quarta-feira, 28 de junho de 2017

ANABOLIZANTES PODEM PROVOCAR DOENÇAS CARDÍACAS, DIZEM ESPECIALISTAS...

FONTE: Carol Aquino e Saulo Miguez (redacao@correio24horas.com.br), CORREIO DA BAHIA.
As substâncias também podem levar à queda de cabelo, atrofia testicular e infertilidade.
O uso de substâncias anabolizantes podem provocar doenças hepáticas e cardiovasculares, de acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Dr. Fabio Trujilho. Nesta terça-feira (27), a vendedora Jéssica Avelino Morais, 25 anos, morreu após passar mal dentro de uma academia no bairro de Tancredo Neves.
Familiares da jovem disseram em entrevista à TV Bahia que ela já havia feito uso de oxandrolona e stanozoland stanozolol, anabolizantes derivados da testosterona. Outros parentes, no entanto, negam que Jéssica fizesse o uso. Só um laudo atestará a causa da morte de Jéssica.
Trujilho explica que o efeito de hipertrofia desejado pelas pessoas que usam as drogas não se limita aos músculos dos braços e pernas. "O coração também é um músculo e, quando ele aumenta de tamanho, pode provocar arritmias e até levar a uma parada cardíaca", afirmou o especialista.
A endocrinologista e conselheira do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) Diana Viegas diz que o aumento da musculatura cardíaca demanda mais oxigênio para funcionar. “Uma das principais causas de morte de quem usa anabolizantes é o infarto, o que é bastante incomum para uma pessoa jovem”, explicou. Outro grave risco é o de desenvolvimento de tumores no fígado.

Trujilho alerta que muitas pessoas que fazem o uso indevido dessas substâncias utilizam concomitantemente os chamados termogênicos, ou substâncias pré-treino, que também aumentam a frequência cardíaca e contribuem para um acidente cardiovascular. O especialista ressalta também que os anabolizantes podem provocar atrofia testicular nos homens, queda de cabelo e nascimento de pelos nas mulheres e até levar à infertilidade.
Ainda segundo o especialista, toda substância utilizada para aumento de massa muscular pode ser considerada anabolizante. Os anabolizantes esteróides, como o oxandrolona e stanozoland stanozolol, são derivados do hormônio masculino testosterona. Outros hormônio como o GH (hormônio do crescimento) e até mesmo a insulina também são usados com finalidade anabólica.
Venda controlada.
Trujilho conta que a venda dessas substâncias é controlada e só pode ser feita mediante apresentação de receita médica. "Para se ter uma ideia, quando vou receitar qualquer uma dessas drogas coloco na receita o CID [Código Internacional de Doença] da enfermidade, o meu número de registro no Conselho e o meu CPF", descreve.

Ele esclarece que esses medicamentos são receitados para homens que sofrem de problemas graves de atrofia testicular, idosos ou portadores de doenças graves, como a Aids, com perda excessiva de massa muscular e outros casos excepcionais. "As pessoas que usam a droga de forma irregular geralmente a compram no mercado negro e tomam sem nenhum tipo de acompanhamento médico", afirma.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as duas substâncias estão nas chamadas Listas de Substâncias Entorpecentes, Psicotrópicas, Precursoras e Outras sob Controle Especial. Estão sujeitas, portanto, à receita de controle especial em duas vias.
A médica Diana Viegas conta que a oxandrolona e a stanozolol eram usadas para estimular o crescimento em crianças e como repositor hormonal, porém, hoje em dia não se destinam a essas indicações. “Há uns 25 anos era comum usar essas substâncias para estimular o crescimento em crianças e para reposição hormonal, mas hoje não existe mais indicação clínica para nenhum dos dois. Quando é necessário fazer a reposição de hormônio masculino, usamos medicamentos que têm como base a própria testosterona”, ressaltou a médica.
Diana alerta ainda que o uso contínuo dessas substâncias pode causar dependência. “Como produz uma agitação, um bem-estar, a pessoa fica bem disposta. Mulheres ficam agitadas e até agressivas”, revelou.
Vaidade.
O médico também esclareceu que muitos jovens que fazem uso dos anabolizantes têm consciência dos riscos que estão correndo, porém, o culto ao corpo fala mais alto. "A minha visão como médico é que a gente tem uma juventude refém do culto ao corpo e eles também são vítimas", disse.

Ele conta ainda que a vaidade é o principal fator que impede as pessoas de pararem de usar as drogas. "É muito difícil eles pararem, porque, quando eles deixam de usar, a redução muscular é muito rápida e isso mexe com a vaidade deles."

Nenhum comentário:

Postar um comentário