sábado, 30 de junho de 2018

5 ALIMENTOS QUE NÃO DEVEM SER REQUENTADOS...


FONTE:, Elisa Provenzano, https://www.msn.com




O desperdício de comida é um dos maiores problemas da humanidade. No Brasil, são, em média, 41 mil toneladas de comida jogada fora por ano. No dia a dia em casa, um dos grandes artifícios para não desperdiçar comida é requentar os alimentos. Dessa forma, o que sobrou da última refeição pode ser reaproveitado para a próxima. Mas você sabia que existem alguns ingredientes que mudam de composição e podem acabar sendo nocivos à saúde? Conheça 5 alimentos que não devem ser requentados!

Alimentos que não devem ser requentados:

Ovo.
O ovo é um grande aliado da saúde e do bem-estar. Ingrediente essencial para o preparo de diversas receitas doces e salgadas, o ovo pode acabar gerando problemas à saúde quando requentado. Isso acontece porque, ao ser requentado, o ovo liberada algumas substâncias que podem ser tóxicas ao organismo.

Espinafre.
O espinafre é uma verdura de altíssimo teor nutricional e de baixo valor calórico. Quando consumido cru, em vitamina ou suco, ele está na sua forma mais nutritiva. Mas, ao ser requentado, a substância nitrato presente no espinafre, vira nitrito. Esse composto pode trazer malefícios ao organismo por se associar à hemoglobina, dificultando a sua ação normal de transporte de oxigênio ao organismo.

Aipo.
O aipo é um vegetal muito especial no que diz respeito aos benefícios que traz à saúde. Indicado às mulheres no período pré-menstrual, ele alivia as cólicas e tensões no corpo. Além disso, é responsável por diminuir os efeitos da insônia e melhorar o funcionamento do sistema digestivo. Porém, assim como o espinafre, o aipo contém nitrato na sua composição, que ao ser reaquecido transforma-se em nitrito, uma substância prejudicial ao corpo.


Batata.
Que a batata é um ingrediente delicioso e versátil todo mundo sabe. Diversas receitas deliciosas levam esse ingrediente, rico em benefícios ao organismo. Mas ao ser requentado, boa parte de seus nutrientes se perdem, diminuindo as vantagens que essa delícia proporciona ao corpo. Além disso, o seu sabor é alterado e ele pode liberar substâncias nocivas ao corpo. O melhor é consumi-la assim que pronta, evitando requentar posteriormente.


Frango.
Uma das proteínas animais mais consumidas no Brasil, o frango está sempre presente como parte integrante de uma alimentação balanceada. De baixo valor calórico, o frango é rico em benefícios à saúde. Porém, a sua alta composição proteica é alterada com as mudanças de temperatura. Portanto, cozinhar o frango, levá-lo à geladeira e requentá-lo posteriormente pode não ser uma boa ideia por causa da mudança que ocorre nas estruturas dos nutrientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário