quarta-feira, 28 de junho de 2017

ESQUECER DETALHES AJUDA O CÉREBRO A FUNCIONAR MELHOR...

FONTE: Redação/RedeTV! (http://www.redetv.uol.com.br).


Esquecer de detalhes e fatos corriqueiros, ao contrário do que se imagina, não é algo preocupante, mas um sinal de que seu cérebro funciona muito bem, obrigado. De acordo com um novo estudo realizado na Universidade de Toronto, no Canadá, e publicado recentemente no jornal Neuron, apagar pequenos acontecimentos pode tornar o cérebro mais inteligente ao ajudá-lo na tomada de decisões.
Segundo os pesquisadores Paul Frankland e Blacke Richards, autores do projeto, o cérebro trabalha constantemente para esquecer detalhes irrelevantes a fim de priorizar informações importantes. Assim, a memória não teria a função de transmitir informações ao longo do tempo, mas sim orientar a tomada de decisões precisas segundo o seu conhecimento já guardado.

"O objetivo real da memória é otimizar a tomada de decisão. É importante que o cérebro se esqueça de detalhes irrelevantes e, em vez disso, incide sobre o material que ajudará a tomar decisões no mundo real", explicou Frankland à publicação.
"Nós encontramos muitas evidências no estudo de que existem mecanismos que promovem a perda de memória, e que esses são distintos dos envolvidos no armazenamento de informações", completou o pesquisador.
Dois pontos são levantados pelo estudo como resultados da "perda consciente de memória pelo cérebro", sendo eles o "aumento da flexibilidade, reduzindo a influência de informações desatualizadas sobre a tomada de decisão guiada pela memória" e o bloqueio da "superação de eventos passados específicos, promovendo assim a generalização". 

Em outras palavras, o mecanismo de autoesquecer eventos insignificantes auxilia o cérebro a recordar pontos importantes no dia-a-dia em detrimentos de outros irrelevantes, como, por exemplo, um detalhe que envolva o trabalho ao invés da cor da parede de um restaurante onde se almoçou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário