FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
A Previdência Estadual, unidade vinculada à
Secretaria da Administração (Saeb) e responsável pela política previdenciária
da Bahia, ampliou em 15% o atendimento no interior baiano em 2013. Foram
realizados 68.584 atendimentos fora de Salvador, nove mil a mais em relação ao
ano anterior, quando o número chegou a 59.584.
A marca é resultado das ações de
interiorização implementadas pela Previdência Estadual, como o Balcão
Previdenciário e a criação de três novas unidades do Centro de Atendimento
Previdenciário (Ceprev).
Os mais de 68 mil atendimentos do interior
correspondem a 43,26% do total de procedimentos realizados em 2013. O número
total chegou a 173.759 enquanto que, em 2012, a marca ficou em 169.822. Entre
os serviços mais procurados estão solicitação de auxílio reclusão, emissão da
certidão negativa de Previdência Estadual, informe de rendimentos e 2ª via do
contracheque.
Serviços oferecidos.
A interiorização está em
consonância com a meta estabelecida pelo Governo da Bahia para todos os setores
governamentais. Somente no ano passado, a Previdência ganhou três novos postos
de atendimento descentralizado – um em Camaçari, no Ponto Cidadão de
Guarajuba, e dois em Salvador (no SAC Servidor e no Posto SAC do Salvador
Shopping).
Em cada uma das unidades
descentralizadas é possível solicitar serviços de recadastramento, senha para o
contracheque on-line e orientações diversas,
emissão de certidões, entrada do processo de aposentadoria, solicitação de
pensão, entre outros. Desde a inauguração do SAC Servidor, em agosto do ano
passado, a Previdência Estadual realizou 1.769 atendimentos.
“Os serviços da Suprev foram
interiorizados aproximando a Previdência dos segurados. Em 2012, tínhamos 41
postos de atendimento na capital e no interior e, em 2013, o número subiu para
44. Conseguimos estabelecer
que as informações previdenciárias fossem disseminadas e ainda ofertamos o
programa de preparação para a aposentadoria, o Prepare-se”, explica o diretor
de Administração dos Benefícios Previdenciários da Suprev, Eduardo Matta.
Balcão Previdenciário.
Criado em 2011 com o objetivo de
levar os serviços da Previdência ao servidor, no ambiente de trabalho, além de
esclarecer dúvidas sobre questões relativas à inatividade, o Balcão
Previdenciário atendeu 3.647 funcionários públicos, tendo oferecido 6.263
serviços em 61 unidades - 52 na capital e nove no interior. Em 2014, a
Previdência tem como meta visitar 36 municípios do interior.
A unidade oferece serviços de esclarecimento
sobre descontos previdenciários ao Funprev e Baprev, informação sobre
aposentadorias, pensões e auxílios-reclusão, simulação de aposentadoria,
tramitação de processos, recolhimento de contribuição previdenciária de
servidores à disposição, abono de permanência e orientação sobre aposentadoria
compulsória.
Completando as ações desenvolvidas pela
Previdência, é realizado anualmente o Programa de Preparação do Servidor para a
Aposentadoria - Prepare-se. A interiorização também é iniciativa do programa,
que no primeiro semestre deste ano terá a 14ª edição na cidade de Paulo Afonso.
O Prepare-se objetiva esclarecer os servidores que estão prestes a se aposentar
quanto a seus direitos e deveres, e incentivar o trabalho social e voluntário,
além de vida saudável e sem sedentarismo.
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