sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

ANVISA VAI AGILIZAR A LIBERAÇÃO DE COSMÉTICOS...


FONTE: GIULIANA MIRANDA, DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) lançou ontem uma ferramenta eletrônica que deve diminuir o tempo de espera para a aprovação de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal.

A análise dos processos passará a ser feita de forma eletrônica. Com base na composição, aplicação e outros critérios, em muitos casos poderá haver uma liberação automática do produto.

Segundo Dirceu Barbano, diretor da Anvisa, a medida permitirá que o corpo técnico da agência se concentre nos produtos que poderiam ter maior impacto na saúde, como protetores solares e alisantes de cabelo.

Cerca de 2.000 processos físicos que estão na fila de espera já devem ser beneficiados pela digitalização, se cumprirem os requisitos exigidos pela nova ferramenta.

O setor é um dos que mais crescem no Brasil, o terceiro maior cmercado desses produtos no mundo–atrás dos EUA e do Japão. Em 2012, a Anvisa recebeu mais de 95 mil petições relativas eles.

Para representantes da indústria, a burocracia na liberação de produtos prejudica a competitividade brasileira.

"Esse é um momento muito especial", comemorou o presidente da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), João Carlos Basilio. "Agora, a indústria vai poder se preparar para os lançamentos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário