quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PREFEITO DE JEQUIÉ É ORIENTADO A ADOTAR AÇÕES PARA EVITAR NOVA EPIDEMIA DE DENGUE...

FONTE: Thiago Pereira (TRIBUNA DA BAHIA).
Preocupados com a possibilidade da ocorrência de uma nova epidemia de dengue no município de Jequié, localizado a 358 quilômetros de Salvador, os Ministérios Públicos Estadual (MP-BA) e Federal (MPF) encaminharam recomendação ao prefeito da cidade, Luiz Amaral, com orientações voltadas para a intensificação de ações preventivas à ocorrência de novos casos da doença.
Conforme as orientações, a prefeitura de Jequié deverá encaminhar, dentro de 15 dias, um plano emergencial de extinção de focos do vetor, com o roteiro dos bairros que serão visitados, lista dos agentes de combate às endemias escalados e recursos utilizados.
Além disso, deverá ser apresentado, também nesse prazo, um plano de contingência para fazer frente ao risco de epidemia, sobretudo da febre hemorrágica da doença, que, entre o fim de 2008 e o início de 2009, atingiu 10.500 pessoas e deixou 14 mortos.
Segundo os autores da recomendação, promotores de Justiça Maurício Pessoa, Luciano Borges, Gilmara Barretto e Maurício Cavalcanti e o procurador da República Ovídio Augusto Machado, dados do boletim epidemiológico da dengue em Jequié informam que os números de 2009 são 2094,20% maiores que os registrados em 2008.
“Em Jequié existe bairro com índice de infestação predial de 12,71%, sendo que o tolerável não passa do 1%. Por isso, a necessidade premente de ações emergenciais para a efetiva prevenção e combate à dengue no município”, justificam os promotores de Justiça e o procurador da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário