FONTE: *** Rodrigo Loureiro, (olhardigital.uol.com.br).
A medida que
a tecnologia evolui, novas soluções são pensadas para substituir objetos que
hoje são considerados essenciais. Ao que indica, os cartões e notas de dinheiro
serão os próximos a ficarem para trás. Com olhos nos jogos olímpicos de Tóquio,
em 2020, o governo japonês está investindo no pagamento de produtos utilizando
impressões digitais.
A tecnologia
já começou a ser testada e, se aprovada, irá permitir que qualquer pessoa
realize compras sem a necessidade de carregar uma carteira lotada de notas. Bastaria,
apenas, posicionar o dedo em um mecanismo de leitura.
Além de
evitar o estresse das casas de câmbio, a inovação também garantiria mais
segurança aos turistas que correriam menos riscos de serem assaltados. Também
seria possível realizar saques de dinheiro em caixas eletrônicos utilizando
apenas os dedos.
Para realizar
o experimento de teste, o governo irá disponibilizar 300 scanners em centros
comerciais populares do país. As máquinas serão distribuídas em locais como
restaurantes, hotéis, lojas de souvenir e outros estabelecimentos.
Apesar de ser
uma novidade por se tratar da escala em que está sendo aplicada, a tecnologia
em si não é exatamente nova no Japão. Em outubro do ano passado, o parque Huis
Ten Bosch, em Nagasaki, introduziu um sistema de pagamento semelhante e que
também utilizava impressões digitais.
*** Via The Japan News.
*** Via The Japan News.

Nenhum comentário:
Postar um comentário