sábado, 18 de janeiro de 2014

MUSCULAÇÃO CAUSA VARIZES?...



          
É automático: o verão começa e as academias e salas de ginásticas enchem. Além do calor, que estimula as pessoas a saírem de casa, a aproximação do carnaval e da época de viagens para diversões aquáticas são as causas da busca pelo corpo definido ou pela tentativa de perder os quilinhos adquiridos na estação anterior.
Mesmo com tantas alternativas, a musculação ainda continua sendo a opção mais acessível. Além da possibilidade de diferentes treinos, as academias inteligentes que ficam abertas quase 24 horas por dia contribuem para esta preferência.
Assim como as outras práticas físicas, a musculação traz benefícios para a saúde do corpo e da mente, porém, se não bem orientada, pode causar malefícios e entre eles estão o surgimento ou agravamento das varizes.

Varizes na musculação.

“Problemas circulatórios como as varizes acontecem principalmente nas pernas e nos pés. Devido à gravidade, os membros inferiores têm maior dificuldade de bombear o sangue de volta para o coração. O surgimento das varizes acontece quando as válvulas, que funcionam como travas impedindo que o sangue retorne, falham e acumulam sangue, deformando as veias” explica Fernando Bacalhau, cirurgião vascular.
Embora o exercício físico estimule a circulação sanguínea e evite o adoecimento das veias deformadas, pessoas com propensão ao problema devem procurar, antes de iniciar os exercícios, auxilio de um especialista para não agravar a situação.

Dicas para evitar varizes.

               

  • Não utilize roupas apertadas;
  • Opte por tênis com sistema de amortecimento leve;
  • Treine apenas com o acompanhamento de professores especializados;
  • Não segure a respiração durante os exercícios;
  • Utilize menos cargas e aumente o número de repetições. Isto evita que as veias inchem demais.
  • Prefira exercícios que são executados sentados ou deitados. Estas posições evitam a sobrecarga nas pernas e pés;
  • Priorize exercícios que fortalecem a musculatura dos membros inferiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário