terça-feira, 24 de novembro de 2015

OS PERIGOS DE ESQUECER A GARRAFINHA DE ÁGUA DENTRO DO CARRO...

FONTE: Matheus Fortes, TRIBUNA DA BAHIA.
Sob um manuseio descuidado, a água mineral da garrafinha pode ficar inutilizável para o consumo.
O verão está cada vez mais próximo, enquanto os dias tornam-se mais quentes com a chegada de dezembro. Para manter o corpo hidratado, nada mais conveniente do que aquela água mineral em garrafinha PET, vendida em quase todo comércio da capital. Mas, o consumidor que fique atento, pois até mesmo uma tentativa para refrescar-se diante do clima ensolarado pode oferecer riscos à saúde. 
Sob um manuseio descuidado, a água mineral da garrafinha pode ficar inutilizável para o consumo, e persistir em ingeri-la pode levar a uma série de doenças. Isso ocorre porque, em poucos momentos sem a tampa, a garrafa fica exposta a uma série de materiais particulados contendo bactérias capazes de provocar doenças no intestino humano. 
Segundo explica o coordenador da Vigilância Sanitária de Salvador, Rodrigo Lourenço, passar por locais onde há também a presença de poeira, pode contaminar a água bem rapidamente. “Na poeira, existe a presença de um tipo de bactéria conhecida como E. coli, que normalmente está presente em fezes de mamíferos. Em alguns casos, essa bactéria pode causar infecções quando ingerida” alertou Lourenço.
De acordo com o coordenador, até mesmo dentro do carro, a água corre perigo. Afinal, um sistema de ar condicionado que não está passando por limpezas periódicas, pode estar trazendo mais poeira para dentro do veículo, que pode entrar em contato com a água e contaminando-a. 
A infecção mais comum causada pela bactéria é a toxinfecção alimentar – mais conhecida como a infecção intestinal –, que leva à outras doenças, como a gastroenterite. A ingestão da bactéria no organismo também pode causar infecção no trato urinário, e outras anomalias mais graves como a colescistite, o apendicite e a meningite. 
Outro fator que pode facilitar a presença da bactéria são as micro-rupturas que podem aparecer nas garrafinhas. Lourenço lembra que os materiais pet também têm prazo de validade, e por isso, o mais certo a se fazer é evitar os produtos vencidos, ou não tentar reaproveita-los por muito tempo, mas sim, fazendo o seu correto descarte.  

AQUECIMENTO. 
Assim como o manuseio de garrafinha pet pode levar à contaminação do produto, outro fator pode levar à inutilidade da água mineral. Por isso, o consumidor deve ficar bem atento às garrafinhas com alguma quantidade de água que, porventura, ficam no carro, enquanto estacionado. 
Pesquisas feitas pela Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, comprovaram que á garrafa pet quando exposta a uma temperatura elevada, libera dois compostos químicos, que são o antimônio e o bisfenol A. 
O antimônio já é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma substância cancerígena, enquanto que o bisfenol A está associado à desregulação hormonal e a problemas de desenvolvimento infantil.

Os pesquisadores testaram dezesseis marcas de água engarrafada mantidas à 70ºC por quatro semanas, e verificaram o aumento nos níveis das duas substâncias que se transferiram do plástico para a água. O estudo alerta também para o mesmo cuidado com outras bebidas embaladas, assim como o aquecimento de vasilhas ou potes de plástico no micro-ondas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário