FONTE: CORREIO DA BAHIA (redacao@correio24horas.com.br).
Este ano, até o dia 6 de abril, foram
registrados 11 casos de H1N1, e três pessoas morreram em Salvador.
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)
decidiu antecipar a campanha contra H1N1 e dará início à vacinação
a partir do dia 18 de abril. Até o dia 6 de abril, foram registrados 11
casos de H1N1, e três mortes, todas em Salvador, só neste ano.
Postos e centros de saúde de todos os municípios
baianos poderão iniciar a imunização a partir desta data. No dia 30,
será realizado o Dia D de mobilização nacional. A campanha nacional contra
gripe está marcada pra começar em 30 de abril, mas pelo menos em
oito estados e no Distrito Federal a aplicação das doses acontece antes.
A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS)
informou que ainda não recebeu as doses da vacina, que estariam sendo enviadas,
primeiro, para os municípios mais distantes da capital.
Nos principais laboratórios da rede privada de Salvador,
a vacina esgotou. No Laboratório Sabin, a dose custa R$ 130, mas não há mais
vacinas, nem previsão de chegada. No Seimi, a dose custa R$ 140, mas também
está em falta.
Terão acesso à vacina na rede pública o grupo de
risco - idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menos de 5
anos, trabalhadores da saúde, grávidas e mulheres até 45 dias após o parto,
indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, presos,
funcionários do sistema prisional, e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, que
estão sob medidas socioeducativas.
A vacina aplicada é a trivalente, que protege contra
H1N1, H3N2 (ambos vírus da Influenza A) e uma cepa da influenza B.
De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica
(Divep), o objetivo anual da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações
e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.
Este ano, a população estimada para vacinar é de
3.269.328 pessoas de todos os grupos prioritários. Para Ramon Saavedra,
coordenador do Programa Estadual de Imunizações, a antecipação da vacinação do
dia 30 para o dia 18 só foi possível com a chegada dos lotes da vacina
enviados, pelo Ministério da Saúde.
“A nossa meta, determinada pelo Ministério da Saúde, é
vacinar pelo menos, 80% de cada grupo prioritário, num total de 2.602.346
pessoas”, explica Saavedra. No ano passado, 81% da população estimada foi
vacinada e 286 municípios alcançaram o percentual preconizado de imunizar 80%
de sua população alvo.
Para a vacinação, a Bahia contará com 25 mil
trabalhadores do SUS e voluntários. Serão utilizados 4.500 veículos e 3.600
serviços de saúde e postos de vacinação estarão vacinando os grupos
prioritários.
As autoridades sanitárias pedem à população que
adote cuidados para evitar contrair a gripe H1N1, como lavagem das
mãos várias vezes ao dia; evitar tocar a face com as mãos e proteger a tosse e
o espirro, com lenço descartável; manter os ambientes ventilados; evitar
aglomerações e ambientes fechados.

Nenhum comentário:
Postar um comentário