quinta-feira, 15 de junho de 2017

É MELHOR TER AMIGOS QUE FAMÍLIA PARA UMA VELHICE SAUDÁVEL, SUGERE ESTUDO...

FONTE: Do UOL, em São Paulo (http://noticias.uol.com.br).


Sabe aquele ditado que diz que "amigo a gente escolhe, mas parente, não"? Estudo recente, publicado na revista científica Personal Relationships, mostra a pertinência deste provérbio ao demonstrar que as amizades tendem, ao longo dos anos --e sobretudo na velhice--, a ser mais importante para o bem-estar de uma pessoa do que suas relações familiares.

De acordo com o psicólogo Willian Chopik, as amizades sólidas e confiáveis são mais determinante para a boa saúde e a felicidade de um indivíduo idoso do que sua relação com parentes.

Desenvolvido por estudantes da Universidade Estadual de Michigan, dos Estados Unidos, o estudo baseou-se em duas pesquisas, que envolveram 278.534 pessoas.

"As amizades tornam-se ainda mais importantes à medida que envelhecemos", diz Chopik. "Manter alguns verdadeiros amigos por perto pode fazer uma enorme diferença para a saúde e o bem-estar. É inteligente, portanto, investir nas amizades que o fazem mais feliz".

Uma velhice com bons amigos fará bem.

Na primeira pesquisa, foram analisadas informações de pesquisas sobre tipos de relacionamento, bem como autoavaliações de felicidade de 271.053 pessoas, de quase cem países.

Constatou-se, então, que tanto os relacionamentos com familiares quanto com aqueles estabelecidos com amigos estavam ligados a uma boa saúde e à felicidade. Em relação aos idosos, porém, apenas as relações de amizade foram um forte fator que influenciava na boa saúde e na sensação de felicidade.

Outra análise foi feita a partir de dados de uma pesquisa, realizada com 7.481 idosos norte-americanos, que estabeleceu ligações entre relacionamentos sociais tensos ou de apoio com o desenvolvimento de doenças crônicas.

Foi constatado que, quando os amigos eram fonte de tensão, os participantes relataram mais doenças crônicas, ao passo que quando os amigos tinham uma relação de apoio e confiança, o que era relatado era um aumento de felicidade.

Quem tem amigo tem tudo.

Para Chopik, isso ocorre porque, ao longo dos anos, mantemos as amizades realmente sólidas, que nos fazem, de fato, nos sentirmos bem, descartando as "falsas amizades".

O psicólogo afirma, ainda, que as relações familiares são agradáveis, mas eventualmente podem envolver interações sérias, negativas e monótonas.


Ele diz, também, que os amigos podem ser uma fonte de apoio para pessoas que não têm cônjuges ou para aqueles que não se voltam para a família nos momentos de dificuldade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário