terça-feira, 28 de janeiro de 2014

EMBRAPA PRODUZ TOMATE COM ALTO-TEOR DE LICOPENO...

FONTE: ***  em São Paulo (noticias.uol.com.br).

Um tomate gerado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e apresentado recentemente oferece alta-proporção do carotenoide licopeno (pigmento vermelho), antioxidante considerado um dos mais eficazes na precaução contra enfermidades que causam degeneração e do coração. A cultivar (variedade híbrida de vegetal obtida mediante cultivo) BRS zamir do tipo cereja atende ainda o segmento de cozinha-gourmet pelos balanceados teores de açúcares e ácidos.

De acordo com a Embrapa, o fruto foi produzido pela Embrapa Hortaliças, em Brasília, e representa uma nova linhagem de tomates nutricionalmente melhorados, ao mesmo tempo em que resguarda todos os atributos fundamentais característicos do segmento
grape (aspecto, paladar e coloração). A demanda por tomates especiais, do tipo gourmet, tem crescido muito no Brasil. O desempenho do híbrido BRS zamir, tanto na parte sensorial, conservação pós-colheita, como na produtividade, comprovado em testes realizados em Goiás e São Paulo, colocam esse híbrido entre os melhores materiais genéticos em termos de desempenho agronômico, afirma o pesquisador Leonardo Silva Boiteux, coordenador do Programa de Melhoramento de Tomate do Centro de Pesquisa.

Em referência às substâncias nutrientes, o BRS zamir também tem qualidades como os grandes teores do carotenoide licopeno, aproximadamente 114 miligramas por quilo, o que dá ao alimento maior quantidade do antioxidante. Segundo Boiteux, sob a óptica do consumidor, essa é uma característica essencial, mas não a única.
Além da nutrição antioxidante, os frutos desse híbrido apresentam uma combinação bastante equilibrada entre os teores de açúcares e ácidos, resultando num excelente impacto sensorial-gustativo. Essas características fazem desse tomate um dos mais saborosos dentro do segmento grape."


*** AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário