quinta-feira, 26 de novembro de 2015

MOVIMENTO DOS OLHOS MUDA CENÁRIOS DURANTE OS SONHOS...

FONTE: , (inspiresaude.com).


Pela primeira vez, os cientistas conseguiram registrar a atividade de células individuais do cérebro durante o sono e descobriram que o movimento rápido dos olhos é responsável pela mudança dos cenários durante os sonhos. 

Yaval Nir, investigador da Universidade de Tel Aviv e um dos autores do estudo que contou com a colaboração de cientistas de Israel, Estados Unidos e França, explicou em entrevista à BBC que a equipa notou que assim que os olhos se movimentam – na fase do sono R.E.M – ocorrem explosões de atividade semelhantes às que acontecem durante o dia, quando se vê ou imagina uma nova imagem. 

Os cientistas sugerem que estes movimentos dos olhos durante o sono acompanham uma “mudança de cenário” nos sonhos, ou seja, que a pessoa passou de uma divisão da casa para outra, por exemplo.
As conclusões, do estudo foi publicado na revista Nature Communications, surgiram depois de os cientistas terem analisado um grupo de 19 participantes enquanto dormia, ao longo de vários anos. Para tal, foram implantados eletródos em várias regiões do cérebro, nomeadamente no lobo temporal mesial, que não está diretamente ligada à visão, mas sim com a imaginação (o que acontece quando se vê algo com os olhos fechados).


De acordo com Yaval Nir, já se acreditava há muito tempo que estes movimentos poderiam refletir o elemento visual dos sonhos, mas nunca houve uma prova clara disto, até agora – o momento em que foi traçada a primeira ligação entre o movimento dos olhos e o rumo dos sonhos por via do registo da atividade das células individuais do cérebro durante os sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário