quinta-feira, 31 de outubro de 2019

BARATA VIVA É ENCONTRADA EM PANELA DE PREPARO DE MERENDA...


FONTE: VEJA SÃO PAULO, Rafaela Bonilla, https://www.msn.com/

A partir desta quinta-feira (31), trezentos agentes do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE- SP) participam de uma fiscalização surpresa de merendas escolares em 266 escolas públicas, englobando mais de 200 municípios do estado. A operação, que teve início às 7h30 da manhã, já encontrou infrações como freezer descongelado, copos compartilhados, produtos vencidos e barata viva em panela.

De acordo com o TCE, o objetivo é vistoriar as condições da merenda, a qualidade dos alimentos e armazenamentos e inspecionar a regularidade no abastecimento nas unidades escolares.

Na Escola Municipal Professor Agnello Leandro Pereira, na cidade Pedro de Toledo, foram encontradas baratas vivas em locais onde guardavam as panelas. Já na Escola Municipal Professor Florestan Fernandes, em São Bernardo do Campo, a geladeira que mantinha as carnes para o preparo das merendas estava descongelada, em 19°C.

          

Na Escola Municipal Prof. Cleonice Aparecida Thiele, a porta do freezer não fecha e alimentos ficam descongelados. Em Embu Guaçu, na Escola Municipal Madalena Branca dos Santos, crianças utilizam copos compartilhados para beber água. Diversos alimentos vencidos foram apreendidos, como o caso da Escola Municipal Prof. Luiz Antonio Poloni Rizzato, onde o frango servido às crianças estava fora da data de validade há um mês.

Até as 11h da manhã, 200 escolas foram fiscalizadas e 25% delas estão com seus alimentos estocados inadequadamente.

Os agentes do TCE fizeram uma fiscalização parecida em maio deste ano pelas escolas do Estado. Na ocasião, em 10% dos locais visitados foram encontrados alimentos vencidos, 82% não tinham alvará da Vigilância Sanitária e 28% das escolas não estavam estocando seus alimentos adequadamente.
No final do dia, o Tribunal de Contas prevê divulgar um relatório comparativo entre a operação de hoje e a de maio.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário