sábado, 28 de novembro de 2009

VEJA O QUE LEVAR EM CONTA EM CONTA NA COMPRA DE UMA TELEVISÃO...

FONTE: Folhapress (TRIBUNA DA BAHIA).

Ao contemplar anúncios de televisores, é fácil se perder entre siglas, termos técnicos complicados e uma lista infindável de especificações.
Confira as características principais que você deve observar na hora de escolher sua TV de alta definição.
RESOLUÇÃO.
A resolução do televisor é o número máximo de pixels (menor ponto gráfico da imagem) horizontais e verticais exibidos na tela -quanto maior esse valor, melhor será a nitidez da imagem gerada.
Atualmente, a maior resolução disponível para o consumidor final é a Full HD (1.920x 1.080) -é esse o padrão adotado nos discos Blu-ray, sucessores do DVD.
"A experiência de uso [do Full HD] passa a ser significativa em TVs acima de 32 polegadas", afirma Marcelo Zuffo, professor da Poli-USP.Ele afirma que, a partir de 42 polegadas, o consumidor deve preferir modelos com suporte a Full HD em vez da alta definição comum (1.366 x 768).
TAXAS.
A taxa de contraste expressa a diferença de brilho entre a parte mais escura e a mais clara da tela. Uma taxa alta indica pretos mais profundos e brancos mais brilhantes.
Como as empresas não adotam o mesmo padrão para medir essa característica, os números podem ser bastante discrepantes --de 10.000:1 até mais de 1.000.000:1, principalmente nos aparelhos mais novos de LED.
Atente-se ao valor do tempo de resposta --período que um ponto da tela (pixel) leva para passar do estado totalmente apagado para totalmente aceso, e do totalmente apagado novamente. Quanto menor o número, medido em milissegundos (ms), melhor. Um tempo de 4 ms é considerado ótimo.
Medida em Hertz (Hz), a taxa de atualização indica a fluidez de movimentos. Quanto maior a frequência, mais definidas vão ficar as cenas rápidas.
Uma taxa de 120 Hz é mais do que suficiente.
CONEXÕES HDMI.
Fique atento ao número de conexões HDMI (interface para multimídia em alta definição, na sigla em em inglês).
Prefira TVs com pelo menos duas --o conector de áudio e vídeo digital em alta definição, o mais avançado atualmente, é usado para ligar tocadores de Blu-ray e videogames modernos, como o PlayStation 3.
CONVERSOR INTEGRADO.
Atualmente, a maioria das fabricantes comercializa televisores com conversor integrado, o que dispensa a compra de um aparelho externo para receber o sinal digital transmitido pelas emissoras de televisão.
EXTRAS.
A presença de uma porta USB é uma boa pedida. Nela, você pode conectar periféricos como pendrives, para reproduzir na TV fotos, vídeos e música, por exemplo.Outro diferencial interessante é a inclusão de um disco rígido interno ou externo, que permite gravar conteúdo para ser visto depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário