sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

CARTA A MEU FILHO...


Meu filho, dito esta carta para que você saiba que estou vivo.

Quando você me estendeu a taça envenenada que me liquidou a existência, não pensávamos nisso.

Nem você, nem eu.

A idéia da morte vagueava longe de mim, porque esperava de suas mãos apenas o remédio anestesiante para a minha enxaqueca.

Entendi tudo, porém, quando você, transtornado, cerrou subitamente a porta e exclamou com frieza:

- Morre, velho!

As convulsões que me tomavam de improviso, traumatizavam-me a cabeça...

Era como se afiada navalha me cortasse as vísceras num braseiro de dor. Pude ainda, no entanto, reunir minhas forças em suprema ansiedade e contemplar você, diante de meus olhos.

Suas palavras ressoavam-me aos ouvidos: “- morre, velho!”

Era tudo o que você, alterado e irreconhecível, tinha agora a dizer.

Entretanto, o amor em minhalma era o mesmo.

Tornei à noite recuada quando o afaguei pela primeira vez.

Sua mãezinha dormia, extenuada...

Pequenino e tenro de encontro ao meu peito, senti em você meu próprio coração a vagir nos braços...

E as recordações desfilaram, sucessivas.

Você, qual passarinho contente a abrigar-se em meu colo, o álbum de fotografias em que sua imagem apresentava desenvolvimento gradativo em todas as posições, as festas de aniversário e os bolos coloridos enfeitados de velas que seus lábios miúdos apagavam sempre numa explosão de alegria... Rememorei nossa velha casa, a princípio humilde e pobre, que o meu suor convertera em larga habitação, rica e farta... Agoniado, recordei incidentes, desde muito esquecidos, nos quais me observava expulsando crianças ternas e maltrapilhas do grande jardim de inverno para que nosso lar fosse apenas seu... Reencontrei-me, trabalhando, qual suarento animal, para que as facilidades do mundo nos atendessem as ilusões e os caprichos... 

Em todos os quadros a se me reavivarem na lembrança, era você o grande soberano de nosso pequeno mundo...

O passado continuou a desdobrar-se, dentro de mim. Revisei nossa luta para que os livros lhe modificassem a mente, o baldado esforço para que a mocidade se lhe erigisse em alicerce nobre ao futuro... De volta às antigas preocupações que me assaltavam, anotei-lhe, de novo, as extravagâncias contínuas, os aperitivos, os bailes, os prazeres, as companhias desaconselháveis, a rebeldia constante e o carro de luxo com que o presenteei num momento infeliz...

Filho do meu coração, tudo isso revi...

Dera-lhe todo o dinheiro que conseguira ajuntar, mas você desejava o resto.

Nas vascas da morte, vi-o, ainda, mãos ansiosas, arrebatando-me o chaveiro para surripiar as últimas jóias de sua mãe...Vi perfeitamente quando você empalmou o dinheiro, que se mantinha fora de nossa conta bancária, e, porque não podia odiá-lo, orei – talvez com fervor e sinceridade pela primeira vez – rogando a Deus nos abençoasse e compreendendo, tardiamente, que a verdadeira felicidade de nossos filhos reside, antes de tudo, no trabalho e na educação com que lhes venhamos a honrar a vida.

Não dito esta carta para acusá-lo.

Nem de leve me passou pelo pensamento o propósito de anunciar-lhe o nome.

Você continua sangue de meu sangue, coração de meu coração.

Muitas vezes, ouvi dizer que há filhos criminosos, mas entendo hoje que, na maioria das circunstâncias, há, junto deles, pais delinqüentes por acreditarem muito mais na força do cofre que na riqueza do espírito, afogando-os, desde cedo, na sombra da preguiça e no vício da ingratidão.

Não venho falar, assim, unicamente a você, porque seu erro é o meu erro igualmente. Falo também a outros pais, companheiros meus de esperança, para que se precatem contra o demônio do ouro desnecessário, porque todo ouro desnecessário, quando não busca o conselho da caridade, é tentação à loucura.

Há quem diga que somente as mães sabem amar e, realmente, o regaço materno é uma bênção do paraíso. Entretanto, meu filho, os pais também amam e, por amar imensamente a você, dirijo-lhe a presente mensagem, afirmando-lhe estar em prece para que a nossa falta encontre socorro e tolerância nos tribunais da Divina Justiça, aos quais rogo me concedam, algum dia, a felicidade de tê-lo novamente ao meu lado, por retrato vivo de meu carinho... Então nós dois juntos, de passo acertado no trabalho e no bem, aprenderemos, enfim, como servir ao mundo, servindo a Deus.

Olá Alma Irmã, nossas Fraternais Saudações!
Que esta mensagem chegue com nossas melhores vibrações de Paz e Saúde!!
Obrigado pela companhia!!!
Centro Espírita Caminhos de Luz – Pedreira – SP – Brasil.

Pelo Espírito J., Do Livro: Luz no Lar, Médium: Francisco Cândido Xavier.

MIMETISMO E DEFINIÇÃO...


Amor em ação, amor entendimento, amor-brandura, amor em nome de Cristo que se imolou por amor. Não devemos nos esquecer, porém, de que Cristo nunca se achou fora do caminho aberto que conhecemos como sendo definição.

A astúcia se esconde sistematicamente no <>, a crueldade se encouraça no <> e a preguiça não sai do <>.

O espírita, herdeiro atual do Cristianismo sem distorções, não pode ignorar a necessidade do equilíbrio.

Compreensão e ternura, mas atitude firme, para que a névoa da ignorância não invada a atmosfera mental onde vivemos, induzindo os companheiros de viagem terrestre ao vale da indecisão.

Somos, involuntariamente, a bússola um dos outros. Os que marcham à frente ditam normas para os que se formalizam à retaguarda.

Todos influenciamos positivamente com o magnetismo da atitude. Daí o impositivo de sermos por fora o que somos por dentro.

Claramente é possível usar os valores afetivos em qualquer circunstância.

Misericórdia e paz em todas as situações, principalmente naquelas nas quais é preciso desembaraçar alguém da perturbação com a paciência e a abnegação de que não prescindimos para libertar o doente da enfermidade. Isso, contudo, não nos exime do culto à verdade.

Reportamo-nos, enlevados, ao amor que imperava nas coletividades cristãs do Evangelho nascente. 

Os primeiros seguidores de Jesus amavam-se ternamente como verdadeiros irmãos; entretanto, não foi tão-só a preço de doçura que venceram o sarcasmo e a perseguição de que se viram objeto.

O amor entre eles incluía a coragem, a franqueza, o desassombro e a fidelidade por ingredientes necessários ao triunfo sobre as vicissitudes da época, tanto quanto sobre si próprios.

Sejamos tolerantes no sentido construtivo, respeitando as vítimas de enganos consagrados e preconceitos infelizes, doando a cada uma delas algo de útil que as auxilie na edificação do bem, com vistas à emancipação futura. Mas conservemos atitude límpida pela qual sejamos identificados na condição de espíritas, a serviço do mundo renovado, evitando mimetismo e acomodação.
Olá Alma Irmã, nossas Fraternais Saudações!
Que esta mensagem chegue com nossas melhores vibrações de Paz e Saúde!!
Obrigado pela companhia!!!
Centro Espírita Caminhos de Luz – Pedreira – SP – Brasil.

Pelo Espírito André Luiz, Do Livro: Estude e Viva, Médium: Francisco Cândido Xavier.

VACINA TERAPÊUTICA PODE TRATAR LESÕES CERVICAIS...

FONTE: CLÁUDIA COLLUCCI, DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).

Depois do arsenal preventivo contra o câncer de colo do útero (exame papanicolaou e da vacina que previne o HPV), desponta agora uma vacina terapêutica que pretende evitar que células pré-cancerígenas se transformem em tumor de colo uterino.

Os resultados ainda são preliminares –apenas 12 mulheres com lesões cervicais ligadas ao vírus HPV foram testadas. O estudo foi publicado ontem na revista científica "Science Translational Medicine".

O tratamento potencializou a ação do sistema imunológico contra as células pré-cancerígenas presentes na lesão cervical. As mulheres receberam três injeções da vacina no braço durante oito semanas. Não houve recidiva.

Leonel Maldonado, um dos pesquisadores do estudo e professor do Johns Hopkins Medical Institutions, afirma que o tratamento acelera a reação dos linfócitos T, que combatem a reprodução desordenada de células.

Após a aplicação da vacina, os pesquisadores compararam as respostas autoimunes. Foi observado que as células T se manifestaram em níveis antes não vistos. Espera-se que, com isso, as respostas imunes geradas pela vacina tenham o potencial de induzir a regressão completa da lesão cervical.


No futuro, a expectativa é que essas vacinas evitem as cirurgias para a retirada de lesões do colo do útero. Hoje, parte do colo é removida, o que pode causar infertilidade e partos prematuros.

PROBIÓTICOS CONTRIBUEM PARA QUEM QUER PERDER PESO, REVELA ESTUDO...

FONTE: Do UOL, em São Paulo (boaforma.uol.com.br).

Emagrecer já não é uma tarefa fácil, mas manter os quilos perdidos é uma meta ainda mais difícil. Segundo um estudo publicado no British Journal of Nutrition, a ingestão de probióticos contribuiu para que as mulheres pudessem alcançar essa meta.

Estudos anteriores já haviam constatado que a flora intestinal de indivíduos obesos é diferente da de pessoas magras. O motivo dessa diferença é que uma dieta rica em gordura e pobre em fibras promove o crescimento de certas bactérias em detrimento de outras. Os pesquisadores da Universidade de Laval, no Canadá, tentaram determinar se o consumo de probióticos ajudaria a repor o equilíbrio da microbiota intestinal em favor de bactérias que promovem uma perda de peso saudável.

Para testar a hipótese, eles recrutaram 125 homens e mulheres com sobrepeso. Os participantes foram submetidos a uma dieta de 12 semanas, seguida por um período de 12 semanas destinado à manutenção do peso corporal. Ao longo de todo o estudo, metade dos indivíduos tomou dois comprimidos diariamente com probióticos da família do Lactobacillus rhamnosus, enquanto a outra metade recebeu um placebo.

Após o período da dieta de 12 semanas, os cientistas observaram uma perda de peso média de 4,4 quilos nas mulheres que consumiram o probiótico e de 2,6 quilos no grupo feminino que tomou o placebo. No entanto, não foram observadas diferenças na perda de peso entre os homens dos dois grupos. "Não sabemos por que os probióticos não têm qualquer efeito sobre os homens. Pode ser uma questão de dosagem ou por o período do estudo ter sido muito curto", afirma Angelo Tremblay, um dos autores.

No período de manutenção, o peso das mulheres do grupo placebo se manteve estável, mas o grupo das que tomaram probióticos continuou a perder peso - ao todo, a média de emagrecimento foi de 5,2 quilos por pessoa. 

A pesquisa mostrou que as mulheres que consumiram probióticos perderam duas vezes mais peso durante as 24 semanas do estudo. Os pesquisadores também observaram uma queda no hormônio leptina, responsável por regular o apetite, neste grupo, bem como uma concentração inferior das bactérias intestinais relacionadas com a obesidade.

De acordo com Tremblay, os probióticos atuam alterando a permeabilidade da parede intestinal, impedindo que certas moléculas pró-inflamatórias entrem na corrente sanguínea.


Este estudo utilizou apenas uma cepa de Lactobacillus rhamnosus, mas Tremblay acredita que outros probióticos encontrados em produtos lácteos poderiam ter efeito similar. Ele ressalta, porém, que essas bactérias tendem a beneficiar mais pessoas que mantém uma alimentação saudável, com baixo teor de gordura e ingestão de fibras adequada.

MEC AUTORIZA ABERTURA DE CURSO DE MEDICINA EM FACULDADE NA BAHIA...

FONTE: Agência Brasil, CORREIO DA BAHIA.

Serão criadas 1.340 vagas anuais em cursos em todo país.

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação autorizou a criação de 1.340 vagas anuais para cursos de medicina. As vagas são resultado da ampliação de cursos já existentes e da abertura de dois cursos. A autorização está publicada em portarias na edição de quinta-feira (30) do Diário Oficial da União.

Os cursos foram abertos em duas instituições particulares, a Faculdade de Ciências Agrárias e da Saúde, localizada em Lauro Freitas, na Bahia, e o Instituto Superior de Teologia Aplicada, em Sobral, no Ceará. Cada um dos cursos terá 100 vagas anuais.

O aumento de vagas em cursos já existentes abrange 11 instituições. De acordo com o Ministério da Educação, para universidades particulares, foram criadas mil vagas distribuídas nos estados do Pará, de São Paulo, do Paraná, de Minas Gerais e de Mato Grosso do Sul. Nas universidades federais de Mato Grosso do Sul e do Amapá, os cursos de medicina terão, respectivamente, 80 e 60 vagas a mais.

CRIANÇAS OBESAS TÊM MAIS CHANCES DE CONTINUAREM OBESAS, DIZ ESTUDO...


FONTE: GINA KOLATA, DO NEW YORK TIMES (www1.folha.uol.com.br).

Um estudo publicado no "New England Journal of Medicine" com mais de 7.000 crianças dos EUA revelou que um terço das crianças que estavam acima do peso adequado no jardim de infância eram obesas quando chegaram à oitava série.

Além disso, uma criança que é obesa no jardim de infância tem risco quatro vezes maior de ser obesa na adolescência do que uma criança com peso normal.

"A mensagem principal é que a obesidade se estabelece muito cedo na vida e continua na adolescência e na idade adulta", afirma Ruth Loos, professora de medicina preventiva da Icahn School of Medicine, em Nova York, que não esteve envolvida com a pesquisa.

O resultado surgiu a partir da análise de um estudo que acompanhou crianças dos 5 aos 14 anos.
Segundo os autores do estudo, os dados podem ajudar a reformular iniciativas de combate à obesidade infantil e sugerem que os esforços devem começar mais cedo.

Os resultados não explicam por que isso acontece. Predisposições genéticas e ambientes que estimulem as crianças a comerem mais são algumas das razões apontadas por especialistas.

O estudo, porém, ajuda a explicar por que muitos dos esforços feitos para que as crianças percam peso muitas vezes não surtem efeitos. A resposta pode estar no fato de que muitas campanhas de combate à obesidade hoje têm como foco crianças em idade escolar, em vez de começarem antes, em crianças do jardim de infância e já com problemas de peso.

          
Estudos anteriores já relacionavam a obesidade à idade de crianças, mas não mostravam se e como o peso delas mudava com o tempo. Embora importantes para entender a obesidade infantil, as pesquisas não indicavam como a doença se desenvolve.

"É quase como se o estudo dissesse que, caso você consiga chegar ao jardim de infância sem aumento de peso, as chances de você não se tornar obeso são maiores", explica Jeffrey P. Koplan, vice-presidente do Emory Global Health Institute, em Atlanta.

O levantamento acompanhou 7.738 crianças americanas. Pesquisadores mediram a altura e o peso dos participantes sete vezes, do jardim de infância à oitava série.

Quando as crianças entraram no jardim de infância, 12,4% eram obesas. Na oitava série, esse índice era de 20,8%. Metade da crianças que eram obesas aos cinco anos permaneceu obesa quando chegou à oitava série e grande parte das crianças que eram muito obesas continuaram assim aos 14 anos.


Etnia e renda familiar foram variáveis importantes –crianças hispânicas e com renda menor tinham risco mais alto de serem obesas.

FELIPÃO PROMETE NOVIDADES NA SELEÇÃO BRASILEIRA PARA O JOGO NA ÁFRICA DO SUL...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
        
O técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, pretende observar alguns jogadores que ainda não foram convocados por ele, no próximo amistoso que a equipe irá realizar, no dia 5 de março, contra a África do Sul, em Joanesburgo. A partida será a última do Brasil antes da divulgação final da lista de atletas que irão disputar a Copa do Mundo de 2014. A convocação para o duelo será no dia 11 de fevereiro.

“Nós precisamos ter definidas, para o jogo de março, por ser o último amistoso e a gente terá a oportunidade de observar um ou outro jogador que ainda não foi convocado por nós. Faremos aquele contato normal para ter algumas definições de determinadas situações e de uma série de detalhes com a direção, para deixar tudo organizado para a fase final de preparação para a Copa”, disse Felipão.


A comissão técnica da Seleção Brasileira se reuniu na quarta-feira (29), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Felipão, os auxiliares Parreira e Murtosa, além do analista de desempenho Thiago Larghi, assistiram a vários vídeos e analisaram uma série de jogos. A lista final para a Copa será divulgada em 7 de maio.

ANVISA VAI AGILIZAR A LIBERAÇÃO DE COSMÉTICOS...


FONTE: GIULIANA MIRANDA, DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) lançou ontem uma ferramenta eletrônica que deve diminuir o tempo de espera para a aprovação de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal.

A análise dos processos passará a ser feita de forma eletrônica. Com base na composição, aplicação e outros critérios, em muitos casos poderá haver uma liberação automática do produto.

Segundo Dirceu Barbano, diretor da Anvisa, a medida permitirá que o corpo técnico da agência se concentre nos produtos que poderiam ter maior impacto na saúde, como protetores solares e alisantes de cabelo.

Cerca de 2.000 processos físicos que estão na fila de espera já devem ser beneficiados pela digitalização, se cumprirem os requisitos exigidos pela nova ferramenta.

O setor é um dos que mais crescem no Brasil, o terceiro maior cmercado desses produtos no mundo–atrás dos EUA e do Japão. Em 2012, a Anvisa recebeu mais de 95 mil petições relativas eles.

Para representantes da indústria, a burocracia na liberação de produtos prejudica a competitividade brasileira.

"Esse é um momento muito especial", comemorou o presidente da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), João Carlos Basilio. "Agora, a indústria vai poder se preparar para os lançamentos."

SAIBA POR QUE NOS SENTIMOS MAIS CANSADOS NO VERÃO...

FONTE: Doutíssima, TRIBUNA DA BAHIA.

Com o calor do verão se aproximando, a moleza e o cansaço também chegam. A sensação de fadiga, indisposição, sono excessivo, moleza no corpo, mal-estar e até a desmotivação e a improdutividade crescem conforme a temperatura sobe. Muitas vezes pode ser difícil se livrar dos sintomas. Mas não espere o inverno voltar para a sensação ruim passar e entender o que acontece com seu organismo. Descubra agora por que nos sentimos mais cansados no verão e saiba o que fazer para recuperar o ânimo e a disposição.

Variação na temperatura.
A variação na temperatura ambiente, particularmente quando há ondas de calor extremas e bruscas, pode gerar cansaço e mal-estar até o corpo se adaptar à mudança. Nos dias mais quentes, gasta-se mais energia para manter o corpo na temperatura normal (37ºC aproximadamente). O organismo responde imediatamente através da transpiração, que “refresca” a pele através da retirada de calor. Além disso, a pressão sanguínea cai e dilata as veias, fazendo o coração trabalhar mais para transportar o oxigênio. Os sintomas tendem a passar conforme o corpo se acostuma às altas temperaturas, mas é bom sempre ficar atento a outras complicações que o verão pode trazer.
Desidratação.
A desidratação é uma das causas mais comuns de fadiga, indisposição e tonturas. No verão, o corpo pode perder muito líquido através do suor e, caso não haja uma reposição adequada, pode ocasionar sintomas como boca seca, dores de cabeça, enjoo, pouca urina de cor amarela escura, cansaço corporal e abatimento (causando olheiras e pele sem elasticidade). É muito importante beber ao menos dois litros de água por dia, em especial quando estiver muito calor. Repositores de eletrólitos, como as bebidas esportivas, também ajudam a diminuir os sintomas. No caso de desidratação grave, é importante buscar ajuda médica o mais rápido possível para que a reidratação seja feita de forma adequada.

Excesso de sol.
O excesso de calor nos dias abafados e a incidência direta do sol podem causar hipertermia, condição que eleva a temperatura corporal a mais de 40ºC. Esse problema é especialmente perigoso para crianças, idosos e pessoas com pressão alta e pode ser ocasionado por insolação ou excesso de abafamento. A hipertermia gera exaustão extrema, dor de cabeça, batimento cardíaco acelerado, pele avermelhada e seca ou excessivamente suada, calafrios, tontura, enjoo e confusão mental. No caso de longa exposição ao sol ou ao calor, é importante buscar acompanhamento médico imediato. Para evitar a hipertermia e a insolação, proteja-se do sol e do calor na sombra e mantenha-se sempre hidratado.
Problemas de sono.

A insônia é um sintoma da fadiga causada pelo excesso de calor menos nocivo, mas igualmente incômodo. Tentar dormir em um ambiente muito abafado ou durante o verão pode ser frustrante. De acordo com estudos, temperaturas acima de 25ºC dificultam a manutenção do sono, causando insônia. E, mesmo que você consiga dormir no calor, o sono não será tão reparador quanto em temperaturas mais amenas. Por causa do sono leve ou da insônia, fica muito mais difícil se concentrar e ter energia no dia seguinte. Durma com ventiladores ligados e mantenha sempre um copo d’água e uma toalha úmida por perto para se refrescar quando for dormir.

CHÁ DE UXI AMARELO E UNHA-DE-GATO PARA INFERTILIDADE...


            
A combinação do chá de uxi amarelo com unha-de-gato é sempre citada quando o assunto são problemas uterinos ou dificuldade para engravidar. A justificativa está nas propriedades imunoestimulantes e anti-inflamatórias das plantas, que reduzem os cistos e miomas presente no útero e que dificultam a gravidez.

Benefícios do uxi amarelo.

Utilizado em forma de chá obtido através da infusão de suas cascas, o uxi amarelo ajuda no tratamento de miomas e cistos uterinos, infecções urinárias e descontroles menstruais.

Benefícios da unha-de-gato.

Além das ações contra gripes e viroses, o chá de unha-de-gato age como um poderoso anti-inflamatório e estimula o sistema imunológico, além de melhorar a circulação sanguínea e combater a retenção de líquidos.
          
Estudos conduzidos pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma) indicam que a combinação reduz em até 60% os sintomas da endometriose, doença uterina que atrapalha a fertilização.

Chá de uxi amarelo com unha-de-gato.

Os chás devem ser feitos separadamente. O uxi amarelo deve ser ingerido pela manhã, enquanto a mistura obtida através da unha-de-gato na parte da tarde.

Para o
chá de uxi amarelo, ferva 2 colheres de sopa da casca da planta com meio litro de água e tome em jejum.

Para o
chá de unha-de-gato, ferva 2 colheres de sopa da planta ressecada em meio litro de água e toma no final da tarde, antes do jantar.

Em caso de gravidez constatada, o tratamento deve ser interrompido e um médico consultado.

97% DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS ENTRE 6 E 9 ANOS USAM INTERNET, DIZ ESTUDO...

FONTE: iG São Paulo, TRIBUNA DA BAHIA.

Uma pesquisa revelou que praticamente toda criança brasileira com idade entre 6 e 9 anos está online. Além disso, mais da metade tem o seu próprio perfil no Facebook. O projeto foi realizado pela empresa de cibersegurança AVG com mães e pais conectados de nove países além do Brasil.

A presença online brasileira é marcante, mas acompanha a média mundial de uso de internet na mesma faixa etária, de 89%, segundo o estudo. O Brasil ganha larga vantagem, no entanto, no quesito interatividade no Facebook. Os pequenos brasileiros (54%) são mais que o triplo dos internautas dos demais países (16%), apesar de a rede estabelecer idade mínima de 13 anos. O estudo nacional foi divulgado na última semana de janeiro e o balanço global da empresa tem lançamento previso para o dia 3 de fevereiro.

Mais de dez horas online.
Ainda de acordo com o levantamento - resultado de entrevistas realizadas no final do ano passado - a maioria (40%) das crianças brasileiras gasta entre duas e cinco horas online, enquanto 27% ficam conectadas entre cinco e dez horas e 16% ultrapassam dez horas. Nos EUA, o último grupo fica em 12%.
A pesquisa ainda questionou o que leva os pais a compartilharem fotos dos seus filhos na internet. As principais motivações brasileiras foram: dividir com amigos e família, anunciar uma ocasião e eternizar o momento para que os filhos possam ver no futuro.

Os resultados apontam ainda que o cenário não irá mudar nas próximas gerações no País. Crianças entre três e cinco anos já sabem ligar um computador ou tablet (76%), jogam online (73%), sabem abrir um navegador (42%) e conseguem utilizar um smartphone (42%).

CHÁ DE UXI AMARELO PARA PROBLEMA UTERINOS: BENEFÍCIOS...


          
Árvore comum na Amazônia e que pode chegar até 30 metros de altura, a uxi amarela é popularmente conhecida como a planta que trata problemas uterinos. Além de ser utilizada para curar a infertilidade feminina, ela ajuda no tratamento de problemas uterinos, como cistos, endometrioses e ovários policísticos.

Benefícios do uxi amarelo.

Utilizada na medicina natural através da infusão das cascas, o chá de uxi amarelo possui substâncias anti-inflamatórias, antimutagênicas, antioxidantes, antimoral, antiviral, citostática, depurativa, diurética, hipotensora, imunoestimulante, regeneradora e vermífuga e, portanto:
  • Combate inflamações;
  • Previne o câncer;
  • Combate o envelhecimento precoce;
  • Auxilia no tratamento de doenças virais;
  • Filtra o sangue;
  • Acaba com a retenção de líquidos;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Elimina lombrigas, amebas e solitárias;

Uxi amarelo para problemas uterinos.

         
Porém, embora seja um complemento para aumentar a vitalidade de todo corpo, suas principais ações são no sistema reprodutor feminino, já que o chá de uxi amarelo diminui cólicas menstruais, controla o fluxo sanguíneo, combate inflamações uterinas, auxilia no tratamento de miomas, intensifica a eliminação de cistos e evita hemorragias uterinas, além de tratar infecções urinárias.

Uxi amarelo com unha de gato.

Conhecido como um tratamento natural para a infertilidade, a combinação de chá de unha de gato com uxi amarelo trata os problemas uterinos que atrapalham a fecundação e, portanto, são conhecidos como chás para engravidar.

Como fazer chá de uxi amarelo.

         

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de casca de uxi amarelo triturada;
  • 1 litro de água

Como fazer.

Ferva a casca triturada em um litro de água por 5 minutos. Abafe por mais 10 minutos e coe. Adoce com mel ou adoçantes naturais.

Atenção!


O uso do chá de uxi amarelo não deve ser substituto do acompanhamento médico e dos tratamentos indicados pelo especialista.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

CÁPSULAS DE ALHO NÃO FUNCIONAM CONTRA CANDIDÍASE VAGINAL...

FONTE: The New York Times (noticias.uol.com.br).

O suplemento de alho, remédio popular contra a candidíase vaginal, teve sua ineficácia demonstrada por um experimento randomizado.

Pesquisadores australianos designaram de forma aleatória 59 mulheres, de 18 a 50 anos, cujas amostras de culturas coletadas da vagina foram positivas para o Candida albicans - fungo geralmente responsável pelas infecções vaginais - a receberem três capsulas de alho de 350 miligramas ou placebos, duas vezes ao dia, por 14 dias. Os pacientes e os autores do estudo não sabiam quais participantes tinham recebido cápsulas de alho e quais tinham tomado placebo.

Os pesquisadores controlaram as variáveis idade, escolaridade, tabagismo, alergias e atividade sexual, entre outras, e não encontraram diferenças nos dois grupos no número de mulheres que permaneceram infectadas ao término de um período de duas semanas.

O estudo foi publicado online no periódico BJOG, de Obstetrícia e Ginecologia, e os autores reconhecem que a amostra era razoavelmente pequena, e que um estudo mais duradouro, com mais participantes ou doses mais altas do medicamento, talvez obtivesse resultados diferentes.

Algumas mulheres usam alho de forma tópica. Todavia, Cathy J. Watson, principal autora do estudo, afirmou que o uso tópico também nunca teve sua eficácia demonstrada.

"Se a pessoa quiser experimentar, provavelmente não fará mal. Entretanto, atualmente não existem evidências da eficácia do alho", afirmou Watson, pesquisadora da Universidade de Melbourne e enfermeira clínica do Royal Hospital da Mulher.


De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, os casos simples de candidíase vaginal devem ser tratados com um dos diversos cremes, óvulos e comprimidos antifúngicos disponíveis sem receita, e o tratamento geralmente dura menos de duas semanas. Os casos graves ou recorrentes talvez requeiram um tratamento adicional.

ESTUDO ALERTA: VITAMINAS PODEM AUMENTAR RISCO DE CÂNCER DE PULMÃO...

FONTE: Jean-Louis Santini, em Washington  (noticias.uol.com.br).

As pessoas que fumam ou que têm câncer de pulmão devem pensar duas vezes antes de tomar suplementos vitamínicos, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira (29) que mostrou que certos antioxidantes podem impulsionar o crescimento de tumores malignos.

Os suplementos de vitaminas antioxidantes aceleram o desenvolvimento de lesões pré-cancerosas e o câncer de pulmão em fase precoce, destacou o estudo sueco publicado na revista médica americana Science Translational Medicine, que pela primeira vez esclareceu esse mecanismo.

Os antioxidantes, como as vitaminas A, C e E, permitem neutralizar os radicais livres produzidos pelo organismo que são prejudiciais, porque seu alto poder oxidante pode causar danos às células, acelerar o envelhecimento e provocar câncer.

Paradoxo.
Durante muito tempo, os cientistas acreditaram que os antioxidantes poderiam ajudar a evitar tumores cancerígenos, mas vários estudos clínicos recentes sugerem que não têm efeito algum para evitar o câncer de pulmão em particular. Pior ainda, podem inclusive aumentar o risco em grupos vulneráveis, como o dos fumantes.

A razão desse paradoxo era desconhecida até agora, afirmou o professor Martin Bergö, da Universidade de Gotemburgo, Suécia, principal autor deste trabalho.

Para a pesquisa, ratos geneticamente modificados para desenvolver pequenos tumores receberam suplementos de vitamina E e um remédio antioxidante.

"Constatamos que esses antioxidantes triplicaram o número de tumores e também aceleraram em grande medida a sua agressividade", afirmou Bergö durante coletiva por telefone.

"E os antioxidantes causaram a morte desses ratos duas vezes mais rápido", acrescentou, ressaltando que os efeitos destas substâncias dependem da dose. Assim, quanto maiores as doses, maiores os efeitos.

Estas descobertas foram replicadas em dois modelos de pesquisa diferentes, em ratos e em células cancerosas de pulmão in vitro, destacou o pesquisador.

Saiba sobre os principais tumores que afetam o brasileiro

        

"Um efeito prejudicial"
Os antioxidantes impulsionam o avanço do câncer, ao diminuir a quantidade de uma proteína-chave, denominada "p53", cuja função principal é destruir as células tumorais para que não causem danos ao DNA.
"Quando eliminamos esta proteína em ratos e nas linhas celulares de câncer de pulmão humano, os antioxidantes não tiveram nenhum efeito", disse.

Os antioxidantes têm um efeito prejudicial na redução dos níveis de radicais livres nos tumores, o que diminui a quantidade de proteína p53 no sangue e abre a via para a multiplicação das células cancerosas, explicou.

Este mecanismo sugere que as pessoas com lesões pequenas ou tumores não diagnosticados nos pulmões, o que é mais provável nos fumantes, devem evitar os suplementos de antioxidantes, disse o professor Bergö.

Falta determinar se este efeito adverso dos antioxidantes também ocorre em outros tipos de câncer, e se estas substâncias são benéficas em pessoas com baixo risco para evitar tumores cancerosos.

"Ainda não está claro, se os antioxidantes podem reduzir o risco de câncer em pessoas saudáveis", disse.

Um estudo feito por cientistas do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos (NCI, na sigla em inglês), publicado em 2011 e feito com 28 mil homens de 55 a 74 anos, já tinha mostrado uma relação entre o betacaroteno, um poderoso antioxidante encontrado em muitas plantas e também usado como suplemento alimentar, e uma forma agressiva de câncer de próstata.

Os pesquisadores também lembraram que os tratamentos contra o câncer buscam oxidar as células cancerosas para destruí-las. Portanto, os antioxidantes podem debilitar sua ação terapêutica, esclareceram.

FUTSAL BRASILEIRO É O MELHOR DO MUNDO...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
                        
A seleção brasileira de futsal foi eleita a melhor do mundo pelo AGLA Futsal Awards, promovido pelo Futsal Planet — renomado site especializado na modalidade. O País também faturou os prêmios de melhor técnico (Ney Pereira) e jogador revelação (Carlos Vagner Gularte Filho, o Ferrão).

O melhor clube também é brasileiro: o paulista ADC Intelli Orlândia. Na semana passada, a brasileira Luciléia Minuzzo já havia sido eleita a melhor jogadora de futsal do mundo, pelo mesmo site.


Entre os 10 indicados ao título de melhor jogador, cinco eram brasileiros: Falcão, Neto, Fernandinho,  Rodrigo e Simi. Desta vez, o vencedor foi o espanhol Sergio Lozano.

PESQUISADORES CONSEGUEM COMBATER ALERGIA A AMENDOIM ENTRE CRIANÇAS...

FONTE: , em Paris  (noticias.uol.com.br).

Um grupo de médicos conseguiu dessensibilizar crianças alérgicas a amendoim fazendo-as ingerir pequenas doses deste alimento, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira (30) na revista médica britânica The Lancet.

Depois de seis meses de tratamento, as crianças conseguiram tolerar doses diárias de 800 mg de amendoim em pó, o equivalente a cinco amendoins, o suficiente para salvar sua vida em caso de ingestão acidental, segundo os autores da pesquisa.
"O tratamento permitiu que crianças muito alérgicas consumam quantidades de amendoins muito superiores às encontradas nos alimentos contaminados acidentalmente, algo tranquilizador para os pais que temem reações alérgicas fatais em seus filhos", resumiu o coordenador do estudo, Andrew Clark, da Universidade de Cambridge.
Um total de 99 crianças e adolescentes alérgicos, de 7 a 16 anos, participaram do estudo.
Um em cada cinco sofreu efeitos não desejados, que na maioria dos casos se traduziu em coceira moderada na boca.

A alergia a amendoim afeta uma criança em cada 50 e constitui a principal causa de morte como consequência de uma alergia alimentar.

TRABALHADORES DOS CORREIOS PARALISAM ATIVIDADES POR 24 HORAS NA SEXTA (31) ...

FONTE: CORREIO DA BAHIA.
Segundo o Sindicato, o movimento paredista é um protesto da categoria contra a privatização do plano de saúde.

Funcionários dos Correios decidiram paralisar suas atividades por 24h na próxima sexta-feira (31) em todo o Estado da Bahia. A decisão ocorreu após a queda de acordo da estatal referente a manutenção do atual plano de saúde (Correios Saúde) dos servidores, determinada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos no Estado da Bahia (SINCOTELBA), o movimento paredista é um protesto da categoria contra a privatização do plano, já que com a implementação da Postal Saúde, o Correios Saúde, se tornaria inviável para os funcionários, que terão de arcar com despesas adicionais para manter a cobertura de seus dependentes, além de pagar um percentual maior em cada procedimento médico.

Na última campanha salarial, de acordo com o SINCOTELBA, ficou determinado pela justiça manter na íntegra a cláusula 11 do acórdão vigente, que assegura a continuidade do benefício garantindo todos os direitos atuais da categoria e seus dependentes. No entanto, Desde que iniciou o processo de modificação a empresa tem descredenciado importantes hospitais e centros médicos, dificultando o atendimento aos servidores.

ESTUDO INDICA QUE DIETA RICA EM FIBRAS AJUDA A PREVENIR ASMA ALÉRGICA...

FONTE: , de Genebra  (noticias.uol.com.br).


Uma dieta rica em frutas e verduras com alto teor de fibras contribui para prevenir a asma alérgica graças ao efeito protetor da fermentação das fibras pelas bactérias intestinais, diz um estudo realizado por pesquisadores suíços.

A pesquisa, coordenada pelo Hospital Universitário de Vaud e financiado e publicado pela revista "Nature Medicine", mostra a relação entre o aumento dos casos de asma alérgica nos últimos 50 anos nos países ocidentais e a diminuição generalizada do consumo de frutas e verduras.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas fizeram experiências com ratos, já que as características do sistema imunológico estudados não se diferenciam substancialmente das dos seres humanos, explicou em comunicado o Fundo Nacional Suíço, que financia o estudo.

Uma parte dos roedores foi submetida a uma dieta com conteúdo de fibra em torno de 0,3% (a proporção de fibra na dieta ocidental é cerca de 0,6%), enquanto o segundo grupo de roedores ingeriu maior quantidade de fibra, em proporções superiores a 4%.

Uma vez expostos a extratos de ácaros de pó doméstico, os animais que receberam uma dieta rica em fibras desenvolveram uma reação alérgica significativamente menos grave, com menos muco nos pulmões, explica o comunicado.

Os pesquisadores afirmam que o efeito protetor é o resultado de uma reação em cadeia em vários níveis, que começa quando a fibra chega ao intestino grosso, onde é fermentada pelas bactérias e se transforma em ácidos graxos de cadeia curta, que são transportados no sangue e contribuem para o amadurecimento das células do sistema imunológico na medula óssea.

Atraídas pelos ácaros, as células migram para os pulmões, onde desencadeiam uma reação defensiva contra eles.

"Já sabíamos a importância do papel da diversidade microbiana no intestino, onde a fibra é digerida e fermentada, na prevenção de certas doenças como o câncer de cólon. Mas agora vamos demonstrar pela primeira vez que a influência das bactérias intestinais vai muito além, chega até os pulmões", exaltou no comunicado Benjamin Marsland, líder da pesquisa.

MITO OU VERDADE: DOAR SANGUE TE DEIXA FRACO...

FONTE: Doutíssima, TRIBUNA DA BAHIA.


Doar sangue é extremamente importante pois, como todos sabemos – ou deveríamos saber – é um ato que pode salvar muitas vidas. A transfusão sanguínea é necessária para garantir a sobrevivência de milhões de pacientes.

Pesquisas apontam que a cada 2 minutos um paciente precisa de transfusão sanguínea. Para realizar a transfusão de sangue, é necessário que haja a realização de alguns testes de compatibilidade para evitar a rejeição e complicações na hora da transfusão. O receptor e doador de sangue mundial é o tipo AB, já o receptor é o tipo O. Contudo, ainda é necessário analisar o fator RH dos tipos sanguíneos: os sangues com fator RH negativo não podem receber sangue de fator RH positivo, pois seu corpo produz anticorpos anti-RH. Os que possuem sangue de fator RH positivo podem receber sangue de fator RH tanto negativo como positivo.
Selecionamos uma lista de mitos e verdades para tirar as possíveis dúvidas que você pode ter sobre a doação de sangue. Confira:
Após a doação o doador ficará fraco?
Não, pois logo após a doação o doador ganhará um lanche, o que faz a pressão levantar. É recomendado que o doador faça repouso após a doação, mas no dia seguinte a rotina já pode ser retomada normalmente. Para os doadores que trabalham, existe uma lei que garante o direito de folga no dia da doação.

Doar sangue dói?
Não, é um processo rápido e não prejudicial à saúde, e um ato de solidariedade com as pessoas que estão precisando de doações sanguíneas. Você pode sentir um pouco de dor por causa da “picada” da agulha, mas é só por um segundo.

Doar sangue emagrece?
Não, e nem engorda. Numa doação, são retirados em média 450 ml de sangue do corpo do doador, e esse volume é reposto pelo corpo em um dia.
O sangue afina ao realizarmos a doação?
Não, o sangue não engrossa e nem afina por causa da doação.
As mulheres em período menstrual podem doar?
Sim, não há nenhuma restrição quanto a isso.
Doença simples, como gripe, podem prejudicar na hora de doar sangue?
Sim, o recomendado é que o doador aguarde 7 dias após ter curado a gripe para realizar a doação.
Pessoas tatuadas podem doar sangue?
Podem, com a condição de que tenham feito a tatuagem há mais de um ano.
Após ter tomado a vacina de hepatite B, pode ser feito a doação de sangue?
Sim, porém é necessário aguardar 48 horas para fazer a doação.
Quem doa uma vez, não pode nunca mais parar?
Há um limite máximo em um período para as doações: as mulheres devem esperar 90 dias e os homens 60 dias. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), se as pessoas não parassem de doar sangue, não teríamos problemas de estoque de sangue no Brasil.
Condições para doar sangue:
- Ter entre 18 anos completos até 67 anos. É possível doar com 16 e 17 anos porém é necessário a autorização dos pais;
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Apresentar um documento com foto;
- Não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas;
- Não ingerir alimentos gordurosos nas últimas 3 horas;
- Evitar fumar nas últimas 2 horas;
- Ter dormido no mínimo 6 horas antes da doação.

MORRE HOMEM QUEIMADO PELO FILHO EM DISCUSSÃO POR COMPUTADOR...

FONTE: CORREIO DA BAHIA.
O fato aconteceu na Rua das Almas, na Travessa União, na Cidade Nova, no dia 19.

Paulo César Souza Santiago, 50 anos, que teve o corpo queimado em uma discussão com o filho, morreu no Hospital Geral do Estado (HGE), na noite de quarta-feira (29). Diogo Rocha Santiago, 20, despejou álcool no pai, que dormia em casa, e em seguida lançou um fósforo para queimá-lo. 

O fato aconteceu no último dia 19, na Cidade Nova, depois de o pai desligar o computador abruptamente quando tentava acessar o equipamento — que havia sido travado com uma senha pelo filho. Paulo César sofreu queimaduras no peito, na costas, nádegas, mãos e pernas. 

De acordo com a 2ª Delegacia (Lapinha), Diogo não foi preso porque não estava no local quando a polícia chegou e a própria mãe do suspeito disse que ele não tinha cometido o crime. 

Segundo a polícia, uma tia disse em depoimento que Paulo César queria saber o que tanto o filho fazia na internet. “Como pai, ele queria saber porque o filho passava horas sobre o computador. Natural”, disse a policial que acompanhou o interrogatório. Como não conseguiu acessar o equipamento, o pai aguardou a chegada de Diogo e pediu para ver o que ele vasculhava. O filho negou e os dois iniciaram uma discussão.

Irritado, o pai desligou o computador à força, puxando a tomada e em seguida pôs o filho para fora de casa. A briga foi presenciada pela tia e pela mãe do rapaz. Instantes depois, Diogo voltou para casa com uma garrafa de álcool e foi direito para o quarto do pai.

“A tia disse que o pai acordou quando o álcool escorrida pelo corpo a tempo de ver o filho riscando o fósforo”, contou a policial. Depois de atear fogo, o rapaz fugiu. A tia e a mulher de Paulo César usaram cobertores para apagar as chamas e contaram com ajuda de vizinhos para socorrer Paulo César ao HGE.

O caso passará a ser investigado pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).