segunda-feira, 1 de julho de 2013

PASSA A VALER HOJE REAJUSTE DE QUASE 25% EM BOLSAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA...

FONTE: Yara Aquino/Agência Brasil, TRIBUNA DA BAHIA.

A partir de hoje (1°) as bolsas pagas aos profissionais de residência médica e de outras áreas da saúde passam a ter reajuste de 24,8%, alcançando o valor de R$ 2.976,26 mensais. Cerca de 23 mil profissionais receberão esse valor, de acordo com informação do Ministério da Saúde. O reajuste está definido em portaria dos ministérios da Saúde e da Educação publicada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União.

O reajuste para os profissionais faz parte de um conjunto de medidas para estimular a formação de especialistas e aumentar o número de médicos. No final de junho, o Ministério da Saúde anunciou a abertura de 12 mil novas vagas de residência até 2017, sendo as primeiras 4 mil nos próximos dois anos.

Na criação de vagas de residência serão priorizadas as especialidades de que o país mais precisa como pediatria, psiquiatria, neurologia, radiologia e neurocirurgia. Os postos serão abertos em municípios ou regiões com mais de 50 mil habitantes, com o mínimo de 100 leitos hospitalares e cinco leitos por residente. Para acompanhar as medidas haverá um incentivo anual de R$ 100 milhões em hospitais e unidades de saúde que expandirem programas de residência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário