Mais
de 97% de todas as latas de alumínio para bebida são recicladas no país.
A Ambev SA lançará a
primeira água mineral em lata do Brasil até o fim do ano, acompanhando uma
tendência global entre fabricantes de bebidas, que vêm substituindo o plástico
por alumínio para atender às exigências de consumidores cada vez mais
conscientes em relação ao meio ambiente.
A iniciativa faz parte
de um esforço mais amplo da matriz Anheuser Busch InBev para cumprir metas
ambiciosas de sustentabilidade em suas operações globalmente e surge num
momento em que outras multinacionais como Coca-Cola, PepsiCo e Nestlé também
lançam águas em alta mundo afora.
No Brasil, a Ambev
começará produzindo a versão em lata de sua marca de água mineral AMA em uma
cervejaria no Rio de Janeiro, mas o plano é distribuir o produto para todo o
país, disse o chefe de sustentabilidade da companhia, Richard Lee, em
entrevista à 'Reuters'.
Ele recusou-se a entrar
em detalhes sobre os investimentos necessários, mas alertou que o envase da
água em lata não exigirá novos maquinários. O executivo acrescentou que o preço
de venda provavelmente será mais baixo, ainda que o custo de produção na lata
em alumínio seja maior que no plástico.
"É mais caro
trabalhar com a lata que com o plástico, mas o que importa é o impacto. Não só
as latas de alumínio são amplamente recicladas aqui como também são fonte de
renda para milhares de famílias", afirmou Lee, destacando que o Brasil é
líder em reciclagem de latas de alumínio no mundo.
Mais de 97% de todas as
latas de alumínio para bebida são recicladas no país, conforme dados da
Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) e da
Associação Brasileira do Alumínio (Abal). Por outro lado, o plástico tem uma
taxa de reciclagem significativamente menor que a do alumínio e,
consequentemente, está entre os materiais que mais poluem os oceanos.
"Estamos otimistas
com as vendas e esperamos que a AMA em lata em 2020 venda volume maior que a
soma de 2017 e 2018 com a garrafa tradicional de plástico", contou Lee,
acrescentando que a companhia vendeu mais de 12 milhões de unidades neste
período de dois anos.
Só no primeiro semestre
de 2019, foram vendidas 3,4 milhões de unidades da AMA, mostrou o balanço mais
recente da Ambev. Lançada em 2017, a AMA é uma marca de água cujo lucro é
completamente destinado para projetos de acesso à água potável em comunidades
do semiárido brasileiro. A empresa espera encerrar 2019 com 50 projetos
financiados e mais de 43 mil pessoas beneficiadas, segundo o executivo.
Apesar do entusiasmo
com a nova embalagem, Lee disse que a Ambev não planeja eliminar completamente
as garrafas de plástico do seu portfólio, pelo menos por enquanto. Mas a
crescente adoção de latas em alumínio é tendência também entre suas marcas de
cerveja, conforme a empresa busca oferecer mais opções aos consumidores.
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