sábado, 6 de maio de 2017

FALAR SOZINHO EM VOZ ALTA PODE INDICAR ALTO NÍVEL DE INTELIGÊNCIA, DIZ ESTUDO...

FONTE: Redação/RedeTV! (http://www.redetv.uol.com.br).


Embora seja uma prática relacionada a pessoas socialmente interpretadas como "estranhas", o hábito de falar sozinho pode indicar sinais muito mais profundos do que se imagina. De acordo com psicologistas da Universidade de Bangor, no Reino Unido, a prática é um indicativo de altos índices de inteligência.
A pesquisa, realizada com um grupo de 28 pessoas, pedia para os voluntários lessem uma lista com instruções, silenciosamente ou em voz alta. O desempenho dos participantes foi medido e notou-se que os resultados foram melhorando a medida que eram lidos em voz alta.

Para a professora Paloma Mari Beffa, líder do experimento, a execução de tarefas é melhor quando alguém ouve comandos ao invés de apenas lê-los. "Nossos resultados demonstram que, mesmo quando falando com nós mesmo para ganhar controle durante tarefas desafiadoras, o desempenho melhora substancialmente", escreveu Mari Beffa.
Paloma relacionou ainda os resultados obtidos na pesquisa e o costume de alguns esportistas em falarem sozinhos durante competições. "Isso pode provavelmente ajudar a explicar porque tantos profissionais do esporte, como jogadores de tênis, frequentemente falam consigo mesmo durante as competições, mais comumente durante momentos cruciais no jogo dizendo coisas do tipo 'vamos lá!' para os ajudar a ficar concentrados", opinou.

"Nossa capacidade de gerar auto instruções explícitas é realmente uma das melhores ferramentas que temos para o controle cognitivo. Ele simplesmente funciona melhor quando dizemos algo em voz alta", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário