sábado, 20 de maio de 2017

HOSPITAL METROPOLITANO FICA PRONTO EM 2018...

FONTE: Adilson Fônseca, TRIBUNA DA BAHIA.

O anúncio, que foi feito pelo governador Rui Costa, através das redes sociais e publicado no Diário Oficial da Bahia na última sexta-feira.


Com 265 leitos, dos quais 30 destinados para UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), Salvador e Região Metropolitana ganhará um novo hospital até o final do próximo ano.
O anúncio, que foi feito pelo governador Rui Costa, através das redes sociais e publicado no Diário Oficial da Bahia na última sexta-feira, informa que o novo hospital vai ser construído na Via Parafuso, no município de Lauro de Feitas.
Atualmente Salvador e Região Metropolitana têm três grandes hospitais gerais – o Roberto Santos, Geral do Estado (HGE) e o do Subúrbio, totalizando aproximadamente mil leitos, que agora, com o Hospital Metropolitano, serão acrescidos de mais 265 leitos.
Segundo o anúncio feito pelo governador Rui Costa, vão ser investidos na obra R$ 150 milhões, e o novo hospital será referência para casos de urgência e emergência, trauma, acidente vascular cerebral (AVC) e contará com 265 leitos, sendo 30 Unidades de Tratamento Intensivo  (UTI).
Segundo os dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), em Salvador são 5.946 leitos hospitalares mantidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dos quais 762 são complementares (UTIS e unidades intermediárias).
Em todo o Estado, ainda segundo a Sesab, com base no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, são 24.648 leitos hospitalares mantidos pelo SUS, dentre os quais 1.600 são destinados para UTI.
Atualmente em Salvador e Lauro de Freitas existem 14 hospitais administrados pela Sesab e quatro maternidades.  Dentre eles, os maiores são o Geral do estado, Roberto Santos, Subúrbio, Ernesto Simões, Ana Nery e \Manoel Vitórino, além das maternidades José Maria de Magalhães, Tsyla Balbino, Climério de Oliveira e Albert Sabin.
Conforme  a Sesab, o Hospital Metropolitano deverá ser inaugurado num prazo de 18 meses a contar da data de assinatura para o início das obras, o que projeta a sua conclusão para o final do próximo ano ou início de 2019. 
Diferencial.
No anúncio que fez nas redes sociais, o governador Rui costa destacou que o Hospital Metropolitano vai ter um diferencial que é a Unidade de Atenção ao Acidente Vascular Cerebral (UAVC), que  vai atender a pacientes acometidos pelo Acidente Vascular Cerebral (isquêmico, hemorrágico ou ataque isquêmico transitório), na fase aguda, ofertando tratamento trombolítico venoso, reabilitação precoce e investigação etiológica completa. “É um hospital  grande, que vai atender a diversas especialidades e melhorar o atendimento à população”, disse. 

De acordo com outra divulgada pelo Governo do estado, o Hospital Metropolitano será a unidade será referência para os municípios de Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões FIlho e Vera Cruz.
Na avaliação do secretário estadual da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, o hospital também ofertará serviços de alta complexidade em neurocirurgia. “Teremos equipes, instalações físicas e equipamentos adequados para o diagnóstico de doenças neurológicas e o tratamento neurocirúrgico, além da oferta de leitos de internação, reabilitação e acompanhamento ambulatorial pré e pós a alta hospitalar”, afirmou.

O hospital contará com oito salas de cirurgia e enfermarias nas especialidades de clínica geral, clínica cardiológica, clínica neurológica, cirurgia geral, cirurgia urológica, vascular, gastro e neurológica. Terá ainda setor de imagem e diagnóstico para realização de exames como tomografia, ressonância magnética, ecocargiograma e ultrassom. Um heliponto também será construído para uso nos casos mais urgentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário