sábado, 4 de janeiro de 2020

AFINAL, O LEITE É BENÉFICO OU NÃO PARA O SER HUMANO?...


FONTE: 

Como anda sua alimentação? Se a resposta para essa pergunta é negativa, chegou a hora de melhorar sua relação com a comida.

Como anda sua alimentação? Se a resposta para essa pergunta é negativa, chegou a hora de melhorar sua relação com a comida. A melhor forma de fazer isso é entender os benefícios nutricionais que cada alimento nos proporciona. O leite de vaca é um dos alimentos que merece sua atenção.

O leite pode beneficiar, e muito, as funções do corpo humano, entregando nutrientes importantes para o adequado funcionamento do organismo. Ele é rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e gorduras boas, por isso é considerado uma fonte importante de nutrientes.

                

A nutricionista Ana Paula Del’Arco, consultora da Viva Lácteos (Associação Brasileira de Laticínios), listou informações importantes a respeito deste alimento e seus principais benefícios para a saúde:

· PROTEÍNAS: as proteínas do soro do leite estimulam a síntese e a concentração de proteínas no sangue e nos tecidos, uma vez que são de rápida absorção, e por isso são ideias para situações de estresse metabólico;

· GORDURAS: a gordura presente no leite e seus derivados é benéfica à saúde. O consumo moderado desses alimentos traz benefícios à saúde cardiovascular, uma vez que todos os seus ácidos graxos formam um perfil lipídico único, compondo uma matriz que atua de maneira benéfica ao organismo;

· VITAMINAS: os lácteos são fontes importantes de vitaminas do complexo B, em especial as vitaminas B2 e B12, sendo os alimentos de origem animal fonte exclusiva de vitamina B12, por serem produzidas por bactérias e incorporadas aos tecidos animais. Os produtos lácteos também são ricos em vitaminas lipossolúveis (aquelas que precisam de gordura para se dissolver), como a vitamina A, sendo considerados as principais fontes desta vitamina para as crianças;

· SAIS MINERAIS: importante fonte de cálcio, fósforo, magnésio, potássio e sódio, o leite contribui para a adequada absorção de minerais, uma vez que contribui para tornar o pH do intestino propício para a absorção de minerais;

· PEPTÍDIOS: os peptídeos bioativos presentes nos lácteos influenciam positivamente diversos processos do organismo humano, beneficiando assim, a saúde cardiovascular e regulando a absorção de nutrientes. Iogurtes, leites fermentados e queijos são as principais fontes desses peptídeos.

Para Ana Paula, o leite e seus derivados são fontes importantes de diversos nutrientes, que favorecem as funções do corpo humano.

“Por serem de origem animal, estes alimentos têm  nutrientes que apresentam algumas conformações bioquímicas estruturais que favorecem sua absorção pelo corpo e interações entre os nutrientes, que auxiliam nas variadas funções do organismo”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário