domingo, 26 de janeiro de 2014

CASOS DE HANSENÍASE CAEM EM SALVADOR...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Em alusão ao dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove entre os dias 27 e 31 de janeiro, a Semana de Mobilização para o Controle da doença. As Unidades Básicas e de Saúde da Família vão realizar diversas atividades educativas no intuito de conscientizar sobre o diagnóstico precoce, sintomas e tratamento.

Serão reforçadas também as palestras nas salas de espera, além da distribuição de material informativo e busca ativa de sintomáticos dermatológicos pelos agentes comunitários de saúde.

Completando a programação, na próxima segunda-feira (27), os médicos e enfermeiros da rede municipal participarão de uma Exposição Dialogada sobre o tema com o especialista Afonso Roberto Batista. O evento acontece a partir das 8:30 horas, no auditório da SMS (7° andar), no Comércio.

A hanseníase ou lepra é uma doença infecciosa crônica, que ataca principalmente a pele e os nervos periféricos. Para detectar a doença é preciso observar manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam; mas, que causam a sensação de formigamento e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.


O município de Salvador registrou no ano passado 396 casos de hanseníase, uma redução de quase 23% em relação à 2012, quando foram notificadas 508 ocorrências da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário