sábado, 30 de junho de 2018

EDUCAÇÃO ALIMENTAR: APRENDA A COMER BEM...


FONTE:, http://www.maisequilibrio.com.br




Muito se tem falado sobre reeducação alimentar, mas será que não caberia melhor educação alimentar ou educação nutricional? Reeducar significa tornar a educar e educação significa o ato de educar, processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano.

educação alimentar compreende algo mais complexo, é um processo, ou seja, além da mudança de hábitos alimentares, existe o aprendizado do que é saudável, mantendo aspectos do indivíduo, é a construção do conhecimento, a vivência.

Para que cada um entenda e adquira bons hábitos alimentares e os transmita é necessário que a pessoa participe realmente do processo. Ela deve querer conhecer os alimentos, suas funções no corpo, sua importância, para entender o porque desses alimentos serem recomendados.

A alimentação não deve ser imposta como algo fixo, restrito, que gere sacrifícios. Deve ser algo planejado conforme as preferências da pessoa e principalmente levando em conta, hábitos e costumes, respeitando aspectos culturais, tudo com muito bom senso, e claro com o equilíbrio nutricional necessário.

É muito importante que o educador respeite a individualidade da pessoa e conheça seus hábitos atuais, para que aos poucos introduza o que é necessário melhorar e incentive para que continue mantendo o que é bom, garantido assim uma boa nutrição.

Mudar hábitos não é tarefa fácil, mas é possível. É um processo de educação e deve ser encarado dessa maneira, com erros, acertos, deslizes, recaídas, etapas vencidas e tudo mais que será necessário nesse processo. Tudo em busca da saúde do corpo e da mente, e lembre-se tudo ao seu tempo!

ENTENDA POR QUE UMA CERVEJA VARIA DE SABOR A DEPENDER DO LUGAR...



FONTE: *** Simone Ribeiro, https://leiamais.ba


Veja a relação entre qualidade e puro malte (sem adição de adjuntos).


Até ficar pronta para o consumo, existe um longo caminho entre a cerveja que você coloca no copo e a cevada que vem do campo. Na fábrica da Itaipava, em Alagoinhas, a 124 km de Salvador, a mistura do cereal com água reconhecida e abundante, lúpulo e fermento, passa também por alta tecnologia e profissionais com sentidos aguçados. O resultado é um produto competitivo para o mercado.

Por que uma mesma marca de cerveja varia de gosto a depender do lugar? Qual a relação entre qualidade e puro malte (sem adição de adjuntos)? Estas e outras perguntas são possíveis no Beer Tour (Tour Cervejeiro), onde se aprende como a cerveja é preparada nas suas diversas fases. Iniciativa do Grupo Petrópolis (RJ), ele é aberto a qualquer pessoa com mais de 18 anos, e não necessariamente amante de cerveja, e precisa ser agendado. 

Uma das seis unidades do Grupo Petrópolis, a cervejaria de Alagoinhas produz 450 milhões de litros por mês das marcas Itaipava e Crystal e, em breve, Lokal. O Tour Cervejeiro dura cerca de duas horas e termina com momento de degustação e parada na boutique de souvenirs. Para realizar a visita, algumas normas devem ser respeitadas: fotos apenas em locais permitidos; os sapatos são baixos e fechados; e nada de objetos ou roupas que possam escapulir do corpo ou das mãos.

Depois de dez dias, a cerveja.
No tour realizado para jornalistas, foi o mestre cervejeiro Matheus Facca quem recepcionou o grupo e explicou tintim por tintim do ciclo de produção da bebida: ele começa na Sala de Brassagem, onde água, lúpulo (uma folha prensada e de sabor amargo) e malte (o grão de cevada germinado e depois secado) são moídos e fervidos dentro de tanques de alta temperatura. O fruto dessa mistura é o "mosto" cervejeiro (ou líquido açucarado).


A segunda etapa do processo é a adição da levedura. Nesta fase, que dura dez dias, o mosto é transformado em cerveja, e o álcool surge naturalmente da fermentação. Mas falta ainda a maturação, tempo em que a cerveja fica "dormindo" para ser envasada a uma temperatura de zero grau. São cerca de 30 dias, período necessário para garantir o paladar e o aroma da cerveja. A fase final é chamada de filtração e condicionamento e garante brilho e transparência à bebida. 

Aí chega aquele momento especial para quem gosta de automação, barulho e velocidade (muita velocidade): o tour é encerrado na área de envase, diante de metros e mais metros de tubulações cruzadas; máquinas que lavam e enchem garrafas retornáveis do mercado; robôs que inserem e retiram caixas das esteiras e aplicam selos de proteção nas cervejas. São 62 mil garrafas e 128 mil latinhas produzidas por hora.  


Serviço.
Fábrica da Itaipava - Alagoinhas (BA) - Rodovia BR 101, km 114, s/n. Narandiba. Tel: (75) 3182-3400.

*** A jornalista fez o Tour Cervejeiro a convite do Grupo Petrópolis (RJ).

5 ALIMENTOS QUE NÃO DEVEM SER REQUENTADOS...


FONTE:, Elisa Provenzano, https://www.msn.com




O desperdício de comida é um dos maiores problemas da humanidade. No Brasil, são, em média, 41 mil toneladas de comida jogada fora por ano. No dia a dia em casa, um dos grandes artifícios para não desperdiçar comida é requentar os alimentos. Dessa forma, o que sobrou da última refeição pode ser reaproveitado para a próxima. Mas você sabia que existem alguns ingredientes que mudam de composição e podem acabar sendo nocivos à saúde? Conheça 5 alimentos que não devem ser requentados!

Alimentos que não devem ser requentados:

Ovo.
O ovo é um grande aliado da saúde e do bem-estar. Ingrediente essencial para o preparo de diversas receitas doces e salgadas, o ovo pode acabar gerando problemas à saúde quando requentado. Isso acontece porque, ao ser requentado, o ovo liberada algumas substâncias que podem ser tóxicas ao organismo.

Espinafre.
O espinafre é uma verdura de altíssimo teor nutricional e de baixo valor calórico. Quando consumido cru, em vitamina ou suco, ele está na sua forma mais nutritiva. Mas, ao ser requentado, a substância nitrato presente no espinafre, vira nitrito. Esse composto pode trazer malefícios ao organismo por se associar à hemoglobina, dificultando a sua ação normal de transporte de oxigênio ao organismo.

Aipo.
O aipo é um vegetal muito especial no que diz respeito aos benefícios que traz à saúde. Indicado às mulheres no período pré-menstrual, ele alivia as cólicas e tensões no corpo. Além disso, é responsável por diminuir os efeitos da insônia e melhorar o funcionamento do sistema digestivo. Porém, assim como o espinafre, o aipo contém nitrato na sua composição, que ao ser reaquecido transforma-se em nitrito, uma substância prejudicial ao corpo.


Batata.
Que a batata é um ingrediente delicioso e versátil todo mundo sabe. Diversas receitas deliciosas levam esse ingrediente, rico em benefícios ao organismo. Mas ao ser requentado, boa parte de seus nutrientes se perdem, diminuindo as vantagens que essa delícia proporciona ao corpo. Além disso, o seu sabor é alterado e ele pode liberar substâncias nocivas ao corpo. O melhor é consumi-la assim que pronta, evitando requentar posteriormente.


Frango.
Uma das proteínas animais mais consumidas no Brasil, o frango está sempre presente como parte integrante de uma alimentação balanceada. De baixo valor calórico, o frango é rico em benefícios à saúde. Porém, a sua alta composição proteica é alterada com as mudanças de temperatura. Portanto, cozinhar o frango, levá-lo à geladeira e requentá-lo posteriormente pode não ser uma boa ideia por causa da mudança que ocorre nas estruturas dos nutrientes.

BRASIL E MÉXICO SE ENFRENTARÃO COM UNIFORMES TRADICIONAIS NAS OITAVAS DA COPA DO MUNDO...


FONTE:,https://www.ibahia.com




Confronto será realizado nesta segunda-feira (2) e vale vaga nas quartas de final.

A Seleção Brasileira vai usar o uniforme tradicional para encarar o México pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Os comandados de Tite vão utilizar a camisa amarela, o calção azul e os meiões brancos. Em duas partidas, o Brasil entrou desta forma. 

Somente contra a Costa Rica, na segunda rodada, a Seleção utilizou o uniforme azul, que não usava desde a Copa do Mundo de 2010, quando perdeu para Holanda nas quartas de final e foi eliminada do torneio. 

Quem vai estar diferente é o goleiro Alisson, ele vai deixar o uniforme verde dos últimos jogos e usar o preto. 

O time mexicano também entrará em campo com seu uniforme tradicional, com verde, branco e vermelho. Na Copa do Mundo de 2014, quando as duas equipes se enfrentam os mexicanos trajaram o vermelho. 

Brasil e México se enfrentam nesta segunda-feira(02), às 11(de Brasília), na Arena Samara. A partida é válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia, quem vencer avança para às quartas, quem perder volta para casa. 

NÃO CONFUNDA ENXAQUECA COM DOR DE CABEÇA: ISSO PODE SER MUITO PERIGOSO...








Dores de cabeça constantes e fortes demais não podem ser tratadas apenas com tradicionais medicamentos analgésicos e precisam ser investigadas para descartar um problema mais sério: a enxaqueca.

Confundir os sintomas entre os incômodos semelhantes é comum, mas pode ser muito perigoso, já que um recente estudo realizado nos EUA comprovou que a enxaqueca pode aumentar os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).

Enxaqueca e AVC.


Esta não é a primeira vez enxaquecas têm sido associadas com acidentes vasculares cerebrais (AVC), especialmente as chamadas enxaqueca com aura, cujos sintomas são dores de cabeça acompanhadas ou seguidas por flashes de luz, pontos cegos ou formigamento nas mãos ou nos pés. De acordo com especialistas, a enxaqueca pode levar a acidente vascular cerebral porque alteraria a função dos vasos sanguíneos e aumentaria o risco de coágulos de sangue e fatores de risco vascular.

Diferença entre enxaqueca e dor de cabeça.


Mais graves, enxaquecas são consideradas condição neurológica que deixam mais de 90% dos pacientes debilitados e incapacitados de realizar suas atividades normais. Estima-se que o problema afeta uma em cada 10 pessoas em todo o mundo e costuma ser mais frequentemente entre mulheres.

Já a dor de cabeça, mais comum, normalmente aparece de repente e é uma recorrência de alimentação inadequada, fadiga, falta de sono ou mesmo provocada por alguma situação de estresse e ansiedade ou alterações hormonais.

SETE DICAS ESSENCIAIS PARA CUIDAR DA PELE NO INVERNO...

FONTE: Acyr Méra Júnior, da Agência O Globo,https://www.ibahia.com


Dermatologista ensina um regime eficaz.



Ao contrário do que muita gente pensa, o inverno é uma ótima época para os cuidados com a pele. Quem garante é o dermatologista Thales Bretas que, entre as novidades da estação mais fria do ano, destaca o Alma Prime, que diminui a gordura localizada e trata a flacidez.

Ele, que reforça que mesmo sem tanta exposição ao sol é fundamental manter o uso do filtro solar no inverno, dá dicas para manter a pele saudável nessa época.

Coragem: vale a pena.
Lave o rosto na pia, sempre com água fria mesmo. A mais gelada que puder. É difícil, eu sei. Mas é importante deixar o banho quente apenas para o corpo. É que a água quente e mesmo a morna, dos banhos demorados que muitos gostam de ter nesta época, retiram toda a camada lipídica de proteção da pele.

Pele que brilha.
Não precisa se desfazer dos seus cremes habituais no frio. Mas é sempre bom acrescentar um óleo corporal, como de amêndoas ou de uva, na mesma proporção do creme, e espalhar no corpo após sair do banho. A pele ainda ganha um brilho especial.

Depois do inverno, a primavera.
Não negligencie o corpo para correr atrás do prejuízo na primavera. O ideal é justamente intensificar os cuidados no inverno, usando tecnologias como o Alma Prime, que diminui a gordura localizada e trata a flacidez. Outra dica é contar com a ajuda dos bioestimuladores de colágeno.

Se joga no chá.
Aproveite o tempo frio para beber chás de cores claras. Além de esquentar, ao mesmo tempo ajudam na hidratação, já que temos o hábito de nos esquecer de beber água no frio.

Use filtro até para ver TV.
Passamos menos tempo no sol, mas os raios de luz de televisores e monitores também causam manchas na pele. Por isso, use filtro solar também no frio, de preferência com cor, diariamente.

Tchau pele seca.
Hidratantes e protetores labiais são importantes. No caso de peles ressecadas, indico também o uso noturno, antes de dormir. Você acordará com a pele e os lábios novinhos em folha.

Laser é vida.
Se não temos muito sol no inverno, uma boa solução é irradiar a pele com laser. Os ablativos combinam com a estação fria e rejuvenescem muito a pele agredida durante o verão. Uma boa opção é usar, com o devido acompanhamento médico, o laser de CO2 e o Erbium.

BENEFÍCIOS DAS FÉRIAS SE EVAPORAM EM POUCOS DIAS, MOSTRA ESTUDO...


FONTE: *** Jairo Bouer, https://doutorjairo.blogosfera.uol.com.br



Não existe nada melhor que tirar férias para se livrar do estresse relacionado ao trabalho. O problema é que o bem-estar dura pouco. Segundo um estudo norte-americano, para dois terços dos trabalhadores, os benefícios do período de descanso vai embora em poucos dias.

O levantamento foi feito pela internet por pesquisadores da Associação Americana de Psicologia, com mais de 1.500 pessoas com empregos de período integral e de meio período.

A maioria dos trabalhadores relatou efeitos positivos das férias, como voltar ao trabalho com humor mais positivo (68%), mais energia (66%) e motivação (57%), e menos estresse ​​(57% ). Além disso, consideraram que a qualidade do trabalho melhorou (55%), bem como a produtividade (58%).

Os autores do estudo observam que tirar férias regularmente pode ajudar a evitar o “burnout”, a síndrome de esgotamento associada ao trabalho, mas quando o problema já existe, a medida só funciona como paliativo.

No geral, mais de um terço dos americanos que trabalham (35%) relatou sentir estresse crônico durante o expediente, e apenas 41% afirmaram que o empregador fornece recursos suficientes para ajudar os funcionários a administrar o estresse. Apenas metade dos entende que seus empregadores fornecem recursos para ajudá-los a entender suas necessidades de saúde mental.

Além disso, cerca de 20% disseram ter sentido tensão durante as férias, 28% admitiram que acabaram trabalhando mais do que o planejado durante o descanso, e 42%, que temiam voltar ao trabalho.
Muitos sites oferecem dicas de como aproveitar melhor o tempo fora do escritório, mas isso não depende exclusivamente do empregado. A empresa deve ter políticas e práticas eficazes que permitam aos funcionários se ausentar com tranquilidade e sem serem acessados por e-mail ou telefone.

Apenas 41% dos entrevistados relataram que a cultura de sua organização encoraja a folga, e apenas 38% avaliaram que seu supervisor incentiva o descanso. Os resultados não chegam a surpreender, mas mostram que falta bom senso. O estresse não só prejudica o funcionários como as próprias empresas.

A pesquisa demonstrou que nas organizações que incentivam a folga, os funcionários sentem os benefícios do descanso por mais tempo. Nessas empresas, 71% relataram voltar com maior motivação, quando comparados com os funcionários sem incentivo (45%). As proporções foram semelhantes, em ambos os lados, nos critérios de produtividade. E mais de 80% disseram se sentir mais valorizados pelo empregador e satisfeitos com o emprego, contra 37% e 50%, respectivamente.
Entre os funcionários das empresas que estimulam as folgas, 81% foram mais propensos a responder que recomendariam a organização como um bom lugar para se trabalhar, contra 39% das que não incentivam o descanso de suas equipes. Vale lembrar que isso é importante para uma companhia atrair talentos.

Ainda nas organizações onde o tempo livre é incentivado, 64% dos funcionários disseram que seu empregador fornece recursos suficientes para ajudá-los a administrar seu estresse. Apenas 18% dos funcionários disseram o mesmo nos locais de trabalho em que o tempo livre não é incentivado.
Por último, o levantamento também avaliou as principais fontes de estresse relacionadas ao trabalho: baixos salários (49%), falta de oportunidade de crescimento (46%), carga excessiva (42%), horas demais e expectativas irrealistas (39% cada). Seriam necessárias diversas semanas extras de férias para compensar esses aspectos negativos.

PROCESSO DE IMPEACHMENT DE ABAD SERÁ ABERTO NO FLU APÓS AVANÇO DA OPOSIÇÃO...


FONTE: Leo Burlá, Do UOL, no Rio de Janeiro, https://esporte.uol.com.br



Cada vez mais pressionado no Fluminense, o presidente Pedro Abad está próximo de ter de enfrentar um processo que pode culminar com a sua destituição do cargo.

Antes improvável, o fantasma do impeachement é real e assombra o presidente, que tem contra si um requerimento já assinado por 55 conselheiros que querem sua saída. Pelo estatuto tricolor, 50 é o número mínimo para que o assunto vá adiante. Há previsão de que até 100 pessoas assinem o documento.

A ideia dos grupos que articulam a mudança de comando (Tricolor de Coração e Unido e Forte) é que o pedido seja protocolado já no dia 3 de julho, data da próxima reunião do Conselho Deliberativo do Flu. Esta parcela de descontentes afirma que Abad cometeu atos que caracterizariam gestão temerária. O pleito terá de ser analisado pela comissão de assuntos disciplinares, que emitirá o seu parecer. O processo, contudo, independe de um sinal verde deste grupo para seguir o seu curso.

O conselho do clube é composto por 242 pessoas, e o impedimento de Abad será efetivado caso dois terços se mostrem favoráveis. Se o impeachment for aprovado, nova eleição terá de ser convocada em até 45 dias.

Ainda que já tenham certeza da instauração do processo, os opositores sabem que a aprovação é uma missão para lá de complicada, especialmente pela dificuldade em mobilizar os grandes beneméritos, grupo considerado um pouco mais conservador.

O tema ganhou força desde que cinco vice-presidentes saíram da gestão de Abad. Com a debandada e a consequente oposição ao mandatário, aumentou o número de conselheiros desfavoráveis ao presidente.

Procurada, a assessoria de imprensa do Fluminense não comentou sobre o assunto.

PÍLULA DO DIA SEGUINTE FUNCIONA NO PERÍODO FÉRTIL? TIRE DÚVIDAS SOBRE MÉTODO...


FONTE:, Paulo Nobuo, https://www.msn.com





Método eficiente para evitar uma gravidez indesejada, a pílula do dia seguinte não deve ser encarada como um contraceptivo de rotina, pois o remédio é uma verdadeira bomba de hormônios que provoca diversos efeitos colaterais, uma vez que desarticula o ciclo menstrual.

Apesar de já ser bastante conhecida e utilizada, a pílula do dia seguinte ainda é cercada de mitos e dúvidas que podem levar a um uso equivocado que, inclusive, diminui muito sua eficácia. Um questionamento comum, por exemplo, é sobre sua ingestão durante o período fértil da mulher.

Tomar a pílula do dia seguinte no período fértil é eficaz?


Se a relação sexual sem proteção ocorreu durante o período fértil da mulher, as chances de engravidar, mesmo tomando a pílula do dia seguinte, podem ser maiores.

De acordo com a ginecologista e obstetra Dra. Karina Zulli, do Hospital e Maternidade São Luiz (SP), os riscos de gravidez no período variam entre 5 e 40%, uma vez que a eficácia do método não é de 100%.

Outros fatores podem influenciar na eficácia da pílula do dia seguinte. Um erro comum é esperar até o próximo dia da relação para tomar o medicamento. O quanto antes o remédio emergencial for ingerido, maiores as chances de evitar a gravidez.


Quando administrada até o fim do primeiro dia depois do sexo, a pílula do dia seguinte tem taxa de eficácia de até 95%, que cai para 85%, em média, no segundo dia. No terceiro dia após a relação sexual, o medicamento perde 50% de sua eficiência e, do quarto dia em diante, ela praticamente deixa de funcionar.

É importante ressaltar ainda que, mesmo tomando a pílula do dia seguinte corretamente, existem chances de engravidar, já que ela é até 15 vezes menos eficiente como método contraceptivo do que a pílula anticoncepcional.

ÁGUA COM GÁS DÁ CELULITE IGUAL AO REFRIGERANTE? DERMATOLOGISTA RESPONDE...


FONTE:  , https://www.vix.com





Você provavelmente já conhece os diversos malefícios para a saúde provocados pelo consumo excessivo de refrigerante, que vão dos riscos de desenvolver condições como hipertensão e sobrecarga dos rins, estrago nos dentes e, claro, aumento da celulite.

De acordo com Karla Assed, conhecida como a dermatologista das famosas por cuidar da beleza de estrelas como Xuxa, Angélica, Deborah Secco, por exemplo, explica que o refrigerante, mesmo as versões light e zero, favorece o ganho de peso e o acúmulo da gordura localizada, o que estimula o aparecimento dos terríveis furinhos.

Mas, ao contrário do que muita gente imagina, não é o gás presente na bebida que provoca o aparecimento ou agravamento da celulite. O que gera os furinhos na pele é o açúcar e o sódio que normalmente acompanham outras bebidas gaseificadas. Portanto, a água com gás pode ser consumida sem problemas, sem riscos de atrapalhar a beleza da pele.


Vale saber ainda que a água com gás é tão saudável quanto a natural, mas vale apostar sempre na versão mineral, que é mais rica em nutrientes. A quantidade de sódio, no entanto, merece atenção ao rótulo, já que pode variar de acordo com a marca da bebida. Tanto a água com gás como a sem gás possui a mesma capacidade e potencial de hidratação, não afetando o bom funcionamento do organismo.

A bebida também é livre de calorias, portanto, não engorda. Algumas pessoas podem apresentar desconforto e inchaço por causa do gás presente na bebida, mas a sensação é passageira. Quem sofre de gastrites ou problemas digestivos, porém, não devem exagerar na dose, já que podem sentir irritações na mucosa gástrica.

A DIETA QUE AJUDA A BAIXAR A PRESSÃO ARTERIAL...


FONTE:, André Biernath, https://www.msn.com




sal é um elemento fundamental para o balanço da pressão arterial. O dilema é que nós não sabemos usá-lo direito. Compare você mesmo: a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza o consumo de 5 gramas do tempero por dia, enquanto nós ingerimos 12 gramas. É mais que o dobro!
“Ao contrário de outros países, em que o problema está nos produtos industrializados lotados de sódio, no Brasil o exagero acontece com o sal de cozinha, usado no preparo das refeições”, observa a nutricionista Marcia Gowdak, da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH).

O excesso de pitadas salgadas faz o organismo reter líquido, aumentando o volume de sangue que circula pelo corpo. Como as artérias continuam com o calibre igual, a pressão sobe. Soa a clichê, mas não tem como fugir: trate de reeducar o paladar e maneirar no saleiro. Como a pressão (e o cardápio) não depende só de sal, outros ingredientes merecem atenção pelo bem dos vasos.

Para facilitar a vida, não há melhor estratégia do que seguir os preceitos da DASH (sigla em inglês de Abordagem Dietética para Frear a Hipertensão). “Criada há 20 anos, ela segue atual e está diretamente relacionada com a queda dos níveis de pressão”, elogia a nutricionista Regina Pereira, da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). Dê uma espiada abaixo nos nutrientes que a DASH indica e contraindica.

Nutrientes para ficar de olho.

Presente em quase todos os vegetais (não é só na banana, não), promove a eliminação do sódio por meio da urina.

Cálcio.
Regula o sistema nervoso simpático, que comanda o calibre dos vasos. Está nos lácteos. Prefira as versões desnatadas.

Magnésio.
Participa da contração muscular e garante um coração dentro do compasso. Nozes e castanhas são ricas nesse mineral.

Não têm efeito direto sobre a pressão, mas labutam pela integridade das artérias. Sempre bem-vindas.

Sal.
Muita moderação com o tempero. Sódio demais provoca retenção hídrica, o que faz a pressão decolar.

Álcool.
Uma ou duas doses até relaxam os vasos. Beber demais, porém, deixa os tubos sanguíneos tensos e contraídos.

O que a DASH preconiza diariamente.

Frutas, verduras e legumes: de 8 a 10 porções

Carnes magras, frango ou peixe: 2 porções

Lácteos: 3 porções

Cereais e grãos integrais: de 6 a 8 porções

Nozes e castanhas: 1 porção
De grão em grão…

Mudanças à mesa reduzem a pressão sistólica, o primeiro número da medida. Veja:

Emagrecer.
-1 mmHg (a cada quilo perdido)

Adotar a dieta DASH.
-11 mmHg

Cortar o sal em 25%.
De -5 a -6 mmHg

Caprichar na ingestão de potássio.
De -4 a -5 mmHg

Maneirar nas bebidas alcoólicas.
-4 mmHg

A gordura que conspira.
excesso de peso é um dos fatores que agravam a hipertensão. Logo, emagrecer é importante para aliviar o aperto nos vasos. Nos casos mais graves de obesidade, os médicos já discutem o efeito da cirurgia bariátrica no controle da hipertensão.

“Em nossa experiência, 83% dos pacientes operados conseguiram controlar a pressão e reduzir o uso de medicamentos”, conta o cirurgião Carlos Schiavon, que acaba de divulgar um estudo sobre o tema pelo Instituto de Pesquisa do Hospital do Coração, em São Paulo.