FONTE: Sara Oliveira/RedeTV! (http://www.redetv.uol.com.br).
A
estudante Beatriz Carmona, de 17 anos, apostou em uma tática criativa para se
destacar no processo seletivo de uma agência de marketing: estampou seu
currículo no rótulo de uma garrafa de Coca-Cola e a entregou na empresa. Para
arrematar, a frase de apresentação dizia: "Milhares de currículos acabam
no lixo; este vai matar a sua sede!".
A tática surtiu efeito. No Facebook, o passo a passo da criação do
currículo teve mais de 8,1 mil curtidas, 6 mil compartilhamentos, além de ter
repercutido em outras redes sociais, incluindo repercussão na página da empresa
- que usou a hashtag #GanhouNossoRespeito para se referir à jovem.
Fora das redes sociais, o efeito
foi ainda maior: a estudante de Barueri, na Grande São Paulo, foi chamada para
uma entrevista para o cargo de aprendiz na empresa. "Conheci os
funcionários, o ambiente e mais sobre a empresa. Irei lá novamente nesta
semana", disse ela ao portal da RedeTV! nesta quarta-feira
(28).
Com apenas uma experiência profissional, como
atendente em um restaurante, a jovem diz que optou pelo currículo criativo
porque já fazia duas semanas que havia se inscrito na vaga e não tinha tido
retorno. "Além da necessidade de me destacar, me motivei da minha vontade
de tentar algo novo, utilizando minhas habilidades", explica Beatriz.
"Logo, surgiu a inspiração: a ideia do publicitário Lukas Yla",
acrescenta, citando o norte-americano que entregou o currículo em caixa de
donuts.
Depois do que chama de "flashback da ideia do
Lukas", Beatriz precisou colocar o próprio plano em ação. "Não
precisei pensar duas vezes e logo escolhi a Coca-Cola. Demorei cerca de 5 horas
para criar o primeiro, mas as medidas não estavam corretas. Então, eu elaborei
dois rótulos", relata. "Minha avó comprou uma garrafa de 2,5l e eu
converti as medidas da etiqueta para o computador. Assim, surgiu o segundo
rótulo (depois de 4 horas). Meu irmão acabou bebendo da garrafa e minha avó
teve que comprar uma nova. Ou seja, gastei R$ 16,00 com duas garrafas de 2,5l +
R$ 20,00 da impressão da etiqueta na gráfica".
Estudante do último ano do ensino médio, Beatriz
conta que se dedica a aprender um pouco sobre tudo, mas ainda está indecisa
quanto ao curso para uma graduação. "Estudo a todo momento. Busco
adquirir conhecimento de qualquer meio e situação. Eu não firmei a minha
decisão sobre o curso, apesar de ter paixão em artes em geral", diz a
jovem. "Há cursos que eu admiro demais, como Direito. Mas não descobri se
realmente é a minha praia. É difícil realizar uma escolha dessas!".
Impactada pelo sucesso do currículo nas redes
sociais, a estudante diz que se sentiu "extremamente valorizada e
satisfeita com todo reconhecimento e carinho das pessoas", mas também
assustada com tanta atenção. "Estou buscando manter o foco no emprego e no
vestibular", afirma. "Pretendo não me abalar com tanta pressão diante
de toda essa repercussão, que é algo fascinante desde que aproveitado de forma
benéfica".
Nenhum comentário:
Postar um comentário