FONTE: GIULIANA MIRANDA, DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).
A Anvisa (Agência
Nacional de Vigilância Sanitária) lançou ontem uma ferramenta eletrônica que
deve diminuir o tempo de espera para a aprovação de cosméticos, perfumes e
produtos de higiene pessoal.
A análise dos processos
passará a ser feita de forma eletrônica. Com base na composição, aplicação e
outros critérios, em muitos casos poderá haver uma liberação automática do
produto.
Segundo Dirceu Barbano,
diretor da Anvisa, a medida permitirá que o corpo técnico da agência se
concentre nos produtos que poderiam ter maior impacto na saúde, como protetores
solares e alisantes de cabelo.
Cerca de 2.000
processos físicos que estão na fila de espera já devem ser beneficiados pela
digitalização, se cumprirem os requisitos exigidos pela nova ferramenta.
O setor é um dos que
mais crescem no Brasil, o terceiro maior cmercado desses produtos no
mundo–atrás dos EUA e do Japão. Em 2012, a Anvisa recebeu mais de 95 mil
petições relativas eles.
Para representantes da
indústria, a burocracia na liberação de produtos prejudica a competitividade
brasileira.
"Esse é um momento
muito especial", comemorou o presidente da Abihpec (Associação Brasileira
da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), João Carlos Basilio.
"Agora, a indústria vai poder se preparar para os lançamentos."
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