sexta-feira, 9 de junho de 2017

LIMÃO EM JEJUM? ÁGUA ALCALINA? O QUE FUNCIONA ENTRE AS MODAS DA DIETA...

FONTE: Juliana Parente, Colaboração para o UOL, (http://estilo.uol.com.br).

Quem faz dieta nunca está sozinho mesmo. Óleo de coco, limão, manteiga ghee e outras modinhas surgem a todo tempo como "aliados" do emagrecimento. Mas o que funciona no meio disso tudo? Veja se vale apostar em soluções simples e baratas, como é o caso da água com limão em jejum, e em outras mais caras e difíceis de achar, a exemplo da água alcalina.http://assets.pinterest.com/images/pidgets/pinit_fg_en_rect_red_28.png

1. Limão em jejum.
A nutricionista Daniela Jobst recomenda a prática, mas não é bem isso que ajuda a emagrecer. “O limão tem uma ação alcalinizante e isso favorece o funcionamento do metabolismo como um todo”. Segundo ela, o consumo em jejum faz com que a vitamina C contida na fruta seja mais bem absorvida pelo organismo, já que a digestão ainda não está sendo realizada. No entanto, se você tem o estômago sensível ao ácido cítrico, é melhor evitar essa dica. O desconforto é fácil de notar se você sente mal após ingerir frutas como laranja, limão ou abacaxi.

2. Água alcalina.
A crença de que esse tipo de água acelera o metabolismo ainda causa muita polêmica. Isso porque o nosso corpo é naturalmente adaptado para fazer a correção do pH sanguíneo a níveis que não prejudiquem os processos orgânicos. Mas há consenso sobre a necessidade de hidratação constante, não importa o tipo de água que você consuma. O ideal, de acordo com as especialistas, é tomar água antes que seu corpo avise da necessidade, acusando sede.

3. Café com manteiga (ou óleo de coco).
A mistura da cafeína com gordura traz saciedade e mais disposição, por isso a receita costuma ser usada como pré-treino. Só tome cuidado se você está com as taxas de colesterol desreguladas ou tem algum distúrbio cardiovascular”, recomenda a nutricionista Daniela Jobst. Ainda assim, é preciso incluir um carboidrato, como pão ou fruta, antes dos exercícios para fornecer energia aos músculos.

4. Canela em tudo.
A canela oferece propriedades termogênicas, antioxidantes, tem ação bactericida e diminui a resistência à insulina, o que favorece o metabolismo do açúcar --e, por consequência, ajuda o organismo a não acumular tanta gordura. Mas é preciso cuidado, porque o excesso de canela pode aumentar a pressão arterial e diminuir a glicose sanguínea. “Pacientes com hipertensão devem falar com um médico ou nutricionista antes de consumir canela em doses mais altas”, afirma Daniela. Ela ainda lembra que as gestantes devem evitar o consumo do chá de canela e alerta os pacientes com diabetes sobre o risco de hipoglicemia quando o consumo de canela é associado a medicamentos para controle da glicose no sangue.

5. Óleo de coco para emagrecer.
O consumo do óleo de coco é controverso. Tanto que a Sbem (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) divulgou um posicionamento oficial a respeito quando o modismo começou. As entidades afirmam que "não há qualquer evidência nem mecanismo fisiológico de que leve à perda de peso". As entidades afirmam que "não há qualquer evidência nem mecanismo fisiológico de que leve à perda de peso".

6. Xilitol.
Indicado como substituto do açúcar e de outros adoçantes, é uma fonte natural para adoçar as refeições e tem gosto muito semelhante à sacarose. “Mas, em altas dosagens, pode acarretar desconfortos gástricos, inchaço e diarreia”, afirma a nutricionista Daniela Jobst. A nutricionista Jacqueline Anversa, da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca, completa: o ideal é tentar acostumar o paladar ao sabor dos alimentos sem açúcar ou adoçantes.

7. Abacate (do café da manhã ao jantar).
A fruta tem entrado no shake, na omelete, na salada e até no rodízio japonês. Da onde vem tanta popularidade? “O abacate é uma excelente fonte de vitamina E, além de conter betasitosterol, substância que diminui os níveis de cortisol e alivia o estresse”, afirma a nutricionista. Além disso, é uma ótima fonte de gordura boa, prolongando a saciedade. Mas vá com calma: trata-se de uma fruta calórica e que pode atrapalhar o seu emagrecimento. Inclua abacate em uma ou duas refeições diárias, no máximo.

8. Ghee em vez de manteiga.
Ótima substituição da manteiga comum, pois é um óleo purificado da manteiga, livre de água e lactose. Mas as restrições calóricas continuam valendo, ou seja, quem deve evitar manteiga por causa da dieta voltada ao emagrecimento continua com consumo restrito de ghee.

Nenhum comentário:

Postar um comentário