segunda-feira, 30 de novembro de 2015

CONHEÇA A INTERPRETAÇÃO DOS CINCO SONHOS MAIS COMUNS...

FONTE: Verônica Mambrini, iG São Paulo, TRIBUNA DA BAHIA.


Psicólogo cria ranking dos sonhos mais populares e explica como tirar proveito deles.


Quem nunca acordou feliz com um sonho bom, tenso com um pesadelo ou confuso com um sonho estranho?

Embora os detalhes dos sonhos variem de pessoa para pessoa, boa parte de seus temas - assim como as reações - é comum a todos.
Nessa terça-feira (1/12), a partir das 19h45, a terapeuta Maria Silvia Orlovas responde ao vivo às dúvidas sobre interpretação dos sonhos. Participe enviando suas perguntas na página do iG Delas e no perfil principal do Portal iG no Facebook.
No livro “The top 100 Dreams” (‘Os Cem Sonhos Tops’), o psicólogo Ian Wallace fala sobre os principais sonhos e seus significados. Veja a lista de significados dos cinco sonhos mais recorrentes: 
1. Ser perseguido.
Há um problema na sua vida acordado que você quer confrontar, mas não está seguro de como fazer. Esse problema é com freqüência uma grande oportunidade para ir atrás de uma grande ambição pessoal. Embora possa parecer assustador, seus perseguidores na verdade estão chamando sua atenção para seus talentos não realizados.
2. Dentes caindo.
Seus dentes simbolizam o quão seguro de si e poderoso você se sente. Então, há alguma situação fazendo sua confiança ser abalada na vida. Em vez de encarar essa situação como algo que vai deixar você impotente, tente se acalmar remoendo os fatos e encare como um desafio nos quais você possa cair matando.
3. Não conseguir achar um banheiro.
Banheiro é um lugar que usamos para claramente responder a uma de nossas necessidades mais fundamentais. É possível que signifique o desafio de expressar quais são suas necessidades reais. Pode acontecer com freqüência se você passa seu tempo cuidando mais das necessidades de outras pessoas do que das próprias. 
4. Ficar nu em público.
Escolhemos nossas roupas para apresentar uma imagem em particular para as pessoas ao nosso redor, então ficar nu sugere que existe uma situação quando desperto que está fazendo você se sentir vulnerável e exposto. Embora seja potencialmente embaraçoso, às vezes é preciso se abrir para os outros para que as pessoas possam reconhecer seus talentos. 
5. Despreparado para uma prova.
Provas são como julgamos nossa habilidade diante dos outros, então isso indica que você está examinando criticamente sua própria performance na vida acordada. Em vez de se enfiar numa autoanálise eterna, o seu real teste de caráter é se tornar apto a aceitar seus talentos celebrando seu conhecimento e suas conquistas, em vez de julgá-las constantemente. 
Wallace falou ao iG sobre como entender melhor seus sonhos e tirar proveito deles quando pular da cama. “Somos os criadores de tudo que sonhamos”, disse. “Mesmo o pior pesadelo tem mensagens importantes para nós.”
iG: Como você fez o ranking dos sonhos mais recorrentes?
Ian Wallace: Na minha carreira como psicólogo, eu analisei mais de 140 mil sonhos de clientes. O ranking do top 100 que uso nos livros é feito usando os sonhos reportados com mais frequência no meu banco de dados.

iG: É possível ter uma interpretação universal dos sonhos, aplicável a qualquer um?
Ian Wallace:
 Nossos sonhos são um meio termo entre simbolismo universal e pessoal. Quando acordados, somos cercados por símbolos culturais, imagens e metáforas que usamos para atribuir sentido a certos aspectos de nossas vidas.
Também usamos esse imaginário coletivo na nossa linguagem onírica e, como somos todos seres humanos, tendemos a ter padrões de comportamento similares e usar o mesmo tipo de imaginário.
Na maior parte dos idiomas, temos frases e expressões idiomáticas que usamos para carregar situações particulares de sentido. Em inglês, por exemplo, temos expressões idiomáticas como “enxurrada de lágrimas”, “numa maré ruim”, “tentar manter a cabeça acima da água”, que se referem a situações emocionais.
Esse imaginário é transportado para nossos sonhos, onde a água geralmente representa lidar com emoções. Esse tipo de relação pode ser visto em outras expressões. O céu, por exemplo, com frequência simboliza pensamentos e idéias, com frases como “arejar as idéias” e “refrescar a cabeça”.
iG: As pessoas dão menos atenção a seus sonhos do que deveriam? 
Ian Wallace: A maior parte das pessoas menospreza seus sonhos, e muita gente, homens em especial, diz que nunca sonha. Contudo, todos sonham, como uma necessidade biológica para uma vida saudável.
Ao prestar atenção em nossos sonhos, podemos descobrir muito mais sobre quem realmente somos, sobre o que realmente precisamos e a melhor forma de conseguir essas coisas.
Quanto mais exploramos os sonhos que temos à noite, mais chances temos de alcançar nossas esperanças e ambições enquanto acordados.
iG: Qual a melhor forma de compreender os sonhos? Quão a sério devem ser levados? 
Ian Wallace: A melhor forma de trabalhar com seus sonhos é começar a gradualmente e com suavidade entender o que estão tentando te dizer. Muita gente pensa que sonhos acontecem com elas, mas o contrário é verdade também.
Nós que fazemos os sonhos acontecerem, somos os criadores de tudo que está neles. Nossos sonhos são mensagens importantes do nosso eu, e revelam informação vital a que talvez não tivéssemos acesso de outra forma.
iG: Muita gente tem medo de lembrar dos sonhos. É melhor tentar lembrar ou esquecer?
Ian Wallace: De longe é melhor tentar lembrar. Mesmo o pior pesadelo tem mensagens importantes. A maior parte dos pesadelos começa como um sonho simples e suave, onde nós estamos tentando dizer a nós mesmos algo importante.
Contudo, quando não prestamos atenção nesses sonhos ao despertar, tentamos nos forçar a prestar atenção a essas questões tornando os sonhos mais vívidos e assustadores.

A ideia não é nos assustar, mas chamar a atenção para algo, da mesma forma que você gritaria o nome de alguém cada vez mais alto se você quer chamar a atenção da pessoa e ela parece não estar percebendo.

Quanto mais você se lembra dos seus sonhos, independentemente de quanto eles sejam esquisitos ou assustadores, mais você pode acrescentar à sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário