sábado, 28 de novembro de 2015

HEMATOMA: COMO FAZER PARA REDUZI-LO?...

FONTE: , Dra. Bhertha Tamura, (www.msn.com).


Algumas pessoas têm facilidade de apresentar hematomas no corpo. São manchas na pele que inicialmente se apresentam roxas, bem delimitadas, às vezes doloridas e outras também levemente endurecidas. Com o passar do tempo, elas ficam borradas, com bordas menos delimitadas, e vão mudando de cor para verde escuro, marrom e acastanhadas.

Hematoma ou equimose?
Na maioria das vezes são decorrentes de pequenos traumas, como batidas ou topadas em algum objeto ou móvel que podem ser ou não lembradas. Quando os traumas são fortes o suficiente para romper vasos sanguíneos da pele, causando o seu extravasamento, formam os chamados popularmente de hematomas. Na verdade, o hematoma por definição deve ter algum conteúdo sanguíneo palpável e a equimose é a marca sem o conteúdo sanguíneo (não há sangramento no montante suficiente para haver coleção liquida). Algumas vezes há confusão entre um e outro. O hematoma realmente é a lesão vascular com a formação de uma coleção de sangue que pode ser muito pequena ou maior, necessitando drenagem, e ela pode ser até mesmo uma complicação de algum procedimento cirúrgico.

Na grande maioria das vezes, nos referimos à equimose, as manchas roxas que aparecem na pele, que podem ser decorrentes desses pequenos traumas, como aparecerem de forma imperceptível, sem que lembremos de algum tipo de trauma, como por exemplo, as chamadas manchas melancólicas que ocorrem mais frequentemente nas coxas, nas mulheres, no período pré-menstrual.

Outras também frequentes queixas de pacientes mais idosos são aquelas que aparecem nos antebraços e dorso das mãos na pele dos idosos pelo ? afinamento?, flacidez e fragilidade vascular da pele decorrente do envelhecimento intrínseco (causado pela idade) e extrínseco (ocasionado pelo sol), quando qualquer pequena ?batidinha? acaba levando a formação de manchas roxas extensas e às vezes até a corte da pele fina. Nestes casos, o dermatologista poderá prescrever, além de hidratantes específicos, cuidados locais e produtos dermatológicos para melhorar a qualidade da pele, incluindo o protetor solar, indispensável a todos.

Outras vezes, essas feridas ocorrem com maior freqüência quando o paciente utiliza medicamentos que ?afinam? o sangue como por exemplo, o ácido acetilsalicílico, anti-inflamatórios, vitaminas em excesso, homeopáticos em excesso. Mas independentemente todos devem procurar um médico, quer seja um dermatologista ou um clínico geral para realizar um ?check-up?, pois doenças graves também levam ao distúrbio de coagulação do sangue. Entre as doenças, podemos citar a leucemia, algumas doenças do fígado, sem esquecer atualmente de doenças contagiosas.

Como evitar a mancha roxa após uma batida?
Imediatamente após o trauma, seria interessante comprimir o local com uma compressa gelada ou um gelo coberto com pano ou toalha (para evitar queimaduras da pele pelo frio), massagem local com um creme à base de mucopolissacarídeo também pode ajudar, desde que a pessoa não tenha alergia ao produto. O resfriamento local tem a intenção de contrair o vaso sanguíneo diminuindo ou cessando a perda de sangue. Se o hematoma já estiver formado, o creme pode ajudar, mas nos casos com grande volume de sangue, há necessidade, em alguns casos, de intervenção medica.


Quando o hematoma é mais antigo, compressas mornas podem ajudar a ?amolecer? o conteúdo tentando acelerar o processo de ?limpeza? local, ou seja a absorção do hematoma e resolução do processo. Não há muitas opções realmente eficazes em termos tópicos (cremes) para a melhora do quadro. Em alguns casos específicos, os dermatologistas podem utilizar aparelhos de LED médico, lasers específicos, luz intensa pulsada e alguns aparelhos de ultrassom estético para evitar a pigmentação da pele, para encurtar o período de convalescência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário