segunda-feira, 12 de junho de 2017

IDOSA QUE TEVE FOTO NUA PUBLICADA POR MODELO FALA PELA PRIMEIRA VEZ SOBRE O CASO: "HUMILHADA"...

FONTE: Redação/RedeTV! (http://www.redetv.uol.com.br).


Exposta publicamente em julho do ano passado após a modelo da revista "Playboy" Dani Mathers publicar uma imagem sua nua no vestiário de uma academia em Los Angeles, uma idosa de 70 anos, se pronunciou pela primeira vez sobre caso. Através de seu advogado, a mulher, que não quis ter a identidade divulgada, afirmou se sentir humilhada e pediu para que se mantivesse anônima.
Em entrevista ao site de notícias "Los Angeles Time", Mike Feuer, promotor responsável pelo caso, contou a conversa que teve com a vítima e o impacto da exposição para sua auto-estima. "Ela foi humilhada. Ela está aliviada que não terá que enfrentar um tribunal ou testemunhar, mas estava disposta a fazer isso. Ela espera que todo o capítulo, esse capítulo doloroso, se encerre", contou à publicação.
Dani Mathers foi condenada no dia 24 de maio deste ano pela Justiça norte-americana a 30 dias de trabalho social removendo grafites sob acusação penal de invasão de privacidade, além de ficar em condicional por três anos, segundo a Procuradoria da cidade de Los Angeles. Na época do crime, a modelo havia publicado a imagem da idosa nua em sua conta pública do Snapchat, com a seguinte legenda: "Se eu não posso 'desver' isso, então vocês também não'.
Além da sentença proferida, autoridades determinaram que Dani não poderia chegar a menos de 100 metros de distância da idosa e teria que pagar uma indenização de 60 dólares, o equivalente a 197 reais.
"Quando o resultado final do caso estava sendo elaborado, e o tópico de reparação surgiu e ela [a vítima] pediu uma reparação de, digamos, 60 dólares, as pessoas queriam saber no final das contas, porquê [esse valor]", contou o procurador. "A resposta é: ela teve que comprar uma nova mochila porque a fotografia registrou ela no banho e a mochila dela estava lá, e esse seria uma maneira de identificarem ela. Ela teve que trocar a mochila por outra", completou.

Desde que ocorreu o caso, uma nova legislação está sendo estudada no país para estabelecer penalidades para quem cometer o crime de compartilhar, sem consentimento, imagens pela internet. "O impacto desse incidente é irreparável. Fazer os outros sentirem vergonha por seu corpo é desumano. Isso destrói a respeito próprio da vítima", finalizou Mike Feuer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário