terça-feira, 20 de junho de 2017

CRIANÇAS SUPERAM INTELIGÊNCIA DE PRIMATAS AOS QUATRO ANOS, APONTA ESTUDO...

FONTE: Redação/RedeTV! (http://www.redetv.uol.com.br).


Pesquisadores da escola de psicologia da Universidade de Queensland, na Austrália, revelaram que crianças e chimpanzés apresentam níveis de inteligência semelhantes até os quatro anos.
De acordo com especialistas, o ser humano se diferencia de outros primatas na capacidade de prever e se preparar para situações que ainda não aconteceram. Tal marca é somente desenvolvida pelo cérebro aproximadamente aos quatro anos de idade.

Para testar a teoria, pesquisadores realizaram experimentos com crianças e chimpanzés. Nele, era jogado um objeto por um túnel com duas saídas com o objetivo de pegar o prêmio - uma uva para o primata e uma bola para a criança. Isso tudo antes que ela atingisse o chão.
Segundo explicou Thomas Suddendorf (líder das pesquisas), a melhor tática seria posicionar as mãos nas duas saídas, mas somente os participantes acima de quatro anos puderam prever as múltiplas possibilidades e cobriram ambos os buracos.

 "Nós estávamos tentando descobrir um jeito no qual crianças pequenas ou outros animais pudessem demonstrar que compreendam o futuro como incerto, e que se preparam para um ou múltiplos eventos. Os com dois anos de idade pareciam não estar preparados para os dois resultados [do teste]. Descobrimos que com 4 anos todos cobririam ambas as saídas na primeira tentativa", contou.
Suddendorf explicou que os resultados sugerem que seres humanos não nascem com a habilidade de previsão, mas que ela se desenvolve junto com o cérebro. Para o professor, tal capacidade também é vista em alguns animais, mas sem o que denomina "incerteza ambiental". Somente a partir dela as espécies são capazes de "criar versões mutualmente exclusivas do futuro e se preparar adequadamente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário