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No pedido, o promotor
Frederico Meinberg diz se tratar de "um dos maiores incidentes de
segurança já registrados no Brasil".
O Ministério Público do Distrito
Federal e Territórios (MPDFT) recomendou na quinta-feira que o site de compras
Netshoes, especializado em artigos esportivos, avise, por telefone ou
correspondência, quase 2 milhões de clientes a respeito de um vazamento de
dados, ocorrido a partir de uma falha de segurança na empresa. No pedido, o
promotor Frederico Meinberg diz se tratar de "um dos maiores incidentes de
segurança já registrados no Brasil".
Segundo a Procuradoria, a brecha,
revelada no início deste mês, fez com que informações pessoais como nome, CPF,
e-mail, data de nascimento e histórico de compras fossem revelados a hackers -
o órgão recomendou ainda que a empresa não faça nenhum tipo de pagamento aos
cibercriminosos que se aproveitaram da falha de segurança.
Aviso. O MP deu à Netshoes prazo
de três dias úteis para avisar os consumidores sobre o vazamento. Segundo o
pedido, a comunicação só será considerada válida com confirmação de recebimento
pelos usuários. Caso isso não aconteça, a empresa poderá ser acionada na
Justiça por danos morais e materiais por seus clientes.
Procurada pelo Estado, a Netshoes
respondeu que está "em contato com o Ministério Público a fim de avaliar
as medidas cabíveis ao caso dentro do prazo estabelecido". A empresa disse
ainda que "tem a proteção de dados como um de seus mais sólidos
compromissos".
Entre os usuários afetados, diz o
MP, há e-mails de servidores públicos, como da Presidência da República e da
Polícia Federal. "Com isso, o vazamento também pode permitir acesso a
e-mails institucionais de assuntos sensíveis", diz Rafael Zanatta,
pesquisador em telecomunicações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
(Idec). Para ele, os clientes devem pressionar a empresa a tomar atitudes e
mitigar danos.
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