médico. Suprimindo a dor o paciente considera-se curado e neste momento podemos ter quadros mais severos como pielonefrite", explica a homeopata Isis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário