Especialistas
garantem que preparar o pequeno com antecedência para ida à escola pode fazer
com que essa mudança não cause tanto impacto.
Choro, birra,
abraços apertados em papai e mamãe. Essa é uma cena comum na porta das escolas
no início do ano letivo, principalmente envolvendo crianças que vão estudar
pela primeira vez. Apesar de cada criança reagir de um jeito a essa imersão em
um novo ambiente, especialistas garantem que preparar o pequeno com
antecedência para ida à escola pode fazer com que essa mudança não cause tanto
impacto.
De acordo com
Mariane Santiago Mendes, psicóloga do Hapvida, o ideal é que antes de começar
as aulas os pais levem a criança para conhecer a escola, tente se adaptar
ao novo ambiente ou até interaja com professores e futuros coleguinhas.
Assim, quando as aulas começarem não haverá um estranhamento tão grande.
"O choro é normal, porque a criança é acostumada a uma socialização em um
local e vai para outro totalmente diferente passar a maior parte do tempo”,
pontua a especialista.
Mendes diz que
o tempo de integração prévia varia conforme cada estudante. Há aqueles que
apenas uma tarde basta para se sentirem familiarizadas. Já outros precisam
fazer mais visitas ao local. Os pais devem ficar atentos e fazer essa análise.
Conforme a
psicóloga, o estudante deve ser levado para esse primeiro contato com a escola
cerca de 15 dias antes das aulas começarem, pois se a adaptação não ocorrer bem
no primeiro momento, haverá tempo hábil para uma nova tentativa.
A jornalista
Juliana Nobre, 32 anos, foi por esse caminho. Antes de matricular o filho
Vicente, de 1 ano e 2 meses, no grupo 2 da Escola Solaris, levou o pequeno para
conhecer o centro educativo, justamente como uma forma de ambientá-lo no local
onde ele vai passar todas as tardes a partir do próximo dia 5 de fevereiro. “Eu
levei ele na escola quando eu fui fazer a matrícula. Ele super adorou. Ficou
umas duas horas lá brincando com as crianças”, contou.
Juliana também
mudou a decoração do quarto de Vicente, pensando especialmente nesta nova fase
de aprendizado do pequeno. Ela montou um cantinho de estudos, com
mesinha, livros, lápis de cor e tinta. Conversar com Vicente sobre sua ida à
escola, mostrando o uniforme também foi uma tática desenvolvida
pela jornalista, mãe de primeira viagem.
Emoção.
A ida à escola
costuma ser o primeiro momento em que pais e filhos ficarão por tanto
tempo separados. A ansiedade e a tensão toma conta de muitos pais, mas Mariane
Santiago Mendes alerta que é preciso controlar as emoções e mostrar confiança
para que o processo de adaptação não seja prejudicado.
Ela aconselha
que o pai entre na sala para tranquilizar a criança e depois se retire. “É
importante que ele não entre novamente, porque se não isso vai virar um ciclo
contínuo. Sempre quando chegar nesse ambiente novo ela vai chorar, porque sabe
que o pai ou a mãe vai entrar na sala depois do choro. É o
jeito que ela tem de se expressar”, pontua.
Para facilitar
a vida de pais e filhos nessa imersão no mundo escolar, algumas escolas deixam
que os adultos acompanhem os estudantes pelo tempo que for necessário na escola
durante a primeira semana de adaptação do aluno.
Na opinião da
psicóloga, a medida é bem vinda principalmente para os estudantes que estranham
mais a escola. Porém, a especialista ressalta que o responsável deve ir
diminuindo aos poucos o seu tempo de permanência por lá.
Para tornar a
estadia do pequeno mais prazerosa em sua “nova casa”, os pais devem observar se
a escola possui um ambiente no qual seu filho vá se sentir bem. Tamanho do
espaço físico e quantidade de estudantes são alguns itens a serem observados.
Para crianças
com muita dificuldade de adaptação, segundo Mariane Santiago Mendes, vale
deixá-las levar para escola um brinquedo que goste bastante. Contudo, ele deve
ser retirado gradativamente, pois a ideia é que o pequeno passe a manipular
objetos diferentes dos que já brinca em casa. “Em um local diferente, com
brinquedos diferentes, ela pode aprender novos jogos e atividades”, finalizou a
psicóloga do Hapvida.
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