segunda-feira, 30 de novembro de 2015

CONHEÇA LI WIFI, INTERNET SEM FIO QUE PROMETE CONEXÃO NA "VELOCIDADE DA LUZ"; ENTENDA...

FONTE: CORREIO DA BAHIA (redacao@correio24horas.com.br).
A transmissão do sinal da conexão é feita através de lâmpadas inteligentes, que impedem o roubo de sinal.
Cansado de pagar por um Wi-Fi caro e com um sinal ruim? Uma nova conexão de internet promete um sinal com a velocidade da luz, literalmente. Criada por um grupo de pesquisadores a Universidade de Edimburgo, na Escócia, a tecnologia usa de lâmpadas inteligentes para permitir que a internet seja mais estável e até 100 vezes mais rápida do que a atual.
Batizada de Li-Fi, a nova conexão transmite informações com luzes LED. Essas luzes eliminariam a dependência do roteador, modulando a intensidade e a frequência da internet e transmitindo sinais captados por qualquer dispositivo conectado da casa. 

Além disto, a nova conexão também promete ser mais segura. Por conta das características da luz (de não atravessar barreiras), a Li-Fi ficaria restrita ao local que foi instalada. Com isso, o seu vizinho nunca poderia roubar o seu sinal de internet. Também não haverá risco de interferência de sinal, tornando a existência de uma casa inteligente ainda mais viável. 

Segundo o blog Link, do jornal Estadão, a Velmenni, empresa que produz a tecnologia, realizou testes nesta semana que comprovam que a Li-Wif transmite dados a 1GB por segundo, velocidade 100 vezes maior do que a média do Wi-Fi de hoje. 
A tecnologia foi criada em 2011 e já começou a ser testada em locais públicos. Ao site inglês IBTimes, o diretor executivo da Velmenni comentou os avanços da pesquisa: "Estamos fazendo projetos-piloto em diferentes setores em que podemos utilizar a tecnologia de transmissão de dados pela luz”, disse Deepak Solanki para a publicação.  

Outros companhias europeias também estão desenvolvendo dispositivos com Li-Fi que teriam aplicações comercias. Ainda não há uma data marcada para a disponibilidade da nova tecnologia para o público em geral, mas a expectativa é de que lâmpadas inteligentes não demorem a cair no mercado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário