terça-feira, 28 de janeiro de 2014

NUTRICIONISTA ALERTA PARA OS RISCOS NO CONSUMO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES...

FONTE: Noemi Flores, TRIBUNA DA BAHIA.

Os suplementos alimentares não devem ser usados sem orientação de médico ou de nutricionista. O alerta foi feito por Gildete Fernandes, nutricionista chefe do Hospital Português e professora da Uneb, e também por Cleber Miranda, professor de educação física da Academia Bodytech e treinador funcional na  Praia Jardim de Alah, no Tropical Jyn. Eles afirmam que o uso indevido poderá trazer sérios transtornos à saúde.

Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou não podem ser consumidos em quantidades suficientes na dieta de uma pessoa. Geralmente são usados por praticantes de atividade física.

“Os suplementos são importantes quando têm indicação de um profissional. São alimentos preparados para corrigir algumas carências de nutrientes”, afirmou a nutricionista, acrescentando que, normalmente são indicados para atletas de competição. “ Neste caso têm indicação porque  vai preparar o corpo”, explicou.

Fernandes disse que “ há casos que o suplemento é indicado para o frequentador  de academia, quando a pessoa quer ganhar peso, muito magra, ou quando quer perder peso, mas redefinir  a musculatura, ou seja melhorar a parte estética”.
A nutricionista argumenta que pode usar para aumentar a massa muscular ou manter o corpo saudável, pois quando se está fazendo uma atividade física  se perde muita energia e se a alimentação não for compatível com o que se gasta é necessário repor.
“Cada um tem seu gasto energético, tempo que o organismo tem para perder o que comeu”, afirmou, complementando que se o indivíduo fizer muito exercício e come menos, naturalmente vai necessitar de complemento nutricional.
“O equilíbrio é gastar o que ingere, mas isto é proporcional a cada indivíduo. Por isto a necessidade da orientação de um profissional, baseado no peso, altura e idade da pessoa”, alertou.
A nutricionista chama a atenção que quem necessita de suplemento e  não tiver a orientação “pode ultrapassar as vitaminas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde e ter sérios problemas”, advertiu.
Uso de suplementos sem orientação.
O professor e treinador funcional Cleber Miranda revela que, infelizmente, grande parte das pessoas que frequentam academia, principalmente jovens, não tem orientação médica ou de nutricionista para o uso de suplementos.
“Deve ser sempre com recomendação nutricional. Nem sempre o indivíduo tem necessidade de fazer uso do suplemento e só o especialista vai avaliar com uma série de exames. Muitos adotam o suplemento por modismo mesmo, por ver outros colegas usando”, afirmou Miranda.
Já os atletas, segundo o professor, “precisam mais das substâncias necessárias”, acrescentando que jovens sem orientação adotam um suplemento Whey protein, somente proteína, para dar estímulos, aumentando o metabolismo e que facilita na queima de gorduras.

Porém, para se usar este tipo de suplemento ou qualquer um outro é necessário da orientação do especialista, lamenta o treinador. Ele revela que muitas pessoas não pensam assim ao adotar este suplemento de proteína e que poderá ter sérios problemas cardiológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário