terça-feira, 25 de abril de 2017

SINTOMAS DE GRAVIDEZ: PRIMEIROS SINAIS PARA SABER SE VOCÊ ESTÁ GRÁVIDA...

FONTE: , Dra Barbara Murayama, (http://www.msn.com).


Quando a mulher engravida o corpo passa por diferentes mudanças para se adaptar ao bebê que está se desenvolvendo. Algumas são facilmente perceptíveis, como o atraso na menstruação outras demoram um pouco mais aparecer e nem sempre são relacionados pela mulher como sintoma de gravidez, como um aumento no fluxo da saliva.

No entanto, é importante ressaltar que os sintomas de gravidez não são iguais para todas as mulheres. "Tudo depende da sensibilidade de cada uma, o momento em que cada sintoma aparece é muito variável. Há mulheres que já estão grávidas de quatro meses e podem não perceber, enquanto outras já têm enjoo na semana seguinte à fecundação", exemplifica o ginecologista e obstetra Corintio Mariani Neto, membro da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP).

Além disso, só um exame de gravidez, daqueles que detecta o hormônio beta-HCG pode confirmar de fato se há um bebê a caminho - aquele que é feito por exame de sangue, e não pela urina como o teste de gravidez de farmácia. "Além disso, ele precisa ser acompanhado do exame clínico e da ultrassonografia para se ter 100% de certeza", completa o ginecologista Raphael Câmara, diretor da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de Rio de Janeiro (SGORJ).

Sabendo disso, veja quais são os principais sintomas que sugerem uma gravidez e podem justificar uma consulta ao seu ginecologista:

Sintoma de gravidez 1: Atraso menstrual.
Muitos sintomas de gravidez podem aparecer em diferentes momentos, mas não há sintoma mais certeiro do que o atraso da menstruação. Ele ocorre por que o sangue da menstruação nada mais é do uma camada que o útero produz para acomodar melhor o embrião, e que é eliminada quando a gestação não ocorre. Ou seja, se a menstruação não desceu, o mais provável e que o sangue esteja sendo usado para sua finalidade original!

Para mulheres que têm ciclos menstruais de 28 dias, isso significa que se a menstruação atrasar até dois dias do habitual, já dá para desconfiar de gravidez! O problema é que muitas não têm tanto controle assim de sua menstruação. "Nesses casos, a mulher costuma desconfiar depois de um certo tempo, com o aparecimento dos outros sintomas", considera Câmara.

Sintoma 2: Enjoos.
O enjoo é o sintoma de gravidez mais clássico do primeiro trimestre. "Algumas mulheres podem começar a apresentá-lo logo no começo da segunda semana após a fecundação", explica Mariani. Mas é claro que o tempo de aparecimento e a intensidade varia de mulher para mulher, apesar de ser raro não apresentá-lo.

Os enjoos ocorrem devido as mudanças hormonais. "A teoria mais aceita é que o hormônio beta HCG provoque-os, pois ele atinge seu pico máximo no organismo da grávida perto de nove semanas e depois começa a diminuir na circulação, na mesma época em que as náuseas começam a passar", relaciona o especialista.

Sintoma 3: Mamas maiores e sensíveis.
Outro sintoma de gravidez bem acentuado são as mudanças nos seios. Isso ocorre porque o processo da gestação faz com que elas comecem a se desenvolver para que a mulher possa produzir leite na amamentação, havendo um aumento das glândulas e da vascularização. "A mama fica entumecida, mais turgida e dolorida, e pode chegar a aumentar até um ou dois números de sutiã", ressalta o ginecologista Luiz Fernando Dale, especialista em Reprodução Humana e diretor do Centro de Medicina da Reprodução no Rio de Janeiro. Algumas mulheres ficam com tanta sensibilidade na região que os seios doem até nos movimentos, como encostar o balançar.

Sintoma 4: Aréolas mais escuras.
Com tanta atividade e mudanças nas mamas, acaba havendo um aumento da vascularização da região, o que inclusive justifica tanta sensibilidade nesses órgãos. Isso também traz um sintoma de gravidez interessante: as aréolas dos seios tendem a ficar mais escuras do que antes. "Algumas mulheres, com o tempo, chegam a ficar com uma segunda aréola um pouco mais clara do que a original em volta", explica Mariani.

Além disso, podem se desenvolver pequenas protuberâncias nas aréolas, que costumam assustar as mães de primeira viagem. "Na verdade, eles são apenas os Tubérculo de Montgomery, glândulas sebáceas que ajudam a pele da região a se manter mais hidratada", ensina o especialista.

Sintoma 5: Pequeno sangramento.
Muitas mulheres relatam um pequeno sangramento no começo da gestação, normalmente atribuído ao momento em que o embrião se implanta na parede do útero, já que a fecundação ocorre nas trompas, mais próxima ao ovário. Os especialistas se dividem quanto a ocorrência desse sangramento. Muitos acreditam que ele pode não acontecer, enquanto outros afirmam que sim, é até comum encontrar mulheres que afirmam ter "menstruado" no começo da gravidez.

Sintoma 6: Maior frequência urinária
Outro sintoma de gravidez clássico do começo é o aumento da vontade de ir ao banheiro, principalmente a partir do segundo mês de gestação. "Conforme o útero cresce, se reposiciona no corpo, e vai comprimindo a bexiga. É comum a grávida acordar a noite com muita vontade de urinar, mas ter pouco líquido", conta Mariani. Claro que essa frequência urinária vai aumentando ao longo da gestação, com o crescimento do útero e do feto, e é muito mais discreta no comecinho. De acordo com o especialista, a bexiga se adapta a essa mudança inicial e depois, com o encaixe do bebê próximo à época do parto, a urgência de urinar volta.

Sintoma 7: Aumento abdominal.
Obviamente a barriga só fica realmente visível da metade para o final da gravidez, no entanto, desde o comecinho as mulheres mais atentas podem notar um pequeno aumento no abdômen, como se ela estivesse engordando um pouco e esse pode ser um sintoma de gravidez inicial também. Em parte é uma mudança de lugar que o útero tem de tamanho e local, para começar a acomodar o bebê. Mas há também a influência que os hormônios da gravidez exercem sobre o sistema digestivo. "Como há uma redução no trânsito intestinal, acaba havendo um inchaço da região", explica Mariani.

Sintoma 8: Prisão de ventre e aumento dos gases.
O intestino é totalmente afetado pela gestação, e suas mudanças também podem ser sintomas de gravidez no início. A progesterona reduz o trânsito intestinal, ou seja, o bolo alimentar demora bem mais tempo para fazer todo seu caminho até ser excretado como as fezes. Ou seja, defecar se torna algo muito mais demorado desde o começo, o que inclusive aumenta o inchaço abdominal.

Sintoma 9: Gases e cólicas pouco intensas.
Como consequência, a gestante também acumula muitos mais gases, outro sintoma de gravidez inicial. "Quando o bolo alimentar não anda, os gases ficam presos também, o que pode provocar cólicas e desconfortos", explica Dale.

Por isso mesmo, é comum que a gestante tenha pequenas cólicas intestinais, além das pequenas cólicas comuns do útero. "É importante que essas cólicas não sejam intensas e nem durem tempos muito longos, ou pode significar algum problema na gestação", alerta Mariani.

Sintoma 10: Aversão a cheiros fortes.
Não se sabe ao certo por que, mas as mulheres costumam a ter alterações no paladar e olfato durante a gestação. "É muito comum que uma gestante que adorava pastel, por exemplo, passe um bom tempo da gestação sem conseguir sentir o cheiro dele sem enjoar", exemplifica Mariani.

Sintoma 11: Desejos estranhos.
Junto com as alterações no olfato, a gestante pode ter desejos alimentares tanto por coisas comuns quanto por itens não comestíveis, como terra, tijolos, plástico... Esse transtorno alimentar se chama "pica" e tem fundo mais emocional e é comum no primeiro trimestre da gravidez. "Não há relação com problemas alimentares, como anemia por exemplo, como muita gente acredita. Normalmente, quando a gestante apresenta esses sintomas, é importante investigar se ela não está com algum problema familiar ou com o marido", ressalta Mariani.

Sintoma 12: Instabilidade emocional.
Gestantes costumam ser sensíveis e um aumento na facilidade em chorar pode ser também um sintoma de gravidez. Para Dale, tudo está relacionado à retenção de líquidos. "Pode haver um acúmulo de líquidos na cabeça, que pressiona o cérebro e muda a área do humor", explica o especialista. Além disso, é importante lembrar que a gravidez é um turbilhão de novas emoções, principalmente para quem está esperando o primeiro filho. Dúvidas sobre a saúde do bebê, como será o parto e se ela conseguirá amamentar, tudo isso passa pela cabeça dela, além da insegurança de começar uma experiência nova.

Sintoma 13: Aumento da libido.
Algumas gestantes relatam ter aumento da libido sexual. Do ponto de vista hormonal, isso até pode fazer sentido. "No primeiro trimestre a produção hormonal ainda ocorre no ovário, e como ele é superestimulado, pode acabar produzindo testosterona em excesso também, hormônio ligado ao desejo sexual", considera Dale. No entanto, com tantos outros sintomas ocorrendo, como o enjoo, a prisão de ventre e os gases, muitas gestantes não querem nem saber de sexo durante toda a gravidez.

Sintomas 14: Maior salivação.

A gestante tem uma produção aumentada de todas as secreções do corpo: suor, corrimentos, lágrimas... e saliva! O que pode acontecer com relativa frequência é a gestante produzir saliva demais. "Já vi muitas pacientes vindo ao consultório com uma toalhinha para cuspir, pois a produção de saliva é tão grande que engolir pode aumentar as náuseas", relata Mariani. Portanto, esse pode ser outro sintoma de gravidez inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário